É DEZEMBRO!

🌼É Dezembro!
   O mês da Solidariedade, do Amor, da União e da concórdia entre os Povos.
Gosto muito de memórias, de escrever memórias mas não vou dizer que no me tempo é que era bom, todos os tempos são bons tempos e outros tempos hão de vir.

  Fui feliz na juventude que tive mas os jovens de agora também são felizes à maneira deles, o mundo desenvolveu muito rapidamente e o progresso traz o melhor e o pior.
É na juventude que está a esperança para a paz, temos bons jovens médicos, engenheiros, desportistas e até cientistas que nos fazem acreditar num mundo melhor.

  Temos de ser mais justos com nossos filhos e netos, afinal fomos nós que os educamos e (muito importante), temos de ser mais Humanistas e solidários para os que estão e para os que vêm em busca de uma vida melhor e não olhar a raças , etnias ou credos.

  Neste mês não podemos só criticar nem passar a vida a reclamar, neste mês cada um de nós terá de dar o seu melhor porque cada um de nós pode ajudar a melhorar o mundo e assim se fará Natal.

Bom feriado para todos nós🍀



VALEMOS MAIS QUE AQUILO QUE NOS FAZEM CRER

🌼Esta vida terrena é uma caminhada, se a pudermos fazer bem não a vamos fazer mal.
Sabemos que as coisas por vezes não acontecem como nós queremos, existem adversidades, imprevistos ou simplesmente erros nossos porque errar é humano e ninguém nasce ensinado.

  Mas na caminhada aprendemos a discernir o bem do mal, por onde existem menos armadilhas e com quem queremos levar para nos acompanhar na jornada.
Se queremos ter uma mente sã e viver em paz é seguir a velha máxima que já diziam os nossos avós, junta-te aos bons e afasta-te dos maus.

  Desde que faço isso tenho recuperado a minha essência e auto estima porque de ervas daninhas está o mundo cheio. Agora quando não me interessa deixo para trás e sigo minha viagem.
Nas redes sociais é igual, tudo o que me faz mal bloqueio sem apelo nem agravo, simples assim.

  Pensem nisto; uma pessoa se quer andar minimamente bem não pode acompanhar com aqueles que só nos fazem sentir mal, que não nos acrescentam nada e ainda nos querem fazer sentir inferiorizados.
Valemos muito mais do que aquilo que por vezes nos querem fazer crer, mas para isso temos de fazer por nós, haja força para isso.

Feliz domingo para todos nós🍀



QUEM DÁ AOS POBRES EMPRESTA A DEUS

🌼Aproxima-se a quadra festiva do Natal em que se celebra o nascimento de Jesus mas muitos esqueceram-se que Jesus nasceu pobre numa manjedoura e pretendem fazer deste dia uma data luxuosa.

    Ano para ano se tem vindo a assistir a um consumismo desenfreado e já há quem use hotéis e resorts para a passagem da quadra, mudam-se os tempos mudam-se as vontades.
Peditórios são mais que muitos e são sempre os mais pobres a ajudar quem menos tem, mas meus amigo(a)s quem dá por amor dá anónimo e não por vaidade, vê-se por aí tantas organizações a pedir e nunca sabemos para onde vão as nossas dádivas, hoje temos de estar sempre com um pé atrás com tanta falsidade que se vê.

    Devemos ajudar , devemos ser solidários mas dar a alguém que precise e que conhecemos, entreguemos nós pessoalmente a dádiva, quem dá aos pobres empresta a Deus e depois para doar ninguém precisa de saber, é uma maneira de amar o nosso semelhante.
Todos sabemos que a arvore não faz a floresta mas hoje em dia cada vez parecem existir mais arvores a contaminar as florestas, basta vermos os telejornais e reparamos que instituições que pareciam intocáveis e mereciam o nosso respeito hoje envergonham todos os seus pares.

    Se conhecermos alguém a passar necessidades devemos ajudar dentro das nossas possibilidades e nunca esquecer que há uma espécie de amor que não passa de vaidade satisfeita.
 
Boa noite e bom fim de semana para todos nós🌙




TARDE DESPORTIVA

🌼Em 1979 com a idade de 16 anos fiz-me sócio do Sporting Clube da Covilhã e a partir dessa altura foi raro falhar um jogo caseiro. Nos domingos que não havia bola ficava em casa a ouvir a tarde desportiva na Antena 1.

⚽Nesse tempo os jogos realizavam-se quase todos ao domingo e às 15:00H, não havia transmissões na televisão e quando anunciavam um joguito na RTP (única estação a operar em Portugal) era uma festa das rijas.

⚽Enquanto a família ficava na sala a ver o "Passeio dos Alegres" um programa apresentado pelo Júlio Isidro eu isolava-me na cozinha com o boletim do TOTOBOLA para no fim conferir os resultados. Ligava o rádio um Grundig já dos bons para a época (parecido ao da foto) e sentava-me na mesa com o boletim e uma esferográfica que eu gostava imenso de apontar os golos.

⚽A cozinha ficava numas aguas furtadas que foram remodeladas quando os meus pais foram para lá morar, gostava de lá estar quando chovia pois ouvia-se o barulho da chuva cair nas telhas e eu pela vidraça da claraboia via a água deslizar pelas telhas abaixo. Além da mesa que já referi existia um móvel fórmico com duas gavetas e duas portas, um pequeno frigorifico, um fogão de quatro bocas, um armário e um lava loiças.

⚽Os relatos começavam, existiam repórteres em todos os campos da 1ª divisão e do que eu mais adorava era quando existiam golos em simultâneo, era cá uma gritaria, goloooooooooooooo... era mesmo assim a festa do golo e quando era do meu Sporting mais feliz ficava, lá está.
Quando era intervalo arranjava sempre qualquer coisa para comer, umas torradas ou se tivesse tulicreme era isso que devorava com pão.
No fim dos jogos tinha de esperar mais uma hora para ouvir os resultados da 2ª divisão zona centro onde jogava o Sporting Clube da Covilhã e por fim ainda davam todos os resultados da 3ª divisão.
Durante uns anitos era esta a minha rotina aos domingos ou ia ao futebol ou ficava em casa a ouvir os relatos mas podem crer que não era sacrifício nenhum pois era feliz assim, na altura eramos felizes com pouco, anos mais tarde começava a ir aos bailaricos das matinés dançantes do GIR Rodrigo, isso fica para uma outra publicação.
De noite para entreter ainda tinha o Domingo Desportivo onde via os resumos todos dos jogos da 1ª divisão. Quando acabava Xixi e cama que no dia seguinte era dia de escola…

Uma noite tranquila para todos vocês🌙



UM INCÊNDIO NO CORAÇÃO DA CIDADE

🌼Lisboa teve o grande incêndio do Chiado mas uns anos antes a Covilhã teve o grande incêndio no coração da cidade mais precisamente em Dezembro de 1976.

🍂Hoje a cidade da Covilhã tem quatro artérias principais no centro da cidade, Rua Comendador Campos Melo, Rua Rui Faleiro, Rua António Augusto de Aguiar e Rua Visconde da Coriscada, estas as ruas mais comerciais do centro da cidade, mas nos anos 60' e 70' existia outra rua comercial bem movimentada de seu nome rua Capitão Alves Roçadas.
A rua começava no centro da cidade e ia até São Silvestre sempre com comércio de um lado e do outro da rua e era bem frequentada pelos Covilhanenses, agora é uma rua quase ocupada na totalidade pelos CTT, café Centro Cívico Bar, uns escritórios e pouco mais.
Recordo-me desta rua pois era a minha passagem para o largo de São Silvestre onde ia ter com os meus amigos da altura, e entre a rua Comendador Campos Melo e a Capitão Alves Roçadas estava o policia sinaleiro, lembram-se?
Também referir que foi no café Central que vi a primeira máquina de Flippers, e esta hein?

🍂Fiz uma pesquisa de alguns comércios dessa rua e vou descreve-los aqui, para muitos será reviver memórias o que só faz bem.

-Neve Hotel
-Café Central
-Solar
-Casa das Peles, Choça
-Alfaiataria Manuel Lourenço
-Alfaiataria Correia
-Mercearia Romaninho
-Mercearia Cerdeira
-Mercearia Cunha
-Mercearia Campos
-Mercearia de José Dias Alves Belmiro
-José Carvalho Dias , escritório de lãs
-Barbearia mestre Abílio
-Barbearia Chico Matos
-H Vaultier, material para indústria
-Taberna 1º de Janeiro
-Taberna Maia
-Foto Cine
-José Nunes Correia e Filhos (Escritórios)
-Armazéns Manuel Monteiro
-Farmácia/Drogaria Pedroso
-Farmácia Soares
-Nave (dentista)
-A Havaneza
-Loja do Espanhol
-Dr. Patrício (dentista)
-Borista, Senhora que fazia os pasteis de molho nas traseiras da rua.
-Casa das Louças
-Belmiro Fonseca, vendedor de máquinas de escrever
-Sr. Coelho, marceneiro
-Salão Azul, Cabeleireiro
-CUF (escritórios)
-Ourivesaria Pacheco
-Sindicato dos empregados de escritório e caixeiros.

🍂Como podem verificar este era o "nosso Chiado" e na altura do incêndio estavam ainda a Columbófila, Sport Covilhã e Benfica, Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã, além de alguns partidos políticos
Esta rua trás muitas recordações e saudades a muita gente mas continuará sempre na lembrança de quem nela um dia viveu ou passeou...

Boa noite para todos e melhor descanso 🌙



VISITA A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

🌼Está de chuva e já no quentinho relato mais uma história verídica dos anos 70 ainda antes da revolução dos cravos.

🍂Na cidade da Covilhã pouca gente tinha viatura própria e por conseguinte andava quase tudo a pé, já vos contei como os operários chegavam a andar quilómetros para chegarem às fábricas e vice-versa.

🍂No Verão um dos passeios preferidos lá de casa era visitar de vez em quando o monumento de Nossa Senhora da Conceição em Santo António. Enquanto meu pai assegurava o café Danúbio, minha avó, minha mãe e eu partíamos de casa na rua Comendador Campos Melo numa bela noite de Verão com o céu bem estrelado, rumo à rainha Santa.

🍂No largo 5 de Outubro fazíamos uma pausa para ir comprar três gelados da OLÁ no café Polo-Norte para digerirmos pelo caminho pois a noite estava quente. Não sei se vocês se lembram mas nessa altura os gelados traziam um boneco de brinde e eu fazia coleção desses bonecos, uma delas era a coleção do "Carrossel Mágico" do Franjinhas e Ca. Depois deste aparte vamos continuar o percurso, enquanto saboreava o fresquinho gelado, seguimos pela rua Visconde da Coriscada onde parei a ver a montra do Santos Luís com as suas novidades como gira-discos e discos recentes, e ao fundo a Papelaria Neves com o seu material escolar, agendas e todos os valores selados, entramos então na rua Marquês D'Ávila e Bolama (eu com os meus 10 anitos pensava em como essa rua era enorme e não mais tinha fim), até que passamos o arco do quartel que nessa altura era dos Serviços Municipalizados e foi também nesse momento que acabei de comer o gelado e fiquei apenas com o brinde que era uma serpente da coleção animais.

🍂Por fim na ponte do rato onde se destacava a casa dos pneus e uma taberna que já não sei a quem pertencia, uma curva e já estávamos na estrada de Santo António muito perto de Nossa Senhora.
Finalmente chegamos ao portão onde em baixo víamos radiante Nossa Senhora que parecia abraçar a cidade e a serra, do lado direito ficava a casa do guarda muito bem arranjadinha pelo menos no seu exterior, começamos a descer os degraus sempre com devoção, mas eu há muito tempo que tinha ficado um pouco para trás e enquanto minha avó e mãe faziam as suas orações eu mirava das grades a cidade da Covilhã , a serra da estrela e toda a Cova da beira, uma vista maravilhosa e então com o céu estrelado nem consigo descrever a maravilha que era ver todos os pontinhos de luz da minha cidade no horizonte a misturar-se com as estrelas, local perfeito para orar e contemplar bem assim como Nossa Senhora parece abraçar toda a cidade e protege-la das maiores adversidades.

🍂No final despedi-me e regressamos a casa pelo mesmo caminho, não sei nem lembro se achei a distância de volta mais difícil ou não, mas que vinha mais feliz isso não tenho dúvidas, e Nossa Senhora lá continua hoje como sempre a abraçar e proteger a nossa cidade.

Tenham todos uma boa noite e melhor descanso🌙



FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

🌼Todos temos as nossas fraquezas, os nossos pecados, as nossas desavenças e por isso é que nunca somos perfeitos.

🍂Quem diz que nunca errou, nunca discutiu, nunca teve uma falha, mente! mas aí é que está onde quero chegar…
    A gente aprende a errar, ninguém nasce ensinado, aprendemos a errar e a sofrer mas também aprendemos a ser melhor para nós e para os outros não é verdade?
   Que bom quando vamos para fora, não conhecemos nada nem ninguém e encontramos alguém que nos ajuda. Que bom quando temos uma avaria na estrada e alguém para e se prontifica para ajudar. Que bom quando estamos sós e alguém liga a perguntar se está tudo bem.
   Isso sim, é ser solidário, é mostrar os ensinamentos da catequese, ainda se recordam? "Fazer o bem" "faz aos outros o mesmo que gostavas que te fizessem a ti" , é assim que se ensina na catequese.
   Eu pecador de gema tento sempre fazer o melhor que sei e quando vejo alguém tento ajudar, seja português, marroquino, brasileiro ou do Bangladesh…

Feliz domingo para todos nós🍀



UM FRIO DE RACHAR

 🌼Olá seguidores, espero que se encontrem bem animicamente e de saúde. 

Faz tempo que escrevo os textos em simultâneo com a rede social Facebook mas hoje é em exclusivo para os seguidores do Blogue. 

Estamos em Novembro e já faz um frio de rachar, hoje estou a pensar se vou ao futebol ou fico em casa. O Sporting da Covilhã joga no Santos Pinto com o Lusitano de Évora para a taça de Portugal. 

Estou numa fase boa tanto a nível profissional como familiar mas com muita margem ainda para melhorar, seguir aquela máxima de tentar sempre nos suplantar para melhorarmos as relações com os outros. É em nós que muitas vezes está a chave para abrir portas, para sermos solução onde existirem problemas.

A Ana felizmente está melhor de saúde, sofre do Sintoma de intestino irritável, doença que apesar de não ser grave causa complicações diárias como o caso da diarreia e algumas dores abdominais. O Fábio está a treinar os infantis da Associação Desportiva da Estação e faz um part time no MacDonalds Covilhã ao mesmo tempo que termina o curso de Desporto na Universidade da Beira Interior. 

E por hoje é tudo, vou dando noticias, não esquecendo que para o mês que vem faço o meu balanço do ano de 2025 e quem diria que já é quase Natal…

Um abraço  

McDonalds Covilhã


A MALTA DE SÃO XICO

🌼Durante anos a minha segunda casa foi o jardim público da Covilhã e a minha segunda família os meus amigos de São Francisco.
Fizesse sol, chuva ou neve tínhamos de lá ir marcar o ponto.

🍂Nos anos 70' e 80' o jardim era belo mas belo de verdade, tinha uns canteiros muito bem cuidados no qual destaco um em forma de calendário com o dia, mês e ano (foto da publicação), um lago com lindos peixes e repuxos de agua nas laterais, também ele muito florido e verdejante.
No lado da igreja de São Francisco tinha a famosa arvore da tília e no correr da Pensão Avenida eram os bancos dos namorados. As vistas do jardim eram (e ainda são) soberbas com relevo para a Serra da Estrela, Canhoso, Teixoso, Caria e muita paisagem da Cova da Beira. Em volta tinha uma pista de alcatrão onde os mais novos podiam correr, andar de triciclo ou bicicleta e os mais velhos caminhar. Toda a dimensão do jardim tinha uns belos arcos com referência para os do lago por serem maiores e tinha sempre um guarda que entre outras coisa evitava que se pisasse a bem tratada relva.
Alguns anos teve um parque infantil que mais parecia um parque de diversões que a Covilhã nunca mais havia de ter igual, também chegou a ter uma balança e fontanários para se beber agua.

🍂Feita a descrição do jardim eu e os meus amigos de infância e adolescência fazíamos muitas brincadeiras; jogar à bola (pobre do guarda que andava sempre atrás da bola 😃), às escondidas, às apanhadas, ao lencinho, aos castelos, à macaca, ao "aí vai lenha" e tantas outras brincadeiras que nunca tinham fim.
De realçar mais uma vez que sempre que a bola ia para a relva tínhamos de olhar para os dois lados como a atravessar uma rua para que os jardineiros não nos vissem porque senão estava o caldo entornado.

🍂Éramos tantos jovens na altura que por vezes quatro bancos de jardim não chegava para todos mas éramos muito amigos e muito unidos, normal haver zangas mas tudo ficava resolvido na hora.
Já aqui contei quando organizámos os jogos olímpicos de São Francisco mas numa próxima ocasião voltarei a publicar.
Além do guarda e dos jardineiros também o Senhor Padre por vezes tinhas de nos dar um sermão quando íamos jogar à bola para perto da Igreja e receava pelos vidros.

🍂Infelizmente alguns desses amigos já não se encontram entre nós, mas os que estamos por certo ninguém se esquecerá desses lindos e bons momentos da nossa infância, foram tempos que valeram ouro e de amizade pura.
Homenageio aqui todos eles pelas alegrias que tivemos, pela amizade, pelo companheirismo e pelos valores que hoje fazem de nós Homens e Mulheres responsáveis.
Saúde para a Malta de São Xico!

Boa noite e bom descanso para todos nós🍀



OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA COVILHÃ

🌼Anos 70 ainda antes da revolução dos cravos.

🚒A cidade da Covilhã era uma cidade operária de manhã cedo lá iam os operários em grupos para as fábricas outros vinham em sentido inverso, o café Danúbio (de quem meu saudoso pai era proprietário) abria portas pelas seis da matina. Meu pai além do café era motorista de carros de praça e quem permanecia mais tempo no café era a minha avó, a Dona Maria da Trave Grossa nome que lhe veio de uma taberna que teve em tempos.

