NAZARÉ A MINHA PRAIA ADOTIVA

 Há muito, muito tempo parti da cidade da Covilhã para umas férias merecidas, estávamos no mês quente de Setembro de 1979. Naquela altura as aulas só começavam em Outubro e os preços para veraneantes eram mais baixos no último mês de Verão. 

 Nazaré era uma terra pacata onde muitos de nós Covilhanenses escolhíamos para passar uns dias e foi para aí que segui eu , minha mãe e minha avó, nesse ano resolvemos ir de comboio até ao Entroncamento, depois apanhamos uma camionete para Torres Novas e ainda outra de Torres Novas para a Nazaré. Chegados ao local logo umas Nazarenas das sete saias nos abordaram para ver se estávamos interessados em quartos e assim ficamos logo na primeira casa que arrendamos por uma semana. A Rua António Carvalho Laranjo ficava perto da praia, (era só desce-la), e da janela do meu quarto ouvia o som de um rádio com a música do Marco Paulo, mesmo por trás da casa  estava outro casal com os filhos também naturais da Covilhã. 

 De manhã ao acordar lá descia a rua em direção à praia, com a toalha na mão lá ia todo feliz para o areal, por vezes o mar estava bravo, houve até um dia que a agua chegou à Avenida da República, a marginal da Nazaré. Era fácil conhecer pessoas e jovens da minha idade era o que mais havia, perto da hora de almoço regressava a casa, pela rua o cheiro a sardinha era por demais , vinha dos restaurantes que as assavam no exterior dos mesmos. Geralmente comíamos em casa pois o Mercado Municipal não ficava longe mas sobretudo ao almoço optávamos por comer em restaurantes. Com a barriguinha servida deslocava-me à Praça Sousa Oliveira onde estava uma esplanada e um salão de jogos de máquinas de flippers para me entreter um pouco, estava também uma banca que vendia livros aos quadradinhos tipo Mundo de Aventuras, FBI, etc que eu comprava para ler no quarto. Por volta das quinze horas ia novamente para a praia na companhia da família.  A noite era aproveitada para passear pela Avenida da República, depois de irmos ao café  ia sozinho caminhar , ainda recordo a brisa do mar e o som das ondas em noites estreladas...que serenidade aquilo me dava , que paz de espirito...

 Quem passa férias na Nazaré ou quem vai apenas de passagem não pode deixar de visitar o sitio, lindo local onde se aprecia uma excelente paisagem, o transporte para lá chegar é um elevador que parece que nos leva ao céu. Ponto de referência o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e o miradouro.

 Cinco dias passavam depressa demais mas serviam na plenitude para o ano que estava pela frente, todo o tempo que passei nessa linda praia da Nazaré nunca irei esquecer , não só esse ano de 1979 mas outros mais que aí estive na minha infância e adolescência, senti tanto esses momentos que a passei a classificar como a minha praia adotiva. Há anos que lá não vou mas tenho vontade de lá voltar e rever essa boa gente, simples e humilde. Que Deus lhes dê muita vida e saúde.


Rua António Carvalho Laranjo

Postal ilustrado anos 70
Praça Sousa Oliveira


Mercado Municipal

Postal antigo





 

 

Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...