CHEGAR O MAIS LONGE POSSÍVEL COM DIGNIDADE
Hoje é o último dia do mês de Janeiro. No caminho que a vida nos dá, enfrentamos todo o tipo de situações, umas contornamos melhor, outras nem tanto mas sempre com o objetivo de chegar o mais longe possível, ou seja o mais perto do fim mas com dignidade...
DESENCONTROS DE PRIMAVERA
PREFIRO SER MAU PECADOR A BOM MENTIROSO
é preferível ser um mau pecador do que bom mentiroso, oportunista ou hipócrita...as máscaras só cabem a quem lhes serve até ao dia que o elástico rebente.
EXISTE SEMPRE ALGUÉM PIOR
Boa noite!
AUSCHWITZ NUNCA MAIS!
Auschwitz-Birkenau NUNCA MAIS!
Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia no local.Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia. Auschwitz tornou-se sinônimo do genocídio de judeus, sintos e roma e tantos outros grupos perseguidos pelos nazistas.
As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, hoje Polônia, na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram.
"Na chegada ao campo de concentração, um médico e um comandante questionavam a idade e o estado de saúde dos prisioneiros que chegavam", contou Anita Lasker, uma das sobreviventes. Depois disso, as pessoas eram encaminhadas para a esquerda ou para a direita, ou seja, para os aposentos ou direto para o crematório. Quem alegasse qualquer problema estava, na realidade a entregar a sua morte. Auschwitz-Birkenau foi criado em 1940, a cerca de 60 quilômetros da cidade polonesa de Cracóvia. Concebido inicialmente como centro para prisioneiros políticos, o complexo foi ampliado em 1941. Um ano mais tarde, a SS (Schutzstaffel) instituiu as câmaras de gás com o altamente tóxico Zyklon B. Usada em princípio para combater ratos e desinfetar navios, quando em contato com o ar a substância desenvolve gases que matam em questão de minutos. Os corpos eram incinerados em enormes crematórios.
Um dos médicos que decidiam quem iria para a câmara de gás era Josef Mengele. Segundo Lasker, ele se ocupava com pesquisas: "Levavam mulheres para o Bloco 10 em Auschwitz. Lá, elas eram esterilizadas, isto é, se faziam com elas experiências como se costuma fazer com porquinhos da Índia. Além disso, faziam experiências com gêmeos: quase lhes arrancavam a língua, abriam o nariz, coisas deste tipo..."
Trabalhar até cair
Os que sobrevivessem eram obrigados a trabalhos forçados. O conglomerado IG Farben, por exemplo, abriu um centro de produção em Auschwitz-Monowitz. Em sua volta, instalaram-se outras firmas, como a Krupp. Ali, a expectativa de vida dos trabalhadores era de três meses, explica a sobrevivente.
"A cada semana era feita uma triagem", relata a sobrevivente Charlotte Grunow. "As pessoas tinham de ficar paradas durante várias horas diante de seus blocos. Aí chegava Mengele, o médico da SS. Com um simples gesto, ele determinava o fim de uma vida com que não simpatizasse.
Para apagar os vestígios do Holocausto antes da chegada do Exército Vermelho, a SS implodiu as câmaras de gás em 1944 e evacuou a maioria dos prisioneiros. Charlotte Grunow e Anita Lasker foram levadas para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde os britânicos as libertaram em abril de 1945. Outros 65 mil que haviam ficado em Auschwitz já podiam ouvir os tiros dos soldados soviéticos quando, a 18 de janeiro, receberam da SS a ordem para a retirada.
"Fomos literalmente escorraçados", lembra Pavel Kohn, de Praga. "Sob os olhos da SS e dos soldados alemães, tivemos de deixar o campo de concentração para marchar dia e noite numa direção desconhecida. Quem não estivesse em condições de continuar caminhando, era executado a tiros", conta. Milhares de corpos ficaram ao longo da rota da morte. Para eles, a libertação chegou muito tarde.
Fonte: DW.com
BODAS DE ROSA
Parabéns a nós!
Com altos e baixos como os mais comuns dos mortais fizemos hoje 17 anos de casados.💘 Venham outros tantos mas que passem devagarinho.
LUTAR SEMPRE
Por mais duros que sejam os teus obstáculos, ultrapassa-os!
Por mais cruel que seja a tua cruz , LUTA pois só assim consegues descobrir, um pouco daquilo a que se chama FELICIDADE.