🚒Naquele dia de Novembro levantei-me cedo e pela casa ainda circulava o fumo do tabaco Kart marca que meu pai fumava. Quando estava a preparar-me para ir tomar o pequeno almoço a sirene dos bombeiros tocava e era um toque intermitente , quando assim tocava ou era incêndio em casa ou acidente, também havia o toque longo, geralmente era mato ou algo não muito urgente.

🚒Quando ouvia a sirene saía a correr, subia as "escadas do Fael, Rua rui Faleiro, travessa do Postiguinho e lá estava eu frente ao quartel dos bombeiros a ver sair as viaturas, os adultos perguntavam aos Bombeiros onde era o fogo e eu ficava logo a saber para depois dar a informação aos clientes do "Danúbio".

🚒Lembro-me que o Jeep saía logo com o comandante e a seguir vinham as "bombas" uma a uma consoante a chegada dos bombeiros ao quartel. Só quando o último carro saía é que eu arredava pé , eu e muitos mirones que ali se aglomeravam 😃

🚒Ainda hoje cada vez que a sirene toca recordo esses momentos e com esses momentos termino hoje com uma merecida homenagem todos os nossos Bombeiros e em especial à nossa corporação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

(Fotografia antiga dos bravos bombeiros da Covilhã)

A todos uma boa noite e melhor descanso🌙



O MEU DIÁRIO

🌼Antes de escrever mensagens no computador tive um diário onde escrevia o que eu achava importante, era um desabafo para o papel, com alguns erros é certo mas com muita dedicação.
Escrevia sobre paixonetas, anotava os trocos que tinha para o mês da mesada que me davam, as arrelias do dia, enfim era uma espécie de rede social mas muito pessoal. Quando andava no ciclo preparatório ainda tive umas dedicatórias de alguns colegas de escola que escreviam nesse diário.

🍂Num Verão recente resolvi romper com um certo passado, algumas cartas e dedicatórias deitei fora, coisas que guardei religiosamente durante anos coloquei uma pedra. Fiquei com uns aerogramas que escrevia e recebia do tempo em que meu irmão esteve em Angola na guerra colonial, uns bilhetes de cinema do Cine Centro e Teatro Cine, os bilhetes de futebol do ano da subida do Sporting Clube da Covilhã à 1ª divisão. Das paixonetas da infância foi quase tudo embora mas do papel pois na memória ficou gravada.

🍂Tudo tem um tempo de validade, até as pedras um dia em pó se vão transformar, quando fecho um ciclo não estou a deitar fora o passado apenas a fazer as pazes com o passado, já não é possível voltar atrás mas é possível aceitar aquilo que um dia nos foi dado mas também aquilo que um dia nos foi retirado, tudo tem uma razão de ser.

🍂Por vezes tenho de apagar números de telemóvel, os amigos vão partindo e apesar da dor tenho de aceitar, é a lei da vida, todos temos o destino marcado.
Importante mesmo é fazer as pazes com o passado e puder viver o presente com a consciência desafogada e quem sabe um dia noutro sitio qualquer iremos por a a conversa em dia…

Boa noite para todos vós habitantes do meu pequeno mundo🍀





CAIXA DE RECLAMAÇÕES

🌼Eh pá mas passamos a vida a reclamar, eu incluído, se está calor é porque está calor, se está frio é porque está frio…

  Antes de haver tanta informação sobre o tempo chegávamos à porta de casa e era o tempo que estivesse que a gente fazia-se à vida sem saber se era vento forte, ciclone ou tornado.

  🌼Hoje reclamamos por termos tantos canais e ainda por cima dizemos que não dá nada de jeito, quando tínhamos só dois canais tínhamos de gramar a "pastilha" e ainda por cima tínhamos de nos levantar do conforto do sofá sempre que queríamos mudar do 1 para o 2.

  Reclamamos porque a máquina de lavar demora muito a fazer um certo programa, já nos esquecemos das nossas mães que tinham de lavar a roupa no tanque e ainda cantavam.

  Reclamamos porque o ar condicionado nos autocarros está avariado, já nos esquecemos das camionetes dos anos 80 que até os bancos eram de madeira, nem existiam passes sociais e os horários nem se comparavam com os de agora.

  Reclamamos das filas nas caixas dos Hipermercados mas já nos esquecemos como era esperar que o Sr. Comerciante do nosso Bairro atendesse os clientes fazendo as contas num papel e pesando as mercearias na balança.

  Reclamamos das filas do trânsito mas já esquecemos dos tempos que ter carro era um luxo e tinha-se de andar quilómetros a pé para ir trabalhar.

  Enfim!,,, reclamamos por tudo e por nada e muitas vezes sem sermos solução ainda agravamos o problema e depois quem é que paga? o nosso pobre coração.

 Boa noite para todos e melhor descanso (sem stress) 🌙



SALVEMOS OS NOSSOS VELHOS

   🌼O tempo, esse tempo que ninguém manda por vezes faz estragos, na sua fúria incontrolável dá muitos prejuízos às pessoas e tira a vida sobretudo a idosos.

🍂Portugal tem uma população envelhecida e muitos dos nossos idosos vivem sozinhos em condições degradantes, filhos e netos ou porque estão longe ou simplesmente não querem saber deixam ao abandono aqueles por quem um dia lhes deram tanto.

🍂E o Estado que lhes dá uma pensão de miséria ao fim de tantos anos de trabalho deixa-os assim à sua sorte de um destino triste que a vida lhes presentou.

🍂O nosso país não pode ser madrasta para os seus velhos, existe uma grande parte deles que vivem isolados e em situações precárias, os filhos e netos lembrem-se que se têm alguma coisa na vida foi com os sacrifícios deles, telefonem se estão longe, visitem-nos se estiverem perto.

Os nossos velhos não merecem morrer assim!

Bom domingo para todos nós🍀



A VIDA DÁ MUITAS VOLTAS

🌼A vida dá muitas voltas.

