É DEZEMBRO!

🌼É Dezembro!
   O mês da Solidariedade, do Amor, da União e da concórdia entre os Povos.
Gosto muito de memórias, de escrever memórias mas não vou dizer que no me tempo é que era bom, todos os tempos são bons tempos e outros tempos hão de vir.

  Fui feliz na juventude que tive mas os jovens de agora também são felizes à maneira deles, o mundo desenvolveu muito rapidamente e o progresso traz o melhor e o pior.
É na juventude que está a esperança para a paz, temos bons jovens médicos, engenheiros, desportistas e até cientistas que nos fazem acreditar num mundo melhor.

  Temos de ser mais justos com nossos filhos e netos, afinal fomos nós que os educamos e (muito importante), temos de ser mais Humanistas e solidários para os que estão e para os que vêm em busca de uma vida melhor e não olhar a raças , etnias ou credos.

  Neste mês não podemos só criticar nem passar a vida a reclamar, neste mês cada um de nós terá de dar o seu melhor porque cada um de nós pode ajudar a melhorar o mundo e assim se fará Natal.

Bom feriado para todos nós🍀



VALEMOS MAIS QUE AQUILO QUE NOS FAZEM CRER

🌼Esta vida terrena é uma caminhada, se a pudermos fazer bem não a vamos fazer mal.
Sabemos que as coisas por vezes não acontecem como nós queremos, existem adversidades, imprevistos ou simplesmente erros nossos porque errar é humano e ninguém nasce ensinado.

  Mas na caminhada aprendemos a discernir o bem do mal, por onde existem menos armadilhas e com quem queremos levar para nos acompanhar na jornada.
Se queremos ter uma mente sã e viver em paz é seguir a velha máxima que já diziam os nossos avós, junta-te aos bons e afasta-te dos maus.

  Desde que faço isso tenho recuperado a minha essência e auto estima porque de ervas daninhas está o mundo cheio. Agora quando não me interessa deixo para trás e sigo minha viagem.
Nas redes sociais é igual, tudo o que me faz mal bloqueio sem apelo nem agravo, simples assim.

  Pensem nisto; uma pessoa se quer andar minimamente bem não pode acompanhar com aqueles que só nos fazem sentir mal, que não nos acrescentam nada e ainda nos querem fazer sentir inferiorizados.
Valemos muito mais do que aquilo que por vezes nos querem fazer crer, mas para isso temos de fazer por nós, haja força para isso.

Feliz domingo para todos nós🍀



QUEM DÁ AOS POBRES EMPRESTA A DEUS

🌼Aproxima-se a quadra festiva do Natal em que se celebra o nascimento de Jesus mas muitos esqueceram-se que Jesus nasceu pobre numa manjedoura e pretendem fazer deste dia uma data luxuosa.

    Ano para ano se tem vindo a assistir a um consumismo desenfreado e já há quem use hotéis e resorts para a passagem da quadra, mudam-se os tempos mudam-se as vontades.
Peditórios são mais que muitos e são sempre os mais pobres a ajudar quem menos tem, mas meus amigo(a)s quem dá por amor dá anónimo e não por vaidade, vê-se por aí tantas organizações a pedir e nunca sabemos para onde vão as nossas dádivas, hoje temos de estar sempre com um pé atrás com tanta falsidade que se vê.

    Devemos ajudar , devemos ser solidários mas dar a alguém que precise e que conhecemos, entreguemos nós pessoalmente a dádiva, quem dá aos pobres empresta a Deus e depois para doar ninguém precisa de saber, é uma maneira de amar o nosso semelhante.
Todos sabemos que a arvore não faz a floresta mas hoje em dia cada vez parecem existir mais arvores a contaminar as florestas, basta vermos os telejornais e reparamos que instituições que pareciam intocáveis e mereciam o nosso respeito hoje envergonham todos os seus pares.

    Se conhecermos alguém a passar necessidades devemos ajudar dentro das nossas possibilidades e nunca esquecer que há uma espécie de amor que não passa de vaidade satisfeita.
 
Boa noite e bom fim de semana para todos nós🌙




TARDE DESPORTIVA

🌼Em 1979 com a idade de 16 anos fiz-me sócio do Sporting Clube da Covilhã e a partir dessa altura foi raro falhar um jogo caseiro. Nos domingos que não havia bola ficava em casa a ouvir a tarde desportiva na Antena 1.

⚽Nesse tempo os jogos realizavam-se quase todos ao domingo e às 15:00H, não havia transmissões na televisão e quando anunciavam um joguito na RTP (única estação a operar em Portugal) era uma festa das rijas.

⚽Enquanto a família ficava na sala a ver o "Passeio dos Alegres" um programa apresentado pelo Júlio Isidro eu isolava-me na cozinha com o boletim do TOTOBOLA para no fim conferir os resultados. Ligava o rádio um Grundig já dos bons para a época (parecido ao da foto) e sentava-me na mesa com o boletim e uma esferográfica que eu gostava imenso de apontar os golos.

