HISTÓRIAS

É difícil esquecer o local onde nasci, as brincadeiras na rua, no jardim com os seus lindos canteiros, os cheiros das estações…
Não esqueço as minhas idas a São Silvestre para brincar com os meus amigos na escola central, (nos tempos em que ainda era passagem pública). Saía de casa e para passar a passadeira que se situava em frente ao "Montiel", (esperava o sinal do policia sinaleiro) e só depois é que me ponha a correr até ao largo da capela S. Silvestre.
Naquele tempo o comércio era muito frequentado, na mercearia do Sr. Raúl Paiva muitas vezes lá fui buscar as compras que a minha mãe ou avó lá tinham encomendado, em frente ao jardim público estava a padaria com a D. São a atender os clientes sempre com muita simpatia e ainda na "minha rua" (Comendador Campos Melo) além do café dos meus pais ( Danúbio) paredes meias com o café Montanha que era a data proprietário o Sr. Laranjo, a Casa Diniz onde ainda conheci o pai do Sr. Manuel, o Sr. Santos da Livraria Nacional também uma prestigiada casa na altura, O Sr Zeca da Pinheira da Casa Zeca, o Sr. Pombo, O Sr. Paraíso, Casa Fael que felizmente ainda existe, O Sr. Mendes da Farmácia, Sr. Esteves, Sr. Gabinete,
Sr. Cardona e muitos outros, onde não posso esquecer o Orfeão da Covilhã que eu frequentei em aulas de piano e o Banco Lisboa e Açores agora Totta e lá no fundo o café Leitão. 
Ás 5h30 já se ouviam na rua os operários que iam para as imensas fábricas da Cidade, a mota do padeiro e meia hora depois o primeiro autocarro que vinha da Aldeia do Carvalho. 
A esta distância dá-me a impressão que as pessoas nessa altura (apesar de terem menos meios económicos que hoje) eram mais felizes. Como não existiam as tecnologias que há hoje, brincávamos mais à bola e outros jogos ao ar livre enquanto os adultos conversavam nos cafés onde se reuniam depois das refeições.
No Natal todos nos reuníamos em família, e alguns  saíam para a missa do galo na Igreja de São Francisco ou para a fogueira. 
Quando passo na rua sinto uma certa nostalgia e pena por ver tantos estabelecimentos encerrados que outrora fizeram sucesso mas continuará a ser a rua onde eu nasci, a "minha" rua…


Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...