NOVO CAPITULO
NAZARÉ
Boas memórias da minha adolescência revividas nestas férias.
FIM DE FÉRIAS
Bom dia caros seguidores!
🌼Ontem foi o passeio anual a Fátima. Desta a vez a praia do roteiro foi a Nazaré. Visitámos o sitio, a Praia, e como eu fiquei feliz porque já há cerca de 40 anos que lá não ia. A Nazaré como eu já aqui referi neste blogue é a minha praia predileta. O tempo foi pouco mas tive a oportunidade de percorrer a marginal a pé nos dois sentidos e espreitar todas as ruas adjacentes à praia entre elas aquela que foi a "minha rua" em adolescente.
🌻Em Fátima rezei por mim e por todos, fiz agradecimentos e pedi paz e saúde principalmente para a Ana e meu irmão Tó-Zé. Almoçamos no restaurante Vitória pelo segundo ano consecutivo e depois visitamos algumas lojas para compra das tradicionais lembranças para nós , para o Fábio e Leonor e para a minha cunhada Estrela.
🌼As férias estão no fim. Não foram as desejadas devido à doença da Ana mas como costumo dizer deram para descansar. Este ano não fui à agua em praias ou piscina mas também porque não estive muito entusiasmado, também a feira do Fundão esteve fora do roteiro mas de resto correu tudo pela normalidade e ainda tive a rega na quinta de dois em dois dias que até serviu para relaxar o corpo e a mente. Em suma até as passei melhor do que aquilo que eu esperava.
🌻O ano profissional está aí, 29º de Frei Heitor Pinto (a contar com o ano emprestado ao AETeixoso). Vou dar o melhor de mim, o que sempre fiz ao longo destes anos em prole da Escola e seus alunos com ambiente saudável entre colegas e professores.
Fim de férias não é sinónimo de fim de aventuras ou até mesmo um pouco de ambição, continuar a "Renovação Pessoal" ainda com mais entusiasmo e motivação.
Um abraço.
Fátima 2025 |
DEPENDÊNCIAS E DEPRESSÕES
Hoje vou falar num tema que acho de extrema importância na sociedade em que vivemos e pouco debatido nas redes sociais.
Sem ser Psicólogo ou Psiquiatra mas baseado em leituras e algumas experiências pessoais resolvi escrever este texto que pode ser muito útil a quem o lê.
📗Todos nós já passamos por dificuldades na vida e nesses momentos ficamos a saber quem está do nosso lado, porém existem situações que somos nós próprios a afastar-nos dos outros ou por omissão ou simplesmente para não nos sentirmos constrangidos. Pior é quando mascaramos o nosso melhor sorriso para esconder o que vai cá dentro, esta é quanto a mim a situação mais perigosa de uma depressão.
📘As situações mais fáceis de detetar para quem está do outro lado são as dependências, sejam elas alcoólicas, drogas ou jogos. Ninguém que beba demasiado consegue evitar aos olhos dos outros que está embriagado mas questionado o alcoólico vai negar, não assumindo que precisa de ajuda. O mesmo serve para qualquer tipo de dependência que vai aumentando dia após dia podendo levar a casos de coma e até à própria morte.
📙Problemas que não acarretam dependências como as depressões são muito mais difíceis de identificar para os outros. As diferenças são quase nulas, a pessoa saúda-te como todas as vezes, sorri, brinca, nada leva a crer que do outro lado tens uma pessoa com uma depressão profunda que por vezes acaba em tragédia.
Que fazer para ajudar?
📘No caso das dependências (se a pessoa não se afastar muito ao ponto de não a vermos mais) , o melhor é tentar conversar mesmo sabendo que do outro lado te vai negar que está doente, procurar explicar que tudo na vida tem solução e felizmente nestes casos existem tratamentos eficazes.
Uma dica importante, se o doente fizer um tratamento contra a sua vontade ou sem motivação não vale a pena porque a recaída é iminente.
📙Nas depressões os sinais são muito mais difíceis de detetar. Só uma pessoa que esteja muito atenta consegue perceber algo.