🍂Hoje estás por cima, amanhã estás por baixo, hoje estás mal, amanhã estás bem mas existem coisas que podes manter sempre que é a coragem, a determinação, a fé e a força que vem de dentro.

🍂Por vezes a simples mudança de um hábito pode mudar toda a nossa vida e nada de pensar que não vale a pena ou que já é tarde pois nunca é tarde para viver com alguma qualidade.
O primeiro passo é sempre o mais importante depois começas a andar e vais sempre em frente pois para frente é que é o caminho.

🍂Se não te protegeres e não pensares em ti ninguém o fará, todos temos direito a um pouco de conforto, é a idade que te impede? ah! não penses nisso pois a idade está na nossa cabeça e a saúde? bem a saúde temos de tratar dela e principalmente manter a mente sã e afastarmo-nos de tudo aquilo que não nos acrescenta pois seja qual for a idade tens sempre muito para viver.

Bom dia para todos nós🍀



SAUDADE, SILÊNCIO E SOMBRA

🌼Hoje neste Blogue canta-se o fado.

Fado é genuíno, é alma portuguesa é muito nosso.
Fado vem de dentro para fora, sente-se é o coração a falar.
Em dias de nostalgia nos transporta por memórias e lembranças. Fado é sorte desde o berço até à morte, fado é destino que Deus nos dá.

Hoje lembrei-me de um fado que quero partilhar com vocês pois é dos fados que eu gosto mais e me transporta numa viagem pela minha vivência enquanto ser. Publiquei o vídeo mas quero que ao lerem se lembrem e o comecem a cantar, mesmo que cantem mal façam-no pois ninguém está a ouvir 😊

O fado que vou colocar em baixo é interpretado por Teresa Tarouca e o compositor é Pedro Rodrigues.
Com ele vos desejo uma boa noite e bons sonhos e não esqueçam de o cantar 😉



SAUDADE, SILÊNCIO E SOMBRA

A saudade meu amor
É o martírio maior
Da minha vida em pedaços
Desde a tarde desse dia
Em que ao longe se perdia
Pra sempre o som dos teus passos
Desde a tarde desse dia
Em que ao longe se perdia
Pra sempre o som dos teus passos

Saudades fazem lembrar
Silêncios do teu olhar
Segredos da tua voz
E essa antiga melodia
Que o vento na ramaria
Murmurava só pra nós
E essa antiga melodia
Que o vento na ramaria
Murmurava só pra nós

Lembras-te daquela vez
Quando eu cantava a teus pés
Trovas que não tinham fim
Quando o luar prateava
E quando a noite orvalhava
As rosas desse jardim
Quando o luar prateava
E quando a noite orvalhava
As rosas desse jardim

Jardim distante e deserto
Sinto tão longe e tão perto
O passado que te ensombra
Devaneio, irrealidade
Silêncio, sombra, saudade
Saudade, silêncio e sombra
Devaneio, irrealidade
Silêncio, sombra, saudade
Saudade, silêncio e sombra






DIA DE TEMPORAL

🌼Dia de temporal como há muito não se via mas hoje em dia vai tudo de carrinho ou autocarro para os trabalhos ou para a escola e minimiza em muito os efeitos da intempérie no corpinho.

🍂Recordo quando andava na escola primária e chovia muito, ia sempre bem agasalhado e fazia o caminho a pé apesar da distância não ser muita, mas tinha colegas que vinham de longe, andavam dois e três Km a pé , chegavam ensopadinhos à sala de aulas e muitas vezes já tinham ajudado os pais nos trabalhos agrícolas.
Pelo caminho para a escola tínhamos a brincadeira de pisar as poças de agua e assim é fácil de adivinhar como chegávamos com os pés molhadinhos e gelados.

🍂Já na sala de aulas e sem os casacos que ficavam a enxugar num canto aprendíamos Geografia como os rios, serras e linhas férreas de Portugal e ainda tínhamos de saber a tabuada na ponta da língua e a caligrafia tinha de ser tão perfeitinha que até usávamos um caderno de 2 linhas.

🍂Chovesse ou nevasse o caminho era sempre o mesmo mas em grupo era diversão pela certa, óbvio que muitas vezes ficávamos doentes mas nada que um Vick Vaporub ou um óleo de fígado de bacalhau não resolvesse.
Importante mesmo é que eramos felizes com sol , neve ou chuva e nada nos demovia de brincar na rua pois o amanhã não existia.

Sejam felizes e uma boa noite para todos nós 🌙



OBRIGADO PAI, OBRIGADO MÃE!

🌼Que bom chegar a casa e puder ficar livre da "Cláudia"😂
 antes só havia bom e mau tempo mas agora é tudo muito mais pomposo com nomes.
Hoje vou falar-lhes de expressões que os meus pais tinham e por certo os vossos também e que fez de nós os Homens e Mulheres que somos hoje.

🍁Quando saíamos de casa com um temporal minha mãe dizia:
"Agasalha-te que lá fora está mau tempo".
Quando pedia se podia ficar até mais tarde a resposta era sempre "Quero-te cá às 11 horas senão já não sais mais".
     Ao fim da tarde e nas brincadeiras da rua ouvia o grito vindo da janela " o jantar está pronto vem depressa para casa".
     Com a escola a frase era "já fizeste os deveres? enquanto não os fizeres não vais brincar".
     Se "apanhava" do professor na escola:-"Vai depressa para o quarto senão ainda apanhas mais"
     Quando dizia que ia jogar à bola: "Aparece cá com as calças rotas que eu te digo" e o pai "no meu tempo jogava descalço".
     Minha mãe tinha muito o hábito de dizer " não aceites nada de desconhecidos", "não dês conversa a estranhos".
     Quando me mandava aos recados " vai sempre pelo passeio e não te demores, não esqueças do troco".
     De noite "desliga a TV e vai para a cama que amanhã tens de te levantar cedo para a escola"
     Meu pai não precisava falar muito bastava o olhar para eu entender.

   E foi assim obediente que aprendi a ter respeito pelos mais velhos e a ter regras para a vida. Onde estiverem Obrigado Pai, obrigado Mãe!