SPORTING VENCEDOR DA TAÇA DA LIGA
Ao vencer em Leiria o Sporting Clube de Braga por um zero o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL sagra-se vencedor da taça da liga.
Eis o onze que faz história: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Feddal; Porro, Palhinha, João Mário e Nuno Mendes; Tiago Tomás, Pote e Jovane
Golo: Pedro Porro aos 41 minutos.
CAI UM AVIÃO POR DIA EM PORTUGAL
Bom descanso e protejam-se!
FIQUEM EM CASA POR TODOS NÓS!
SEI LÁ
Com esta linda música interpretada por Bárbara Tinoco vos desejo um feliz sábado e não esqueçam de protegerem-se para sairmos desta o mais rápido possível.
Abraço.
TEMOS QUE REMAR TODOS PARA O MESMO LADO
O TEMPO EM QUE EXISTIAM DOIS CANAIS TELEVISIVOS
NOVE ANOS SEM FUMAR
Beijos e abraços
Paulo Pereira
DIA DE REIS
Os Reis Magos são personagens que, segundo a tradição, vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém. A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia.
Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica. Foi posteriormente aos Evangelhos , num livro escrito no século XIV pelo monge carmelita João de Hildesheim que se encontram compilados todos os dados que circulavam na época, previamente aceites pela Igreja Católica, onde pela primeira vez é dito que os magos eram três.
O livro também oficializou os seus nomes, Gaspar, Baltazar e Belchior, que foram retirados de um friso de mosaicos da Igreja de Santo Apolinário em Ravena (Itália), pintado no século VI.
Outro dado incorporado definitivamente pelo monge foi a cor da pele de Baltazar. O mais curioso é o facto de ninguém o ter representado com pele escura até ao século XIV.
Era crença comum entre os orientais que o aparecimento de um novo astro no céu significava o nascimento de uma grande personagem.
De acordo com a Bíblia, os magos do Oriente sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o rei dos Judeus e Salvador do Mundo, por isso, quando uma estrela nova, grande e brilhante, apareceu de repente no céu, resolveram segui-la. Mandaram preparar uma caravana de camelos, prepararam presentes para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra – e partiram.
Depois de uma longa viagem, sempre guiados pela estrela, os Magos chegaram a Jerusalém. No tempo em que Jesus nasceu em Belém, reinava na Judeia um rei cruel e sanguinário: Herodes.
Quando Herodes teve conhecimento de que os magos tinham chegado a Jerusalém guiados por uma estrela e que procuravam o novo rei da Judeia, inquietou-se e ficou cheio de medo. Esse novo rei dos Judeus podia vir a tirar-lhe o trono.
Herodes chamou os magos e convidou-os a dirigirem-se a Belém com estas palavras fingidas: “Vão a Belém e procurem cuidadosamente o menino. E quando o encontrarem, voltem aqui para eu ir também prestar-lhe homenagem e adorá-lo!”.
O rei Herodes, na realidade, não fazia nenhum intenção de ir prestar homenagem a um rival: queria saber onde ele se encontrava para o matar!
Os magos partiram novamente e a estrela brilhava à sua frente e guiava-os. Finalmente a estrela parou sobre o lugar onde se encontrava o Menino Jesus com Maria, sua mãe. Ajoelharam e adoraram-no; depois ofereceram-lhe os seus presentes:
O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso, um presente verdadeiramente digno de um rei.
O incenso que espalha um agradável perfume quando é queimado, e também ele era um presente digno de um rei.
A mirra é uma resina rara e perfumada, preciosa pelas suas propriedades medicinais, também é um presente raro e digno de um rei.
PROVÉRBIOS DE JANEIRO
- Água de Janeiro, todo o ano tem concerto,
- Até Janeiro qualquer burro passa o regueiro, mas daí para a frente, tem que ser forte e valente.
- Bons dias em Janeiro pagam-se em Fevereiro.
- Bons dias em Janeiro, enganam o homem em Fevereiro.
- Canta o melro em Janeiro, temos neve até ao rolheiro.
- Cebola ramuda, com neves em Janeiro, anuncia dinheiro.
- Chuva de Janeiro, cada gota vale dinheiro.
- Chuva em Janeiro e não frio, riqueza no Estio.
- De flor de Janeiro ninguém enche o celeiro.
- Em Janeiro deixa a fonte e vai ao ribeiro.
- Em Janeiro deixa o rábano ao rabaneiro.
- Em Janeiro faz a cama em palheiro.
- Em Janeiro todo o burro é sendeiro.
- Em Janeiro meia o celeiro; se o vires meado, come regrado.