Pelo que eu já li vou enumerar alguns sinais que devemos estar atentos e podem salvar em certos casos uma vida;
Quem tiver filhos adolescentes estejam atentos ao muito tempo que passam no quarto sozinhos.
Se andarem de camisas de manga comprida no Verão pode ser sinal de auto mutilação.
Emagrecimento rápido não é normal.
Se repararem que um colega ou amigo/a tem um olhar vago diferente do que é habitual pode ser um alerta.
Nódoas negras ou arranhões reiteradamente pode ser auto mutilação ou caso de violência doméstica.
Discurso confuso ou conversas sem nexo.
Isolamento constante mesmo no local de trabalho.
Se por acaso notarem alguns destes sinais em alguém fiquem alerta, tentem conversar o máximo possível e questionar se está tudo bem, se conheceram algum familiar que coabite com a pessoa tente saber se eles sabem o que se está passar.
As doenças do foro psiquiátrico matam, se estivermos atentos já estamos a ser amigos.
SPORTING CLUBE DA COVILHÃ
Sporting Clube da Covilhã uma das minhas paixões.
Sócio desde 1979, então com 16 anos, presenciei a duas subidas à primeira divisão e fiz parte da extinta claque "Leões da Serra".
Participou 15 épocas na 1ª Divisão, onde alcançou posições de destaque, como um 5º lugar nos anos 50. Jogou a final da Taça de Portugal da temporada 1956/57, onde foi derrotado pelo SL Benfica por 3-1.
SEJAMOS CUIDADORES DAS NOSSAS TERRAS
🌼Se não fores a solução não atives mais o problema.
CAPELA DO CALVÁRIO
Capela de Santa Cruz ou Capela do Calvário - Covilhã
No exterior, é interessante a sua estrutura com nártex, um alpendre que prolonga a entrada no templo. No interior, merece a pena observar o teto de caixotões de madeira com representações dos instrumentos da Paixão de Cristo, e na capela-mor, a escultura de Cristo Crucificado e o trabalho de talha dourada.
RECADO A QUEM DE DIREITO
Quando não houver mais terra para arder e as colheitas estiverem todas queimadas depois comem me*da!
HORA DO INTERIOR RENASCER DAS CINZAS
A foto é na Praça de Portugal na Vila do Teixoso.
RENASCEREMOS SEMPRE DAS CINZAS
Este é o Interior dos Homens e Mulheres de mãos calejadas do trabalho no campo, que se levantam de madrugada para dar de sustento aos seus filhos.
Este é o Interior de pessoas que percorrem quilómetros a pé para se deslocarem para os trabalhos na cidade e só chegam a casa ao por do sol.
Este é o Interior de pessoas que sabem receber, pessoas de bem que as agruras da vida as fizeram envelhecer mais cedo.
Este é o Interior de pessoas que tiveram de emigrar para dar uma vida melhor aos seus.
Este é o Interior que ninguém quer mas tudo nos dá.
Este Interior a muito custo das famílias formou dos melhores médicos, advogados, professores, pintores, arquitetos, engenheiros e escultores que hoje dão cartas no panorama nacional e internacional.
Deste Interior saíram primeiros-ministros e presidentes da república, cardeais e diretores de grandes empresas.
Este é o Interior que chora os seus filhos que morrem em combate.
Este é o interior do ar puro, sem filas de trânsito nem congestionamentos em pontes, agua pura cristalina e montes e vales verdejantes.
Este é o Interior que me orgulho
Não nos queiram queimar aos poucos
Sabem uma coisa? no Interior somos fortes e corajosos e com uma grande saúde mental.
Renasceremos sempre das cinzas, sempre!
ATE QUANDO?, ATÉ QUANDO?
SILÊNCIOS QUE DIZEM MUITO
❤ Um bombeiro da Covilhã faleceu ontem no despiste da viatura que seguia rumo a um incêndio no Fundão.
Existem silêncios que dizem muitoBOM DOMINGO PARA TODOS NÓS
✨Cidade Montanha, cidade da minha vida✨
É sempre bom voltar aos locais onde fui feliz, nessa casa branca nasci e vivi a minha infância e juventude.
