A MALTA DE SÃO XICO

🌼Durante anos a minha segunda casa foi o jardim público da Covilhã e a minha segunda família os meus amigos de São Francisco.
Fizesse sol, chuva ou neve tínhamos de lá ir marcar o ponto.

🍂Nos anos 70' e 80' o jardim era belo mas belo de verdade, tinha uns canteiros muito bem cuidados no qual destaco um em forma de calendário com o dia, mês e ano (foto da publicação), um lago com lindos peixes e repuxos de agua nas laterais, também ele muito florido e verdejante.
No lado da igreja de São Francisco tinha a famosa arvore da tília e no correr da Pensão Avenida eram os bancos dos namorados. As vistas do jardim eram (e ainda são) soberbas com relevo para a Serra da Estrela, Canhoso, Teixoso, Caria e muita paisagem da Cova da Beira. Em volta tinha uma pista de alcatrão onde os mais novos podiam correr, andar de triciclo ou bicicleta e os mais velhos caminhar. Toda a dimensão do jardim tinha uns belos arcos com referência para os do lago por serem maiores e tinha sempre um guarda que entre outras coisa evitava que se pisasse a bem tratada relva.
Alguns anos teve um parque infantil que mais parecia um parque de diversões que a Covilhã nunca mais havia de ter igual, também chegou a ter uma balança e fontanários para se beber agua.

🍂Feita a descrição do jardim eu e os meus amigos de infância e adolescência fazíamos muitas brincadeiras; jogar à bola (pobre do guarda que andava sempre atrás da bola 😃), às escondidas, às apanhadas, ao lencinho, aos castelos, à macaca, ao "aí vai lenha" e tantas outras brincadeiras que nunca tinham fim.
De realçar mais uma vez que sempre que a bola ia para a relva tínhamos de olhar para os dois lados como a atravessar uma rua para que os jardineiros não nos vissem porque senão estava o caldo entornado.

🍂Éramos tantos jovens na altura que por vezes quatro bancos de jardim não chegava para todos mas éramos muito amigos e muito unidos, normal haver zangas mas tudo ficava resolvido na hora.
Já aqui contei quando organizámos os jogos olímpicos de São Francisco mas numa próxima ocasião voltarei a publicar.
Além do guarda e dos jardineiros também o Senhor Padre por vezes tinhas de nos dar um sermão quando íamos jogar à bola para perto da Igreja e receava pelos vidros.

🍂Infelizmente alguns desses amigos já não se encontram entre nós, mas os que estamos por certo ninguém se esquecerá desses lindos e bons momentos da nossa infância, foram tempos que valeram ouro e de amizade pura.
Homenageio aqui todos eles pelas alegrias que tivemos, pela amizade, pelo companheirismo e pelos valores que hoje fazem de nós Homens e Mulheres responsáveis.
Saúde para a Malta de São Xico!

Boa noite e bom descanso para todos nós🍀



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...