TEMOS TUDO E NÃO TEMOS NADA

🌼Hoje em dia temos dois ou três televisores mas no meu tempo de infância tínhamos um e viva o velho porque uma grande percentagem de famílias nem um tinha e por isso tinha de se deslocar a casa dos vizinhos ou a um café.

🌀Rádios toda a gente tinha e era lá que se ouviam programas inesquecíveis como a radionovela "Simplesmente Maria", os discos pedidos ou as grandes noites europeias com os relatos de futebol.
Além das poucas televisões que existiam ninguém tinha máquinas de café, (quanto muito aquecia-se numa cafeteira) íamos beber a "bica" ao café e assim se convivia um pouco ao redor de uma mesa com os amigos a ver televisão ou a jogar ao 21 para ver quem pagava os cafés. Todos os cafés nessa altura tinham pelo menos dois jornais, um nacional, o mais lido era o Século, e um desportivo, quase sempre a Bola.

🌀As redes sociais da altura eram mesmo os cafés ou as tabernas numa cidade operária como a Covilhã pouco mais havia a não ser ir ao Teatro Cine ver o Trinitá o cowboy insolente , ou o último tango em Paris, e olhem que nesse tempo com uma nota de 20§00 (hoje 10 cêntimos) éramos ricos.

🌀Em noites de tempestade ou neve ficava-se em casa a fazer companhia à família em redor de uma braseira a carvão que se ia mexendo a nosso gosto e tinha um estrado para aquecermos os pés, em dias de muita chuva ainda tinha uma cobertura para secar a roupa.

🌀Sem internet conversava-se em redor do lume e cama cedo que o levantar também era cedo.
 
   Na verdade hoje temos tudo e não temos nada.
   Amanhã voltarei,
Para todos os amigo/as do meu pequeno mundo uma boa noite de descanso🍀












AS BROINHAS DA DONA HENRIQUETA

🌼Há dias lembrei-me de uma Senhora que fazia as famosas broinhas de requeijão e que eu gostava tanto quando era criança e no seguimento de uma publicação do amigo Joao Silva João no grupo I
💓Covilhã questionei os membros do grupo se sabiam mais alguma coisa da dita senhora e fez-se luz!...

🌀Recordo que a minha mãe as ia buscar na rua dos Combatentes da Grande Guerra e eu chamava-lhes um figo e a Senhora era a Dona Henriqueta , ai que saudades...

🌀Conversa puxa conversa e apareceu o nome de outra Senhora por sinal vizinha da Dona Henriqueta de seu nome Ti Mariana Borrista , dizem que essas duas senhoras tinham mãos de fada, coziam os bolos no mesmo forno de lenha do Senhor Francisco e começavam a cozer os bolos de madrugada pelas 02H00AM para assim que a Praça abrisse já elas estarem à porta para vender os bolos.

🌀O amigo Fernando Correia, meu amigo de infância assim como o irmão Jorge, disse que as senhoras coziam os bolos no forno do Marroca e que vinha um senhor de Orjais a pé entregar o requeijão , reparem bem de Orjais a pé até à Covilhã.

🌀Houve até quem propusesse e com razão que as broinhas da Dona Henriqueta deviam ser perpetuadas como as "Broinhas da cidade da Covilhã".

Tenham todo/as uma boa noite e descansem bem🍀



GABRIELA E SEU NACIB

🌼Por vezes comento com a minha "Maria" de que servem tantos canais se vemos quase sempre o mesmo?
Há alguns anos atrás só tínhamos 2 canais portugueses (RTP) e outros ainda tinham o extra de apanharem dois canais espanhóis. Os televisores (todos a preto e branco) quando se ligavam tínhamos de esperar que aquecessem as velas e com um pouco de sorte lá aparecia a imagem.

Esta malta nova não sabe o que era adrenalina quando tínhamos de subir ao telhado mexer na antena e com algum alivio ouvíamos um grito vindo de baixo "NÃO MEXAS MAIS, ESTÁ BOM", outras vezes batíamos de lado e ficava logo boa, o pior mesmo é quando aparecia a mensagem "Pedimos desculpa por esta interrupção, o programa segue dentro de momentos" e esses momentos eram horas infindáveis.

Uma coisa boa era que os Telejornais eram pouco mais de meia hora e conseguiam dar as noticias nacionais e internacionais e ainda mais o tempo pelo meteorologista Anthímio de Azevedo.