Rua Comendador Campos Melo, Covilhã.
POBRE DE QUEM FICA SEM TUDO
MULHER SENTIMENTAL
Bom dia caros seguidores;
Como tradição esta tarde vou ver os ciclistas para a estrada da Serra da Estrela.
Por hora fiquem com este tema de Marco Paulo a fazer lembrar as minhas idas para a praia da Nazaré nos anos 70' e 80'..
FESTA DO CICLISMO
🌼Naqueles anos 70 a chegada ou passagem dos ciclistas na Covilhã era festa garantida. Na véspera já andava ansioso pois sabia que ia com meu pai e amigos deste para as Penhas da Saúde ver o Agostinho & Companhia.
🚴Eis que chegava o grande dia, meu pai costumava levar três ou quatro amigos Sportinguistas que por sinal levavam os filhos e assim eu já podia brincar até que chegassem os reis do pedal. Quatro adultos e quatro crianças eram quantos íamos no Opel Record azul e branco e bem cedo para conseguirmos um bom lugar. No trajeto para as Penhas da Saúde a varanda dos Carqueijais era paragem obrigatória para dar de beber ao carro, naquela época os sistemas de arrefecimento eram menos eficientes, os materiais utilizados eram menos resistentes a altas temperaturas e os motores eram projetados de forma diferente, com menos atenção à gestão térmica.
🚴Depois de dar de beber ao carro e ao nosso corpo com aquela agua tão fresquinha da Serra da Estrela era hora de seguir caminho e já era uma fila imensa de automóveis quando o relógio de pulso (que me tinham oferecido no exame da quarta classe) ainda nem tinha os ponteiros nas dez horas, arranjar lugar para o carro nas Penhas da Saúde já era caótico mas meu pai lá o conseguiu enfiar num descampado para depois retirarmos da mala a toalha, as cadeirinhas de encosto, a comidinha e a bebida que se metia a refrescar na agua. Um aviso apenas dos nossos pais, "brinquem com vontade mas não atravessem a estrada", e assim cumpríamos religiosamente a ordem, afinal tínhamos tanta serra para brincar.
Nos anos 70, Penhas da Saúde estava em transição. O Sanatório, que havia tratado tuberculosos por décadas, foi encerrado em 1969/1970. Em 1976, parte do edifício foi usada como abrigo para retornados. Ao mesmo tempo, a região continuava a ser um destino turístico, com o desenvolvimento hoteleiro e eventos como o Carnaval da Neve.
🚴Todos os ouvidos estavam sintonizados nos rádios pois a Emissora Nacional transmitia a Volta a Portugal em Bicicleta e quando anunciaram que os ciclistas se aproximavam da Covilhã foi uma correria para as bermas da estrada cheiinhas de gente e mais um aviso dos pais "Se os carros de apoio enviarem algum brinde para a estrada são os pais que apanham para não haver o risco de serem atropelados", e mais uma vez cumprimos na integra. Meu pai conseguiu apanhar para mim um boné de pano da Gazcidla , uma revista das pastilhas elásticas Piratas e mais umas coisitas que já nem me lembra, o que me lembro mesmo foi de ver o meu ídolo Joaquim Agostinho isolado do primeiro grupo e uma multidão vibrava com o seu esforço e determinação, mas que poço de energia era este homem, depois vinham em grupos muito pequeninos , outros simplesmente sós e por fim o carro da vassoura a lembrar que trazia o último ciclista. Recordo alguns ciclistas além do saudoso Joaquim Agostinho que me ficaram na memória; Firmino Bernardino, Emiliano Dionísio e Leonel Miranda do Sporting, Fernando Mendes e Venceslau Fernandes do Benfica, Herculano de Oliveira do Sangalhos, José Martins da Coelima, Joaquim Leite, FCPorto, e Francisco Valada da Ambar.