Boa noite para todos vós habitantes do meu pequeno mundo🌍



CAÇADOR DE MEMÓRIAS

🌼Sou um caçador de memórias.

📌As memórias fazem parte da nossa vida e eu gosto das minhas. Tenho orgulho nas minhas raízes e no meu passado, boas e más elas são um percurso de vida que não podemos fugir, sendo assim gosto de escreve-las e faço-o com prazer.

📌Muita gente confunde memórias com saudosismo do passado dando a entender que quem escreve memórias é apologista do regime do Estado Novo. No meu caso estão muito enganados porque sou um Democrata que prezo a liberdade mas também prezo as minhas origens e os meus antepassados, quem esconde o seu passado está a esconder uma parte importante da História.
Pessoalmente a minha infância e adolescência foi passada entre o Estado Novo e a Revolução dos Cravos e orgulho-me muito de partilhar momentos da minha vida que são os momentos da maioria dos meus amigo/as desta rede social.
Só umas mentes retrógradas e apenas com uma "doutrina" sectarista podem considerar memórias individuais com o que quer que seja.

📌Memórias ou recordações toda a gente tem , este texto que escrevo amanhã fará parte delas, pobre de quem já não tem memórias pois o seu estado de saúde é muito débil.
Enquanto a minha (memória) o permitir irei contar coisas do meu passado, da minha vida, da minha cidade porque um Povo só é Povo porque teve antepassados que souberam deixar as suas tradições e os seus costumes, embora com muita pena minha algumas se estejam a acabar.
Continuarei enquanto puder a ser um caçador de memórias.

Boa noite, bom descanso e até amanhã 🍀



HEIDI, MARCO E MUITOS OUTROS

🌼Como prometido na sexta feira hoje vou falar nas minhas séries de infância e de certeza de muitos de vocês.

🍀Quem não se lembra da Heidi a menina dos Alpes que vivia com seu avô e tinha como amigos o seu cachorro Joseph e o amigo pastor Pedro. Numa visita a Frankfurt conhece Carla e tornam-se amigas.
Em Portugal, estreou pela RTP1 de 22 de fevereiro de 1976 a 22 de maio de 1977.

🍀Marco, o menino que vivia com sua família em Génova mas a sua mãe teve que se ausentar para a Argentina para trabalhar e quando as cartas não chegam ele fica sem noticias da sua querida mamã e parte então pelo mundo na sua procura.

    Recordo ainda desde as mais antigas "Carrocel Mágico", "Corridas Malucas", Tom e Jerry, "Calimero" "Speedy Gonzales" e Pantera Cor de Rosa.

🍀Nas séries juvenis destaco duas que me ficaram na memória.

    "Verano Azul" que conta a história de um grupo de jovens numa praia espanhola "Nerja" e com a pintora Júlia e o velho marinheiro "Chanquette" partem para grandes aventuras. Nestes episódios dos anos 80 já se falava sobre clima, droga, sexualidade, divórcios e muitos temas da atualidade. Para recordar os nomes das personagens jovens; Pancho, Pirana, Javi, Tito, Desi, Quique e Bia. Em Portugal, estreou na RTP1 no dia 11 de Setembro de 1982.

   "Os Pequenos Vagabundos" e as suas aventuras em busca do tesouro perdido (tesouro dos Templários). Muitos ainda se devem recordar do Jean Loup e da bela Marion-de-Neiges. Em Portugal foi diversas vezes transmitida na década de 1970, principalmente nos anos de 1971 e 1972.
Outras séries que não se esquecem; "Holocausto", "Dallas", "Robin dos Bosques", "Bonanza", "Uma casa na Pradaria", "O Fugitivo", "Espaço 1999", "Fame" "Pipi das meias altas" e tantas outras que era impossível enumerar aqui.

🍀Podia estar toda a noite a escrever sobre elas mas penso que já ficaram com uma ideia e memórias de algumas que fizeram de nós mais felizes por um dia e que em muitas delas vertemos uma lagrimazinha do canto do olho.

 A todos vós, amigo(as do meu pequeno mundo uma boa noite e se Deus quiser, até amanhã 🌘










Conteúdo partilhado com: Os teus amigos



ULTRAPASSAR AS ARMADILHAS DA VIDA

🌼Quando algo estiver errado na tua caminhada para, reflete, interroga-te. Grande parte dos problemas não está nos outros mas sim em nós próprios, por vezes uma pequena mudança de rotina ou de hábitos faz toda a diferença.
Todos os trilhos têm armadilhas mas cabe a cada um ultrapassá-los com coragem e determinação.

Bom domingo para todos nós🍀



MINIMIZADOR DE PROBLEMAS

🌼À medida que vamos caminhando vamos adquirindo conhecimentos;
-não dar importância aquilo que nada nos acrescenta
-evitar conflitos desnecessários
-não dar ouvidos a tudo e a todos mas principalmente manter a boca fechada o mais tempo possível.

📎Mas existe uma coisa que ultimamente tenho colocado mais em prática e que pode fazer toda a diferença que é ser minimizador de conflitos ou seja em vez de agravar os problemas tentar ser a solução e em vez de reclamar por tudo ou por nada agir em beneficio pessoal ou social, acreditem que dá resultado.

📎À aquela verdadeira e máxima frase "Há mais quem nos queira mal do que quem nos queira bem" , aos que nos querem bem estamos descansados e aos que nos querem mal é dar uma bofetada de luva branca e demonstramos que eles não afetam a nossa vida e continuamos aí de cabeça erguida e bem dispostos com a vida. A inveja é uma coisa danada 😊

📎Na foto a sede do GER Campos Melo (rua José Caetano Júnior), fundada a 7 de março de 1941 e tem como foco a educação, o recreio e a cultura.

Bom dia para todos nós🍀



LITERATURA JUVENIL DOS ANOS 70 E 80 DO SÉCULO PASSADO

🌼Sexta feira, fim de semana, está de chuva o que equivale a dizer noite caseira.