⚽A cozinha ficava numas aguas furtadas que foram remodeladas quando os meus pais foram para lá morar, gostava de lá estar quando chovia pois ouvia-se o barulho da chuva cair nas telhas e eu pela vidraça da claraboia via a água deslizar pelas telhas abaixo. Além da mesa que já referi existia um móvel fórmico com duas gavetas e duas portas, um pequeno frigorifico, um fogão de quatro bocas, um armário e um lava loiças.

⚽Os relatos começavam, existiam repórteres em todos os campos da 1ª divisão e do que eu mais adorava era quando existiam golos em simultâneo, era cá uma gritaria, goloooooooooooooo... era mesmo assim a festa do golo e quando era do meu Sporting mais feliz ficava, lá está.
Quando era intervalo arranjava sempre qualquer coisa para comer, umas torradas ou se tivesse tulicreme era isso que devorava com pão.
No fim dos jogos tinha de esperar mais uma hora para ouvir os resultados da 2ª divisão zona centro onde jogava o Sporting Clube da Covilhã e por fim ainda davam todos os resultados da 3ª divisão.
Durante uns anitos era esta a minha rotina aos domingos ou ia ao futebol ou ficava em casa a ouvir os relatos mas podem crer que não era sacrifício nenhum pois era feliz assim, na altura eramos felizes com pouco, anos mais tarde começava a ir aos bailaricos das matinés dançantes do GIR Rodrigo, isso fica para uma outra publicação.
De noite para entreter ainda tinha o Domingo Desportivo onde via os resumos todos dos jogos da 1ª divisão. Quando acabava Xixi e cama que no dia seguinte era dia de escola…

Uma noite tranquila para todos vocês🌙



UM INCÊNDIO NO CORAÇÃO DA CIDADE

🌼Lisboa teve o grande incêndio do Chiado mas uns anos antes a Covilhã teve o grande incêndio no coração da cidade mais precisamente em Dezembro de 1976.

🍂Hoje a cidade da Covilhã tem quatro artérias principais no centro da cidade, Rua Comendador Campos Melo, Rua Rui Faleiro, Rua António Augusto de Aguiar e Rua Visconde da Coriscada, estas as ruas mais comerciais do centro da cidade, mas nos anos 60' e 70' existia outra rua comercial bem movimentada de seu nome rua Capitão Alves Roçadas.
A rua começava no centro da cidade e ia até São Silvestre sempre com comércio de um lado e do outro da rua e era bem frequentada pelos Covilhanenses, agora é uma rua quase ocupada na totalidade pelos CTT, café Centro Cívico Bar, uns escritórios e pouco mais.
Recordo-me desta rua pois era a minha passagem para o largo de São Silvestre onde ia ter com os meus amigos da altura, e entre a rua Comendador Campos Melo e a Capitão Alves Roçadas estava o policia sinaleiro, lembram-se?
Também referir que foi no café Central que vi a primeira máquina de Flippers, e esta hein?

🍂Fiz uma pesquisa de alguns comércios dessa rua e vou descreve-los aqui, para muitos será reviver memórias o que só faz bem.

-Neve Hotel
-Café Central
-Solar
-Casa das Peles, Choça
-Alfaiataria Manuel Lourenço
-Alfaiataria Correia
-Mercearia Romaninho
-Mercearia Cerdeira
-Mercearia Cunha
-Mercearia Campos
-Mercearia de José Dias Alves Belmiro
-José Carvalho Dias , escritório de lãs
-Barbearia mestre Abílio
-Barbearia Chico Matos
-H Vaultier, material para indústria
-Taberna 1º de Janeiro
-Taberna Maia
-Foto Cine
-José Nunes Correia e Filhos (Escritórios)
-Armazéns Manuel Monteiro
-Farmácia/Drogaria Pedroso
-Farmácia Soares
-Nave (dentista)
-A Havaneza
-Loja do Espanhol
-Dr. Patrício (dentista)
-Borista, Senhora que fazia os pasteis de molho nas traseiras da rua.
-Casa das Louças
-Belmiro Fonseca, vendedor de máquinas de escrever
-Sr. Coelho, marceneiro
-Salão Azul, Cabeleireiro
-CUF (escritórios)
-Ourivesaria Pacheco
-Sindicato dos empregados de escritório e caixeiros.

🍂Como podem verificar este era o "nosso Chiado" e na altura do incêndio estavam ainda a Columbófila, Sport Covilhã e Benfica, Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã, além de alguns partidos políticos
Esta rua trás muitas recordações e saudades a muita gente mas continuará sempre na lembrança de quem nela um dia viveu ou passeou...

Boa noite para todos e melhor descanso 🌙



VISITA A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

🌼Está de chuva e já no quentinho relato mais uma história verídica dos anos 70 ainda antes da revolução dos cravos.

🍂Na cidade da Covilhã pouca gente tinha viatura própria e por conseguinte andava quase tudo a pé, já vos contei como os operários chegavam a andar quilómetros para chegarem às fábricas e vice-versa.