🚴Terminada a passagem dos ciclistas aguardamos mais umas duas horas para que toda aquela multidão pudesse sair dali e só depois a muito custo o meu pai lá conseguir tirar o carro após fazer inúmeras manobras e lá viemos nós todos felizes de volta à cidade, felizes porque vimos os ciclistas e felizes porque o "nosso" Agostinho venceu a etapa.
Bom dia para todos nós🍀
JARDIM DO LAGO
CHARLY
Faz tempo que não coloco uma musiquinha das minhas favoritas.
Hoje recordo um sucesso dos anos 70 que se intitula "Charly". Espero que seja do vosso agrado com votos de boa tarde👌
AO GOSTARMOS DE NÓS PRÓPRIOS ESTAMOS A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR
Bom domingo caros seguidores!
Não são os bens materiais que nos fazem felizes, podem ser sim um complemento dos nossos sonhos.
Muitas vezes a ambição desmedida leva-nos ao descontrole, ao desnorte, às más práticas da vida.
De que me serve ter uma boa casa, um bom carro, viajar muito se tenho a alma vazia? se me sinto só ao redor de tanta gente?
Ter um trabalhinho, saúde, família estruturada, existe algo melhor?
Se vivermos em paz com o nosso interior também iremos procurar a paz no mundo exterior, damos um pouco da nossa paz aos outros e por vezes é tão fácil trabalhar o nosso consciente.
A paz no mundo começa em cada um de nós, com a relação com os colegas de trabalho, com a relação com os vizinhos, com a relação com as pessoas que fazem parte da nossa sociedade, é claro que existem as maçãs podres mas essas é para deitar fora.
Ao gostarmos de nós próprios estamos a construir um mundo melhor.
Faz precisamente hoje um ano e seis meses da minha renovação pessoal, sinto-me melhor mas ainda tenho tanto para melhorar, para progredir, para aprender e ensinar.
Um abraço.
IGREJA MATRIZ DA VILA DO TEIXOSO
Igreja barroca composta por uma planta longitudinal com três naves escalonadas, de quatro tramos, uma capela mor mais estreita e uma torre sineira e uma sacristia adossadas. A fachada principal apresenta um portal de volta perfeita, uma janela retilínea e um nicho. No interior destaque para os retábulos de talha dourada e policromada.
DIAS DE REGA
Bom dia caros seguidores!
Dia 8 de Agosto e as férias continuam, este ano com o constrangimento da Ana ter fraturado a costela e ter ficado de baixa. Dia sim, dia não lá vou eu com ela para a quinta onde rego as batatas e o resto da horta enquanto ela dá comida aos animais. Tenho-a também acompanhado nas consultas e idas à farmácia ao mesmo tempo que vou descansando aqui em casa ,na verdade com o calor que está só dá para sair na parte da manhã ou de noite para a rua.
Hoje começa a Liga de futebol e o Sporting visita o terreno do Casa Pia, espero um bom arranque dos Leões. Na liga 3 o Sporting da Covilhã desloca-se a Caldas.
Já começou a Volta a Portugal em bicicleta que também ando a acompanhar e espero ver ao vivo na próxima quarta feira na etapa da Torre.
Agora vou dar uma voltinha pela Vila que ainda está fresco...
Um abraço.
SONHOS
NÃO PERCAS TEMPO COM QUEM NÃO TE MERECE
AS DORES MAIORES QUE AS NOSSAS
Quantas vezes temos de esquecer as nossas dores porque ainda existem dores maiores que as nossas, sejamos mais atentos a quem está ao nosso lado e não critiquemos tanto, ajudemos!
UMA VISITA A NUESTROS HERMANOS
🌼Nos anos 70 a rua Comendador Campos Melo , (conhecida por rua direita) tinha dois sentidos. O sinaleiro estava no final da rua mesmo frente ao comércio do Sr. Paiva e o principal foco de atenção era a curva denominada curva da "leitaria Triunfo". Escusado será dizer que os dois sentidos duraram pouco pois quando o sinaleiro abandonava o local era uma panóplia de toques e acidentes automóveis que davam muito dinheirinho a ganhar aos bons bate chapas da cidade.