- Em Janeiro não metas obreiro.
- Em Janeiro neve e frio, é de esperar ardor no estio.
- Em Janeiro pasta a lebre no lameiro e o coelho à beira do regueiro.
- Em Janeiro põe-te no outeiro e se vires verdear, põe-te a chorar, e se vires terrear, põe-te a cantar.
- Em Janeiro seca a ovelha suas madeiras no fumeiro e em Março no prado e em Abril as vai urdir.
- Em Janeiro semeiam-se muitas abóboras.
- Em Janeiro sobe ao outeiro e se vires verdejar, põe-te a chorar e se vires torrear, põe-te a cantar.
- Em Janeiro sobe ao outeiro: se vires verdegar, põe-te a chorar; se vires terregar, põe-te a dançar.
- Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires terrear, põe-te a cantar; se vires verdejar, põe-te a chorar.
- Em Janeiro todo o cavalo é sendeiro.
- Em Janeiro, busca parceiro.
- Em Janeiro, cada ovelha com seu cordeiro.
- Em Janeiro, mete obreiro, mês meante que não ante. Em Janeiro, nem galgo lebreiro, nem açor perdigueiro.
- Em Janeiro, o boi e o leitão engordarão.
- Em Janeiro, sete capelos e um sombreiro.
- Em Janeiro, sete casacos e um sombreiro.
- Em Janeiro, sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a chorar; se vires tarrejar, põe-te a cantar.
- Em Janeiro, um porco ao sol, outro ao fumeiro.
- Em Janeiro, um porco morto, outro no fumeiro.
- Em Janeiro, um salto de carneiro.
- Em mês de Janeiro Verão, nem palha nem pão.
- Em metade de Janeiro mete obreiro.
- Em minguante de Janeiro, corta o madeiro.
- Em São Vicente (22/1) de Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a chorar; se vires terrear, põe-te a cantar; se vires luzir, põe-te a sorrir.
- Fermento de Janeiro, de quarteiro.
- Janeiro e Fevereiro, enchem ou vazam o celeiro.
- Janeiro frio e molhado não é bom para o gado.
- Janeiro frio e molhado, enche a tulha e farta o gado.
- Janeiro frio ou temperado, passa-o enroupado.
- Janeiro geadeiro afoga a mãe no ribeiro.
- Janeiro geadeiro, Fevereiro aguadeiro. Março chover cada dia seu pedaço. Abril águas mil coadas por um funil, Maio pardo celeiro grado, Junho foice em punho.
- Janeiro geadeiro, nem boa meda nem bom palheiro.
- Janeiro gear, Fevereiro chover. Março encanar, Abril espigar, Maio engrandecer, Junho ceifar, Julho debulhar. Agosto engavelar, Setembro vindimar. Outubro revolver. Novembro semear. Dezembro nascer.
- Janeiro gear, Fevereiro chover. Março encanar, Agosto recolher. Setembro vindimar.
- Janeiro gear. Fevereiro chover. Março encanar, Abril espigar, Maio engrandecer. Junho ceifar, Julho debulhar, Agosto engavelar. Setembro vindimar, Outubro revolver. Novembro semear, Dezembro nasceu Deus para nos salvar.
- Janeiro geoso, Fevereiro nevoso. Março frio e ventoso, Abril chuvoso e Maio pardo, fazem um ano abundoso.
- Janeiro geoso. Fevereiro nevoso, Março mulinhoso. Abril chuvoso. Maio ventoso, fazem o ano formoso.
- Janeiro greleiro, não enche o celeiro.
- Janeiro molhado, bom para o tempo e mau para o gado.
- Janeiro molhado, se não cria pão, cria gado.
- Janeiro molhado, se não é bom para o pão, não é mau para o arado.
- Janeiro molhado, se não é bom para o pão, não é mau para o gado.
- Janeiro não choveu, o temporão se perdeu.
- Janeiro quente, traz o diabo no ventre.
- Janeiro quer-se geadeiro.
- Janeiro, cada sulco seu regueiro.
- Janeiro, como entra assim sai.
- Janeiro, desapartadeiro.
- Janeiro, geadeiro.
- Janeiro, gear.
- Janeiro, porcos em sendeiro, um dia e não cada dia.
- Laranjas e Janeiro, dão que fazer ao coveiro.
- Luar de Janeiro não tem parceiro, senão o de Agosto, que lhe dá de rosto.
- Mês de Janeiro e Fevereiro, ou enche ou vaga (vaza) o celeiro.
