🏆Fins dos anos 70.
Era habitual a rapaziada juntar-se no jardim público da Covilhã, por vezes chegávamos a ocupar três e mais bancos tal a quantidade.
Naquele tempo divertíamo-nos a jogar futebol, aos castelos ou simplesmente a conversar…
🏆Um dia alguém tem uma ideia -"e se organizássemos uns jogos olímpicos?"
Sabíamos que não era tarefa fácil mas para aquelas idades irreverentes nada nos temia, e sem mais questões concordámos com a ideia.
O Adolfo ficava na organização mais o Paulo Alves e depressa a ideia foi tomando forma. A pista principal de atletismo era a de alcatrão do jardim público, medimos à volta e dava 200 metros, ao lado da igreja, (onde estão as três estrelas) era o salto em comprimento e triplo salto, na relva a luta Greco-romana, boxe, salto em altura, no campo das festas era o estádio de futebol e na piscina municipal as provas de natação.
Para que tudo fosse perfeito tínhamos as medalhas de ouro prata e bronze, feitas com cartões e embrulhadas a pratas dos maços de tabaco, com o respetivo cordel. A cerimónia das medalhas eram nos pinocos que serviam de barreira para os automóveis não entrarem no jardim (na parte da pensão Avenida e anexo do ciclo preparatório). O primeiro classificado recebia uma medalha+ 1 livro Almanaque Disney , o segundo classificado uma medalha + 1 livro do "Mundo de Aventuras" e o terceiro classificado recebia 1 medalha+ 1 livro de quadradinhos (FBI, Condor, etc).
Os jogos demoraram 15 dias e quem frequentava o jardim por certo não deixou de ficar surpreendido, até porque quando havia corridas tínhamos que tirar as pessoas do alcatrão. A prova final foi a maratona, corrida feita pelas ruas da cidade e ganha pelo Jorge Farias ( Figueirinhas), eu próprio ganhei duas medalhas de prata , segundo nos 400 metros e 2º no triplo salto. Quando se realizavam as provas de natação tínhamos que chegar cedo às instalações da piscina (Abria cerca das 10H00) para sermos os primeiros a entrar na agua😊
🏆E assim se realizaram os Primeiros jogos de Verão de São Francisco que por sinal foram os únicos.
Recordo apenas aqueles que já não se encontram entre nós: Boléu, Ilídio Marcelino, Nelo Trindade, Paulo Costa e Fernando Costa. A minha homenagem de saudade.
Aos outros todos, que não menciono com medo de esquecer alguém, mas que tornaram os nossos sonhos de criança mais felizes, um grande abraço.
O alcatrão era a pista de Atletismo |
Sem comentários:
Enviar um comentário