Mas o que mais lhes queria falar hoje era da primeira novela Brasileira que deu em Portugal e como se devem lembrar foi Gabriela Cravo e Canela que se estreou no distante dia 16 de Maio de 1977. No principio quase ninguém entendia as personagens pois não estávamos habituados ao sotaque brasileiro mas depois lá nos fomos habituando e já ninguém desviava os olhares do televisor.
Nessa altura muita gente ainda não tinha televisão, na hora da novela ou se ia para casa dos vizinhos ou para os cafés mais próximos. A novela escrita por Jorge Amado contava com um elenco de luxo entre os quais Sónia Braga e Armando Bógus nos papeis de Gabriela e seu Nacib.
Gostava muito de uma canção da novela que era assim (vejam lá se lembram)... "O meu coração ateu quase acreditou
Na tua mão que não passou de um leve adeus
Breve pássaro pousado em minha mão
Bateu asas e voou"... o resto da letra procurem na internet😊
A novela teve tanto sucesso que no último episódio conseguiu parar a Assembleia da Republica.
De referir que a novela dava no horário nobre em episódios com pouco mais de meia hora ao contrário de hoje que são logo três de seguida em horários em que as pessoas que trabalham não conseguem acompanhar.
E já chega por hoje, espero que tenham gostado deste pedacinho😉

Bom dia para todos nós🍀









ENVIO BEIJINHOS

🌼A  partir de hoje e durante a semana vou substituir os bons dias pelas boas noites e isto porquê? porque de manhã tenho pouco tempo para publicações e não gosto de fazer as coisas a correr, acordo cedo ainda um pouco antes das 06:00AM e às 07:00AM estou no "27" que me leva atá à linda cidade da Covilhã para trabalhar.

  Depois desta explicação que vocês amigo/as e seguidores fiéis merecem chegou a hora de mandar abraços e beijinhos mas…por falar em beijinhos lembro aqueles biscoitos em forma de beijinhos que se compravam na mercearia do Sr. Raúl Paiva e eram vendidos a granel.
A mercearia que hoje é uma loja Mini Grula e em que a proprietária era a funcionária da altura (Dona Fernanda) situa-se na Rua Comendador Campos Melo na cidade da Covilhã e é das mais antigas da cidade.
Por baixo deixo ilustração dos beijinhos, de uma mercearia antiga e da loja da Dona Fernanda.

Bom dia para todos nós🍀









ROTINA MATINAL

🌼Mais um dia mais uma voltinha ao sol.
A temperatura começa a descer e eu preparo-me para as lides diárias é assim a rotina matinal.

Bom dia para todos nós🍀



SOL DE OUTONO

🌼Sol de Outono
Depois de dias de chuva um dia lindo de sol, é o exemplo que tenho dado para as nossas vidas, dias maus todos temos até que um dia acordamos e tudo melhora.

   A foto é da capela do Calvário ou capela de Santa Cruz na cidade da Covilhã.

🍂Esta capela gótica foi edificada no séc. XV pelo Infante D. Henrique, o Navegador, Senhor da Covilhã. No séc. XVI, D. Luís, filho do rei D. Manuel I e também Senhor da Covilhã, mandou fazer algumas obras de restauro, enriquecendo o espólio da capela com uma custódia de prata encerrando uma relíquia do Santo Lenho. Presentemente a relíquia encontra-se na Igreja Matriz de Santa Maria.
No exterior, é interessante a sua estrutura com nártex, um alpendre que prolonga a entrada no templo. No interior, merece a pena observar o teto de caixotões de madeira com representações dos instrumentos da Paixão de Cristo, e na capela-mor, a escultura de Cristo Crucificado e o trabalho de talha dourada.
Pena que se encontre quase sempre encerrada ao público.

Bom domingo para todos nós🍀



DIA DE TODOS OS SANTOS

🌼Dia de Todos os Santos

🍂Lá fora a chuva cai, sempre gostei de ficar mais um pouco na cama e ouvir lá fora a chuva cair, já vos contei quando era miúdo lia sempre umas histórias do Tio Patinhas antes de me levantar.

🍂Ao contrário do dia que tirei a foto que ilustra esta publicação hoje não está tempo para sair, verdade se diga que nunca gostei de visitar o cemitério, acompanho os meus ente queridos à ultima morada mas depois raramente os visito.

🍂Não preciso deste dia para recordar todos os que partiram antes de mim mas neste em especial eu lembro mais dos que fizeram parte da minha vida, familiares colegas e amigos que jamais esqueci e esquecerei.
Deus por vezes "rouba-nos" uma parte da nossa vida mas já entendi que precisa deles para alguma missão, ou sei lá, para nos colocar numa prova de fé e privação. A vida por vezes parece tão injusta aos nossos olhos mas continuamos a odiar-nos tanto nesta dimensão terrestre e só na morte é que damos o valor.

🍂 Sejamos melhor aqui enquanto vivemos neste mundo para que depois quando acendermos velas e entregarmos flores não seja de consciência pesada. Acarinhemos hoje e agora aqueles que já fizeram bastante por nós.

Bom dia de Todos os Santos para todos nós🍀

 


Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...