- Mês de Janeiro, bom cavaleiro, assim acaba como à entrada.
- Mês de Janeiro, procura a perdiz o companheiro. Fevereiro faz o rapeiro; Março põe três ou quatro; Abril enche o covil; Maio, pi-pi pelo mato.
- Minguante de Janeiro corta madeiro.
- No mês de Janeiro sobe ao outeiro para ver o nevoeiro.
- No primeiro de Janeiro sobe ao outeiro para ver o nevoeiro.
- O bom tempo de Janeiro faz o ano galhofeiro.
- O mês de Janeiro, como bom cavalheiro, assim acaba como na entrada.
- O que Janeiro deixa nado, Maio deixa espigado.
- Outubro, revolver; Novembro, semear; Dezembro, nasceu um Deus para nos salvar; Janeiro, gear; Fevereiro, chover; Março, encanar; Abril, espigar; Maio, engrandecer; Junho, ceifar; Julho, debulhar; Agosto, engravelar; Setembro, vindimar.
- Pelo São Sebastião (20/1), cada perdiz com o seu perdigão.
- Pelo São Vicente (22/1) pare a chuva e venha o vento.
- Pelo São Vicente (22/1) toda a gente é quente.
- Pelo São Vicente (22/1), toda a água é quente.
- Por São Fabião (20/1), laranjinha na mão.
- Por São Sebastião (20/1), laranjinha na mão.
- Por São Sebastião (20/1), laranjinha no chão.
- Por São Vicente (22/1), alça a mão da semente.
- Por São Vicente (22/1), toda a água é quente.
- Primeiro de Janeiro, primeiro dia de Verão.
- Quando o Janeiro vem quente, traz o diabo no ventre.
- Quem azeite colhe antes de Janeiro, azeite deixa no madeiro.
- São Sebastião (20/1), laranja na mão.
- São Vicente (22/1), alça a mão da semente.
- Se chover dia de Reis (6/1), lavradores não vos descuideis.
- Se gela no São Suplício, haverá ano propício.
- Sol de Janeiro sempre anda atrás do outeiro.
- Trovão em Janeiro, nem bom prado, nem bom palheiro.
- Trovões em Janeiro, searas de quarteiro.
MAGIA SERRANA
Feliz domingo!
Uma bonita foto da cidade da Covilhã coberta por um nevão em que se pode ver a torre da igreja de São Tiago e o edifício da "casa amarela" ainda com todas as lojas a funcionar.
TÃO EU
Em 2020 existiram coisas que não merecíamos, ou melhor coisas que não desejávamos... fui feito para ser feliz assim como todos nós, mas todos temos os nossos momentos.
Quem não se recorda da Heidi ou do Marco? do Art Sulivan ou do Sandokan? quem não se lembra do jardim público da Covilhã com flores e quem não se lembra dos nossos primeiros amores?
Eu sou o ET das nossas vidas , sou o oficial e Cavalheiro do nosso mundo, sou o vosso Adamastor, o vosso silêncios dos inocentes, sou índio mas também cowboy , assim sou eu, mas sou tão simples.. tão eu...
DUAS LÁGRIMAS DE ORVALHO
Faleceu hoje o melhor fadista do país (na minha opinião) , aquele que ouço cantar desde a minha infância até aos dias de hoje, o Senhor Carlos do Carmo com 81 anos de idade.
Paz à sua alma. 🙏
MINHA MENSAGEM DE ANO NOVO
O calendário foi substituído, agora é 2021 que durante pelo menos 365 dias vai vigorar.
Existe tanta esperança neste ano que tudo o que possa ser minimamente bom já é uma grande vitória, sim!...porque das pequenas coisas também se tira felicidade. O que está para trás já lá vai agora é caminhar , ir em frente, fazer a minha parte e cada um fazer a sua para que finalmente quando chegarmos ao fim se possa dizer eu consegui e mesmo que isso não aconteça ao menos afirme eu tentei, é nas tentativas e na persistência que as coisas acontecem, não desistir na primeira dificuldade.
Ninguém agrada a todos da mesma maneira , caminharei com aqueles que a meu lado trilham os mesmos caminhos aos outros desejo sorte mas que deixem os meus trilhos livres para seguir a minha jornada.
Um feliz ano de 2021 com a certeza que cada dia é um novo recomeço, sabendo que irão sempre existir dias de Sol e dias de tempestade nestes últimos é preciso ultrapassá-los sem pisar ninguém.
Beijos e abraços desde o meu pequeno mundo.