🍂Nos meus tempos de adolescente e nestes dias de chuva gostava imenso de ler e dos livros juvenis que eu mais adorava eram as Aventuras dos Sete, também havia dos cinco mas eu preferia os dos sete, entusiasmava-me tanto que enquanto não chegasse ao fim do livro não descansava.
A autora das histórias é Enid Blyton e para quem se quer recordar das personagens aqui vai ; Pedro, Joaninha, Jaime, Bárbara, Jorge, Paulina e Carlos e claro o cão Toy.

🍂Já aqui referi numa ou outra publicação que na minha mesinha de cabeceira havia sempre um livrinho da Disney com as histórias engraçadas do Tio Patinhas, Pateta, Mickey, Metralha, Coronel Cintra, Madame min, Maga Patológica , Professor Pardal e tantos outros. Também li muito livros do FBI, Mundo de Aventuras, Condor, Major Alvega e tantos e tantos me passaram pelas mãos e pelos olhos😊

🍂Nos anos 70 uma revista que lia sempre era a "Crónica Feminina" que minha mãe comprava religiosamente todas as semanas. Lembro-me que na primeira página tinha uma rubrica que se intitulava o médico aconselha e na restante revista trazia uma fotonovela, assuntos de sociedade, espetáculo, moda, rádio e TV, correio sentimental e tinha uma rubrica que eu em criança gostava muito que era uma espécie de quadro de honra da criançada, "os meninos portaram-se bem, comeram a sopinha toda" e também trazia os aniversários de leitores que enviavam as datas dos anos para a revista. Apesar da Crónica Feminina ser editada no Estado Novo era quanto a mim muito à frente para a época pois já abordava temas que não eram muito favoráveis ao regime.

🍂Hoje falei um pouco sobre como era a minha literatura nos anos 70 e 80 na próxima semana falarei sobre a programação juvenil da RTP nessas décadas, não faltarão nomes como a Heidi, o Marco e Calimero.
Despeço-me por hoje, tenham uma Santa noite e até amanhã🍀










TEMOS TUDO E NÃO TEMOS NADA

🌼Hoje em dia temos dois ou três televisores mas no meu tempo de infância tínhamos um e viva o velho porque uma grande percentagem de famílias nem um tinha e por isso tinha de se deslocar a casa dos vizinhos ou a um café.

🌀Rádios toda a gente tinha e era lá que se ouviam programas inesquecíveis como a radionovela "Simplesmente Maria", os discos pedidos ou as grandes noites europeias com os relatos de futebol.
Além das poucas televisões que existiam ninguém tinha máquinas de café, (quanto muito aquecia-se numa cafeteira) íamos beber a "bica" ao café e assim se convivia um pouco ao redor de uma mesa com os amigos a ver televisão ou a jogar ao 21 para ver quem pagava os cafés. Todos os cafés nessa altura tinham pelo menos dois jornais, um nacional, o mais lido era o Século, e um desportivo, quase sempre a Bola.

🌀As redes sociais da altura eram mesmo os cafés ou as tabernas numa cidade operária como a Covilhã pouco mais havia a não ser ir ao Teatro Cine ver o Trinitá o cowboy insolente , ou o último tango em Paris, e olhem que nesse tempo com uma nota de 20§00 (hoje 10 cêntimos) éramos ricos.

🌀Em noites de tempestade ou neve ficava-se em casa a fazer companhia à família em redor de uma braseira a carvão que se ia mexendo a nosso gosto e tinha um estrado para aquecermos os pés, em dias de muita chuva ainda tinha uma cobertura para secar a roupa.

🌀Sem internet conversava-se em redor do lume e cama cedo que o levantar também era cedo.
 
   Na verdade hoje temos tudo e não temos nada.
   Amanhã voltarei,
Para todos os amigo/as do meu pequeno mundo uma boa noite de descanso🍀












AS BROINHAS DA DONA HENRIQUETA

🌼Há dias lembrei-me de uma Senhora que fazia as famosas broinhas de requeijão e que eu gostava tanto quando era criança e no seguimento de uma publicação do amigo Joao Silva João no grupo I
💓Covilhã questionei os membros do grupo se sabiam mais alguma coisa da dita senhora e fez-se luz!...

🌀Recordo que a minha mãe as ia buscar na rua dos Combatentes da Grande Guerra e eu chamava-lhes um figo e a Senhora era a Dona Henriqueta , ai que saudades...

🌀Conversa puxa conversa e apareceu o nome de outra Senhora por sinal vizinha da Dona Henriqueta de seu nome Ti Mariana Borrista , dizem que essas duas senhoras tinham mãos de fada, coziam os bolos no mesmo forno de lenha do Senhor Francisco e começavam a cozer os bolos de madrugada pelas 02H00AM para assim que a Praça abrisse já elas estarem à porta para vender os bolos.

🌀O amigo Fernando Correia, meu amigo de infância assim como o irmão Jorge, disse que as senhoras coziam os bolos no forno do Marroca e que vinha um senhor de Orjais a pé entregar o requeijão , reparem bem de Orjais a pé até à Covilhã.

🌀Houve até quem propusesse e com razão que as broinhas da Dona Henriqueta deviam ser perpetuadas como as "Broinhas da cidade da Covilhã".

Tenham todo/as uma boa noite e descansem bem🍀



GABRIELA E SEU NACIB

🌼Por vezes comento com a minha "Maria" de que servem tantos canais se vemos quase sempre o mesmo?
Há alguns anos atrás só tínhamos 2 canais portugueses (RTP) e outros ainda tinham o extra de apanharem dois canais espanhóis. Os televisores (todos a preto e branco) quando se ligavam tínhamos de esperar que aquecessem as velas e com um pouco de sorte lá aparecia a imagem.

Esta malta nova não sabe o que era adrenalina quando tínhamos de subir ao telhado mexer na antena e com algum alivio ouvíamos um grito vindo de baixo "NÃO MEXAS MAIS, ESTÁ BOM", outras vezes batíamos de lado e ficava logo boa, o pior mesmo é quando aparecia a mensagem "Pedimos desculpa por esta interrupção, o programa segue dentro de momentos" e esses momentos eram horas infindáveis.

Uma coisa boa era que os Telejornais eram pouco mais de meia hora e conseguiam dar as noticias nacionais e internacionais e ainda mais o tempo pelo meteorologista Anthímio de Azevedo.

Mas o que mais lhes queria falar hoje era da primeira novela Brasileira que deu em Portugal e como se devem lembrar foi Gabriela Cravo e Canela que se estreou no distante dia 16 de Maio de 1977. No principio quase ninguém entendia as personagens pois não estávamos habituados ao sotaque brasileiro mas depois lá nos fomos habituando e já ninguém desviava os olhares do televisor.
Nessa altura muita gente ainda não tinha televisão, na hora da novela ou se ia para casa dos vizinhos ou para os cafés mais próximos. A novela escrita por Jorge Amado contava com um elenco de luxo entre os quais Sónia Braga e Armando Bógus nos papeis de Gabriela e seu Nacib.
Gostava muito de uma canção da novela que era assim (vejam lá se lembram)... "O meu coração ateu quase acreditou
Na tua mão que não passou de um leve adeus
Breve pássaro pousado em minha mão
Bateu asas e voou"... o resto da letra procurem na internet😊
A novela teve tanto sucesso que no último episódio conseguiu parar a Assembleia da Republica.
De referir que a novela dava no horário nobre em episódios com pouco mais de meia hora ao contrário de hoje que são logo três de seguida em horários em que as pessoas que trabalham não conseguem acompanhar.
E já chega por hoje, espero que tenham gostado deste pedacinho😉

Bom dia para todos nós🍀









ENVIO BEIJINHOS

🌼A  partir de hoje e durante a semana vou substituir os bons dias pelas boas noites e isto porquê? porque de manhã tenho pouco tempo para publicações e não gosto de fazer as coisas a correr, acordo cedo ainda um pouco antes das 06:00AM e às 07:00AM estou no "27" que me leva atá à linda cidade da Covilhã para trabalhar.

  Depois desta explicação que vocês amigo/as e seguidores fiéis merecem chegou a hora de mandar abraços e beijinhos mas…por falar em beijinhos lembro aqueles biscoitos em forma de beijinhos que se compravam na mercearia do Sr. Raúl Paiva e eram vendidos a granel.
A mercearia que hoje é uma loja Mini Grula e em que a proprietária era a funcionária da altura (Dona Fernanda) situa-se na Rua Comendador Campos Melo na cidade da Covilhã e é das mais antigas da cidade.
Por baixo deixo ilustração dos beijinhos, de uma mercearia antiga e da loja da Dona Fernanda.

Bom dia para todos nós🍀









ROTINA MATINAL

🌼Mais um dia mais uma voltinha ao sol.
A temperatura começa a descer e eu preparo-me para as lides diárias é assim a rotina matinal.

Bom dia para todos nós🍀



SOL DE OUTONO

🌼Sol de Outono
Depois de dias de chuva um dia lindo de sol, é o exemplo que tenho dado para as nossas vidas, dias maus todos temos até que um dia acordamos e tudo melhora.

   A foto é da capela do Calvário ou capela de Santa Cruz na cidade da Covilhã.

🍂Esta capela gótica foi edificada no séc. XV pelo Infante D. Henrique, o Navegador, Senhor da Covilhã. No séc. XVI, D. Luís, filho do rei D. Manuel I e também Senhor da Covilhã, mandou fazer algumas obras de restauro, enriquecendo o espólio da capela com uma custódia de prata encerrando uma relíquia do Santo Lenho. Presentemente a relíquia encontra-se na Igreja Matriz de Santa Maria.
No exterior, é interessante a sua estrutura com nártex, um alpendre que prolonga a entrada no templo. No interior, merece a pena observar o teto de caixotões de madeira com representações dos instrumentos da Paixão de Cristo, e na capela-mor, a escultura de Cristo Crucificado e o trabalho de talha dourada.
Pena que se encontre quase sempre encerrada ao público.

Bom domingo para todos nós🍀



DIA DE TODOS OS SANTOS

🌼Dia de Todos os Santos

🍂Lá fora a chuva cai, sempre gostei de ficar mais um pouco na cama e ouvir lá fora a chuva cair, já vos contei quando era miúdo lia sempre umas histórias do Tio Patinhas antes de me levantar.

🍂Ao contrário do dia que tirei a foto que ilustra esta publicação hoje não está tempo para sair, verdade se diga que nunca gostei de visitar o cemitério, acompanho os meus ente queridos à ultima morada mas depois raramente os visito.

🍂Não preciso deste dia para recordar todos os que partiram antes de mim mas neste em especial eu lembro mais dos que fizeram parte da minha vida, familiares colegas e amigos que jamais esqueci e esquecerei.
Deus por vezes "rouba-nos" uma parte da nossa vida mas já entendi que precisa deles para alguma missão, ou sei lá, para nos colocar numa prova de fé e privação. A vida por vezes parece tão injusta aos nossos olhos mas continuamos a odiar-nos tanto nesta dimensão terrestre e só na morte é que damos o valor.

🍂 Sejamos melhor aqui enquanto vivemos neste mundo para que depois quando acendermos velas e entregarmos flores não seja de consciência pesada. Acarinhemos hoje e agora aqueles que já fizeram bastante por nós.

Bom dia de Todos os Santos para todos nós🍀

 


DIA DE HALLOWEEN

🌼Hoje é dia de Halloween e como o nome indica é importado dos Estados Unidos que substitui o nosso Pão por Deus.
De qualquer forma só para dizer que não acredito muito em bruxas mas que as há não restam muitas dúvidas 😆 passam a vida a atazanar a cabeça a uma pessoa.

Bom dia para todos nós🍀



NÃO JULGUES A FLORESTA PELA ÁRVORE

🌼Ódio só gera ódio, destrói, corrompe, cria conflitos.
Discursos de ódio são sementes do mal e cada um de nós pode escolher entre o bem e o mal, entre a hipocrisia e a verdade, entre a razão e a falsidade.
Não julgues a floresta pela árvore.

Bom dia para todos nós🍀



CHEGAR NA META

🌼A única coisa que me pode atraiçoar na caminhada é a saúde porque no resto tentarei ser forte e persistente.
O caminho pode ser duro mas a vontade de chegar à meta ultrapassa qualquer dificuldade.

Bom dia para todos nós🍀



Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...