No meio da rua mesmo ao lado das escadas do quebra costas era a "Electro Selfe" do Sr. Pombo cliente assíduo do Café Danúbio (propriedade de meus pais) como já aqui referi em crónicas anteriores.
Um dia de Verão combinaram no café irem a Espanha mais propriamente a Fuentes de Onoro juntando as duas famílias num passeio que para a época era uma grande aventura. Depois de confirmarem que tinham os Passaportes dentro da legalidade começava a azafama dos preparativos. A noite da véspera foi de muito trabalho para a minha mãe e avó a fritarem rissóis e bolos de bacalhau, a cozerem arroz e sei lá mais o quê pois eu nem dormia só a pensar no passeio internacional.
Chegava o grande dia manhã cedo, eu ia no Opel Record do meu pai mais minha mãe e avó, os meus irmãos iam no Fiat 850 do Sr. Pombo, e lá partimos pela EN 230 com curvas e mais curvas que para mim nunca mais acabavam até que umas horas depois vi um pórtico ao longe que mais não era do que os Senhores guardas de fronteira de Vilar Formoso a verem detalhadamente os documentos um por um enquanto espreitavam para o interior da viatura, "tudo certo!.. podem seguir".
Quando entrei nas estradas espanholas parecia que tinha entrado num novo mundo , que retas tão compridas, quase que nem sentia nenhuma trepidação no carro, realmente as estradas foi a primeira coisa que me chamou a atenção entre o desenvolvimento de Espanha comparado com Portugal.
Finalmente entramos numa grande mercearia que lá já era Supermercado , compramos os indispensáveis caramelos, chocolates, cigarros para os adultos e umas garrafinhas também, bacalhau, bolachas, etc,,,
Paramos depois num descampado para o almoço com que a minha mãe e avó se fartaram de trabalhar de noite, nesse local que almoçamos o meu irmão Luís encontrou umas chaves numa casa abandonada e logo o meu pai se apressou a dizer que deviam ser do "fugitivo" em alusão à série que andava a dar na televisão com o mesmo nome, e todos nos rimos.
A seguir ao almoço uma visitinha pelo interior de Espanha e depois a preocupação de se meterem as compras nos automóveis de maneira a que os guardas não dessem conta da mercadoria que se levava, assim umas coisas iam para dentro de sacos metidos na mala, outras para debaixo dos bancos, outras mais pequenas como tabaco para bolsos dos casacos, depois da vistoria tudo respirava de alivio quando se ouviam os agentes do lado espanhol dizer "Buen Viaje!"
Novas curvas e contra curvas até à Covilhã e um dia bem passado em terras de nuestros hermanos.
Eram assim as peripécias de uma ida à Espanha nos anos 70, ah! e tínhamos que levar pesetas😊
![]() |
Fronteira nos anos 70 |
![]() |
Fiat 850 |
![]() |
Opel Rekord |
1º DE AGOSTO
Bom dia caros seguidores;
📌1º de Agosto, já estou de férias há uma semana e como tenho dito quase todos os anos férias são para descansar.
Este ano começaram mal pois a Ana fraturou uma costela ao cair na banheira e ficou de baixa, por isso tenho ido com ela à quinta para regar as batatas e as plantas enquanto ela dá comida aos animais.
📌Quarta feira acabei com a minha participação em todos os grupos do Facebook e da administração do I 💓Covilhã, fi-lo porque tive vontade de o fazer, foram muitos anos a criar e administrar grupos e penso que a minha missão foi cumprida.
📌Ontem houve jogo da Supertaça entre Sporting e Benfica , acabou por ser mais feliz o Benfica já que em jogo jogado o Sporting foi superior apenas pecando na finalização. As Ligas estão prestes a começar e desejo toda a sorte do mundo ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e ao SPORTING CLUBE DA COVILHÃ.
📌A caminho de fazer 1 ano e meio da minha renovação pessoal, sempre com foco, com fé e atento às armadilhas que aparecem em cada esquina.
Boas férias para todos
Um abraço.