Hoje vou falar num tema que acho de extrema importância na sociedade em que vivemos e pouco debatido nas redes sociais.
Sem ser Psicólogo ou Psiquiatra mas baseado em leituras e algumas experiências pessoais resolvi escrever este texto que pode ser muito útil a quem o lê.
📗Todos nós já passamos por dificuldades na vida e nesses momentos ficamos a saber quem está do nosso lado, porém existem situações que somos nós próprios a afastar-nos dos outros ou por omissão ou simplesmente para não nos sentirmos constrangidos. Pior é quando mascaramos o nosso melhor sorriso para esconder o que vai cá dentro, esta é quanto a mim a situação mais perigosa de uma depressão.
📘As situações mais fáceis de detetar para quem está do outro lado são as dependências, sejam elas alcoólicas, drogas ou jogos. Ninguém que beba demasiado consegue evitar aos olhos dos outros que está embriagado mas questionado o alcoólico vai negar, não assumindo que precisa de ajuda. O mesmo serve para qualquer tipo de dependência que vai aumentando dia após dia podendo levar a casos de coma e até à própria morte.
📙Problemas que não acarretam dependências como as depressões são muito mais difíceis de identificar para os outros. As diferenças são quase nulas, a pessoa saúda-te como todas as vezes, sorri, brinca, nada leva a crer que do outro lado tens uma pessoa com uma depressão profunda que por vezes acaba em tragédia.
Que fazer para ajudar?
📘No caso das dependências (se a pessoa não se afastar muito ao ponto de não a vermos mais) , o melhor é tentar conversar mesmo sabendo que do outro lado te vai negar que está doente, procurar explicar que tudo na vida tem solução e felizmente nestes casos existem tratamentos eficazes.
Uma dica importante, se o doente fizer um tratamento contra a sua vontade ou sem motivação não vale a pena porque a recaída é iminente.
📙Nas depressões os sinais são muito mais difíceis de detetar. Só uma pessoa que esteja muito atenta consegue perceber algo.
Pelo que eu já li vou enumerar alguns sinais que devemos estar atentos e podem salvar em certos casos uma vida;
Quem tiver filhos adolescentes estejam atentos ao muito tempo que passam no quarto sozinhos.
Se andarem de camisas de manga comprida no Verão pode ser sinal de auto mutilação.
Emagrecimento rápido não é normal.
Se repararem que um colega ou amigo/a tem um olhar vago diferente do que é habitual pode ser um alerta.
Nódoas negras ou arranhões reiteradamente pode ser auto mutilação ou caso de violência doméstica.
Discurso confuso ou conversas sem nexo.
Isolamento constante mesmo no local de trabalho.
Se por acaso notarem alguns destes sinais em alguém fiquem alerta, tentem conversar o máximo possível e questionar se está tudo bem, se conheceram algum familiar que coabite com a pessoa tente saber se eles sabem o que se está passar.
As doenças do foro psiquiátrico matam, se estivermos atentos já estamos a ser amigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário