APRESENTAR ARMAS

12 de Setembro de 1983.
Acordei cedo, cedo demais para os meus gostos e lá em casa tudo acordou nessa hora, o filho e neto amado iria assentar "praça" em Castelo Branco. Nove anos e tal depois do 25 de Abril tinha a certeza que não ia para a guerra colonial mas mesmo assim tinha de aguentar dezasseis longos meses.
Despedi-me da minha mãe e avó que ficaram com uma lagrimazita no canto do olho e segui até casa do meu amigo Francisco Guimas, (ali para os lados da fonte das galinha), ele que já era militar desde Janeiro. Uma coisa que não esqueço é o Francisco colocar um disco do Simon & Garfunkel pois na opinião dele ia sentir-me mais bem disposto. Quando chegamos à estação dos caminhos de ferro da Covilhã já se encontravam dezenas de militares que esperavam o comboio com destino a vários pontos do país ( Castelo Branco, Abrantes, Santarém, Entroncamento, etc),dentro da carruagem era uma barulheira infernal até porque nós éramos os "macaricos" portanto alvo da praxe dos mais velhos.
No primeiro dia só tinha de entrar na parte da tarde no quartel, tive que passar o tempo às voltas em Castelo Branco e só depois de almoçar bem é que me apresentei. Ao passar a porta de armas encontrei um enorme quartel, um graduado chegou-se ao pé de mim e mandou-me para o local de entrega de fardas...lá tive direito a botas, farda º 2, farda nº 3 , boina, roupa interior, gravata...com direito a aviso: se danificar ou perder alguma peça tinha de a pagar no espólio...a seguir fomos para a caserna onde me estava reservada a cama de baixo, no armário coloquei o fardamento e algumas das coisas que levara da Covilhã e depois seguimos para a parada onde fomos informados que no dia seguinte íamos fazer uns testes médicos de rotina para começarmos a recruta.
A tarde passou-se a correr, da parada seguimos para a primeira refeição no Regimento de Infantaria de Castelo Branco, aquele jantar ainda hoje me ficou na rotina, nada tinha a ver com as refeições caseiras da minha mãe, era aí que começávamos a dar o valor às coisas., fui para a cama a saber que ao outro dia de manhã ia acordar com o toque de despertar bem cedinho...e foi assim o meu primeiro dia de serviço militar obrigatório.
Dois apontamentos passados estes anos. A tropa (ao contrário do que se diz) não fez de mim mais Homem.
2º: Nunca esqueço aquela manhã em que fazíamos preparação física com arma, chovia torrencialmente, iam a passar duas senhoras e diz uma para a outra com a voz embargada..." Anda uma Mãe a criar um filho com tanto carinho para isto"...esta ficou-me cá até hoje.
Foi assim em 1983...

PESSOAS QUE ME FAZEM SENTIR BEM

Gosto das pessoas que me fazem sentir bem, é com essas que quero caminhar todos os dias da minha vida...
Tenham uma feliz noite!

SEMPRE SPORTING!


A propósito das agressões bárbaras a jogadores e treinador do meu clube por pseudo sportinguistas.
Como Sportinguista hoje sinto-me triste, não me revejo nestes actos cobardes viessem eles de onde viessem. Existem muitos ódios e provocações no futebol, basta ver algumas páginas aqui no facebook de Sportinguistas, Benfiquistas e outros que passam a época a provocarem-se uns aos outros (e dizem-se amigos, então se não fossem). ..
Para mim enquanto esta direcção se mantiver não me revejo num clube que me deu muitas alegrias e que tem como lema esforço, devoção e Glória. Esta direcção já não representa os verdadeiros Sportinguistas. Aos outros continuem com os vossos ódios que só ajudam a que estas coisas se repitam.
Sempre Sporting!

OS PRIMEIROS (E ÚLTIMOS) JOGOS OLÍMPICOS DE SÃO FRANCISCO

🏆Fins dos anos 70.
Era habitual a rapaziada juntar-se no jardim público da Covilhã, por vezes chegávamos a ocupar três e mais bancos tal a quantidade. 
Naquele tempo divertíamo-nos  a jogar futebol,  aos castelos ou simplesmente a conversar…
🏆Um dia alguém tem uma ideia -"e se organizássemos uns jogos olímpicos?"
Sabíamos que não era tarefa fácil mas para aquelas idades irreverentes nada nos temia, e sem mais questões concordámos com a ideia.  
O Adolfo ficava na organização mais o Paulo Alves e depressa a ideia foi tomando forma. A pista principal de atletismo era a de alcatrão do jardim público, medimos à volta e dava 200 metros, ao lado da igreja, (onde estão as três estrelas) era o salto em comprimento e triplo salto, na relva a luta Greco-romana, boxe, salto em altura, no campo das festas era o estádio de futebol e na piscina municipal as provas de natação. 
Para que tudo fosse perfeito tínhamos as medalhas de ouro prata e bronze, feitas com cartões e embrulhadas a pratas dos maços de tabaco, com o respetivo cordel. A cerimónia das medalhas eram nos pinocos que serviam de barreira para os automóveis não entrarem no jardim (na parte da pensão Avenida e anexo do ciclo preparatório). O primeiro classificado recebia uma medalha+ 1 livro Almanaque Disney , o segundo classificado uma medalha + 1 livro do "Mundo de Aventuras" e o terceiro classificado recebia 1 medalha+ 1 livro de quadradinhos (FBI, Condor, etc). 
Os jogos demoraram 15 dias e quem frequentava o jardim por certo não deixou de ficar surpreendido, até porque quando havia corridas tínhamos que tirar as pessoas do alcatrão. A prova final foi a maratona, corrida feita pelas ruas da cidade e ganha pelo Jorge Farias ( Figueirinhas), eu próprio ganhei duas medalhas de prata , segundo nos 400 metros e 2º no triplo salto. Quando se realizavam as provas de natação tínhamos que chegar cedo às instalações da piscina (Abria cerca das 10H00) para sermos os primeiros a entrar na agua😊
🏆E assim se realizaram os Primeiros jogos de Verão de São Francisco que por sinal foram os únicos.
Recordo apenas aqueles que já não se encontram entre nós: Boléu, Ilídio Marcelino, Nelo Trindade, Paulo Costa e Fernando Costa.  A minha homenagem de saudade.
Aos outros todos, que não menciono com medo de esquecer alguém, mas que tornaram os nossos sonhos de criança mais felizes, um grande abraço.

O alcatrão era a pista de Atletismo


A HISTÓRIA DO DIA DA ESPIGA

Hoje é dia da Espiga.
Eis um pouco da sua história:
Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, elevou-os ao Monte das Oliveiras.Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse instante começou a elevar-se no ar e não tardou que uma nuvem o escondesse dos olhos deles. Como estes continuaram a olhar o céu, apareceram-lhes dois anjos a anunciar que Jesus voltaria do mesmo modo que o viram subir.Então os discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém.
3. Quinta-feira de ascensão• A Quinta-feira da Ascensão é uma festa religiosa católica. Há locais onde é mesmo um dia feriado. Celebra a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado (A Ressurreição é o que a Páscoa celebra). Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira. E, também, sempre nessa data, celebra-se o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.
4. Tradição Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres. Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo. pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, papoilas, etc. O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
5. O desejo que cada elemento simboliza:• Cada elemento simboliza um desejo:• - A espiga = que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar) - O ramo de folhas de oliveira = que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz- se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.) - Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força)

76 MESES SEM FUMAR

Mais um miminho do grupo EU NÃO QUERO MAIS FUMAR  (facebook.) na pessoa do amigo Jorge Fontes.


Jorge Fontes
Administrador · 11 h


Paulo Guilherme Raposo Pereira comemorando nesta data seus 76 meses de abstinência do vicio do cigarro.
Parabéns por mais esta conquista


DE DERROTADO A VENCEDOR

A vida deu-me a oportunidade de mudar, deixei de ser um derrotado e passei a ser um vencedor...
Boa noite e até amanhã!👍

FELIZ DIA DA MÃE


Que Deus a guarde no céu como eu a guardarei para sempre no meu coração. 💗

Feliz dia para todas as mães ( e alguns pais que fazem de mãe) ...

VIVA O 1º DE MAIO


Bom dia gente do meu pequeno mundo✌
O 1 de maio nasceu num protesto em Chicago. Os trabalhadores revoltados com o seu horário que chegava a 18 horas diárias exigiam: "Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso".
Este a verdadeira história o resto é só blá, blá...
Viva o nosso dia!

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...