🍂No Verão um dos passeios preferidos lá de casa era visitar de vez em quando o monumento de Nossa Senhora da Conceição em Santo António. Enquanto meu pai assegurava o café Danúbio, minha avó, minha mãe e eu partíamos de casa na rua Comendador Campos Melo numa bela noite de Verão com o céu bem estrelado, rumo à rainha Santa.

🍂No largo 5 de Outubro fazíamos uma pausa para ir comprar três gelados da OLÁ no café Polo-Norte para digerirmos pelo caminho pois a noite estava quente. Não sei se vocês se lembram mas nessa altura os gelados traziam um boneco de brinde e eu fazia coleção desses bonecos, uma delas era a coleção do "Carrossel Mágico" do Franjinhas e Ca. Depois deste aparte vamos continuar o percurso, enquanto saboreava o fresquinho gelado, seguimos pela rua Visconde da Coriscada onde parei a ver a montra do Santos Luís com as suas novidades como gira-discos e discos recentes, e ao fundo a Papelaria Neves com o seu material escolar, agendas e todos os valores selados, entramos então na rua Marquês D'Ávila e Bolama (eu com os meus 10 anitos pensava em como essa rua era enorme e não mais tinha fim), até que passamos o arco do quartel que nessa altura era dos Serviços Municipalizados e foi também nesse momento que acabei de comer o gelado e fiquei apenas com o brinde que era uma serpente da coleção animais.

🍂Por fim na ponte do rato onde se destacava a casa dos pneus e uma taberna que já não sei a quem pertencia, uma curva e já estávamos na estrada de Santo António muito perto de Nossa Senhora.
Finalmente chegamos ao portão onde em baixo víamos radiante Nossa Senhora que parecia abraçar a cidade e a serra, do lado direito ficava a casa do guarda muito bem arranjadinha pelo menos no seu exterior, começamos a descer os degraus sempre com devoção, mas eu há muito tempo que tinha ficado um pouco para trás e enquanto minha avó e mãe faziam as suas orações eu mirava das grades a cidade da Covilhã , a serra da estrela e toda a Cova da beira, uma vista maravilhosa e então com o céu estrelado nem consigo descrever a maravilha que era ver todos os pontinhos de luz da minha cidade no horizonte a misturar-se com as estrelas, local perfeito para orar e contemplar bem assim como Nossa Senhora parece abraçar toda a cidade e protege-la das maiores adversidades.

🍂No final despedi-me e regressamos a casa pelo mesmo caminho, não sei nem lembro se achei a distância de volta mais difícil ou não, mas que vinha mais feliz isso não tenho dúvidas, e Nossa Senhora lá continua hoje como sempre a abraçar e proteger a nossa cidade.

Tenham todos uma boa noite e melhor descanso🌙



FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

🌼Todos temos as nossas fraquezas, os nossos pecados, as nossas desavenças e por isso é que nunca somos perfeitos.

🍂Quem diz que nunca errou, nunca discutiu, nunca teve uma falha, mente! mas aí é que está onde quero chegar…
    A gente aprende a errar, ninguém nasce ensinado, aprendemos a errar e a sofrer mas também aprendemos a ser melhor para nós e para os outros não é verdade?
   Que bom quando vamos para fora, não conhecemos nada nem ninguém e encontramos alguém que nos ajuda. Que bom quando temos uma avaria na estrada e alguém para e se prontifica para ajudar. Que bom quando estamos sós e alguém liga a perguntar se está tudo bem.
   Isso sim, é ser solidário, é mostrar os ensinamentos da catequese, ainda se recordam? "Fazer o bem" "faz aos outros o mesmo que gostavas que te fizessem a ti" , é assim que se ensina na catequese.
   Eu pecador de gema tento sempre fazer o melhor que sei e quando vejo alguém tento ajudar, seja português, marroquino, brasileiro ou do Bangladesh…

Feliz domingo para todos nós🍀



UM FRIO DE RACHAR

 🌼Olá seguidores, espero que se encontrem bem animicamente e de saúde. 

Faz tempo que escrevo os textos em simultâneo com a rede social Facebook mas hoje é em exclusivo para os seguidores do Blogue. 

Estamos em Novembro e já faz um frio de rachar, hoje estou a pensar se vou ao futebol ou fico em casa. O Sporting da Covilhã joga no Santos Pinto com o Lusitano de Évora para a taça de Portugal. 

Estou numa fase boa tanto a nível profissional como familiar mas com muita margem ainda para melhorar, seguir aquela máxima de tentar sempre nos suplantar para melhorarmos as relações com os outros. É em nós que muitas vezes está a chave para abrir portas, para sermos solução onde existirem problemas.

A Ana felizmente está melhor de saúde, sofre do Sintoma de intestino irritável, doença que apesar de não ser grave causa complicações diárias como o caso da diarreia e algumas dores abdominais. O Fábio está a treinar os infantis da Associação Desportiva da Estação e faz um part time no MacDonalds Covilhã ao mesmo tempo que termina o curso de Desporto na Universidade da Beira Interior. 

E por hoje é tudo, vou dando noticias, não esquecendo que para o mês que vem faço o meu balanço do ano de 2025 e quem diria que já é quase Natal…

Um abraço  

McDonalds Covilhã


Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...