VIEMOS, SOMOS E VAMOS PARA O NADA

Viemos do nada, somos nada e vamos para o nada. Para quê tanta arrogância e sobranceria?

Feliz Sábado para todos vós, habitantes do meu pequeno mundo😉


OS CARTEIROS

Rabiscos noturnos

OS CARTEIROS

Quem não se recorda de ver esta digna profissão entregar as cartas sempre a horas estivesse sol ou chuva? Conheciam os nomes de todos e ainda ficavam minutos a ler as cartas de quem não sabia ler. 
Quantas vezes não os abordávamos em plena rua a procurar se levavam algo para nós e com um sorriso nos diziam " hoje não levo nenhuma carta para vocês". 
Em tempo o carteiro era mais que uma profissão, era um amigo e nunca se enganava na correspondência que transportava. Em muitas aldeias era o homem que entregava as boas e as más notícias e tinha sempre uma palavra amiga para quem vivia só.
Infelizmente hoje os carteiros são mudados como quem muda de camisa, nunca chegam a estar muito tempo e muitas vezes quando damos conta já anda outro a distribuir... por esse motivo nem chegam a conhecer as pessoas, enganam-se nas direções e  quando existem encomendas nem chegam a tocar às campainhas(!?), mas atenção a culpa não é deles mas sim de quem lhes dá contrato a prazo não os deixando "aquecer o lugar". Estes homens e mulheres deviam ter um contrato efetivo para assim como antigamente termos carteiros de proximidade e um serviço de qualidade.
Assim queiram os que damos o nosso voto e a quem pagamos os nossos impostos



NEM TODOS OS DIAS SÃO IGUAIS

Nada melhor que começar um dia com empenho e determinação, sabemos que nem todos os dias são iguais, só no fim saberemos se foi positivo ou não🍀
Boa noite!🌙



O 25 DE ABRIL 48 ANOS DEPOIS

 Bom dia amigos e seguidores deste blogue.

 Quando se deu o 25 de Abril de 1974 eu tinha onze anos mas tenho muitas memórias desses onze anos que vivi em ditadura.

 Para uma criança é difícil a perceção do que se está a passar. 

 Vivi uma infância onde felizmente nunca me faltou comida em casa e tive as brincadeiras normais da época. A minha instrução primária foi na escola da D. Gabriela Seco, escola particular que ficava perto de minha casa e com turmas mistas ao contrário das públicas que separavam os meninos das meninas. Como em quase todas as salas de aulas na altura tínhamos o crucifixo na parede o que achava normalíssimo visto sermos um país católico. Na rua nunca me apercebi de movimentações que achasse viver numa ditadura, numa cidade de província como a Covilhã tudo se passava normalmente, os pais iam para o trabalho, as mães ficavam em casa e na maior parte dos casos com os avós. No meu caso o meu pai era proprietário de um café onde além dele trabalhava a minha avó e minha mãe e eu passava muito tempo entre a casa (morava por cima) e o café, onde entravam clientes habituais, muitos eram lojistas, outros malta jovem, muitos operários e todos se respeitavam mutuamente excetuando quando algum bebia um copo a mais.

Foi quando entrei para o ciclo preparatório que me apercebi de algo errado ao ficar numa turma só de rapazes, estranhei mas entranhei... 

 A única coisa que achei mais fora do normal foi quando o meu irmão mais velho teve de ir para Angola lutar pelo que diziam ser nosso. Em casa ficou tudo destroçado, sim porque infelizmente chegavam à cidade soldados mortos onde se fazia o funeral no cemitério da cidade com salva de tiros e esse barulho nunca me saiu da cabeça. Felizmente meu irmão veio são e salvo mas regressou devido ao 25 de Abril ter-se dado  uns meses antes. 

 Na véspera da revolução tive um dia normal, levantei, aulas, brincadeira no jardim e casa. Não tenho noção se de noite houve alguma movimentação em minha casa pois no tempo da ditadura existiam reuniões da oposição ao regime na cave do café, claro que só vim descobrir após o 25 de Abril. Na cidade as reuniões clandestinas eram na cave do café Danúbio e no café do João Leitão entre outros locais.

 Já no dia só me apercebi da revolução quando cheguei das aulas e tudo escutava as rádios atentamente, depois é o que se sabe a euforia, o fim da ditadura o viver em liberdade.

 Nunca vi tanta gente na rua como no primeiro de Maio de 1974, acho que nem nunca irei ver, um mar de gente a dar vivas à liberdade. 

 Hoje passados 48 anos (como o tempo passa!) Portugal e o mundo mudaram , umas coisas para melhor outras para pior, mas temos o poder de decidir em liberdade e se existe uma coisa que me fez sempre defender o 25 de Abril foi o fim da guerra do ultramar onde se lutava por algo que não fazia sentido como hoje não faz sentido a invasão dos Russos à Ucrânia. 

25 de Abril sempre!



AS NOSSAS FORÇAS INTERIORES E EXTERIORES

Existem dias que não estamos tão bem o que é normal, o nosso corpo não é de ferro nem à prova de emoções mas existe o que chamamos força interior que nos leva a fazer o impossível e também a força exterior que ajuda para quem acredita, essa força se chama fé.🍀

Feliz sábado para todos vós amigos do meu pequeno mundo😉



VIVER É MAIS QUE EXISTIR

Quando estamos bem interiormente nada de nada nos apoquenta.🍀
Caminhamos com quem nos faz bem e irradia sol todo o dia e afastamo-nos de pessoas cinzentas e de mal com a vida que só atraem energias negativas.🍀 Viver é mais que existir mas se pudermos viver com qualidade melhor para nós e para quem nos rodeia🍀
Boa noite amigos do meu pequeno mundo🌙



NOSTALGIA COMO TERAPIA

A nostalgia pode ser uma boa terapia. Quando temos boas recordações é como se revivêssemos tudo outra vez. Os bons momentos de hoje serão recordados amanhã

Feliz inicio de semana para todos nós😉




ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!

ALELUIA!ALELUIA!ALELUIA!

Páscoa é recomeço e renovação
Feliz Páscoa para todos os amigos e conhecidos deste meu pequeno mundo💖



MORREU POR TODOS NÓS

Ele morreu por todos nós.
Ele acreditava num mundo mais pacifico, justo, solidário, igualitário.
Se nem ele agradou a todos ao ponto de o odiarem e matarem como podemos nós acreditar que isso nos aconteça?
Feliz dia de sexta feira santa com muita reflexão para todos nós.



PÁSCOA NA CIDADE DA COVILHÃ

 Em criança esperava ansiosamente pelas férias da Páscoa. 

 Na minha cidade (Covilhã) e no Concelho o feriado era comemorado na segunda feira  quando o compasso saía pelas quintas e aldeias, antes porém havia a procissão do Senhor dos Passos e  do enterro do Senhor, sempre com muita participação  popular e das mais lindas do país. O que eu pedia a Deus que nesses dias não chovesse para que as procissões se pudessem realizar tal era o meu gosto e devoção pelas mesmas. 

 Nos anos 70 e 80 chegavam-se a contar os anjinhos que eram às dezenas, o andor do Senhor dos Passos, Nossa Senhora, jesus na urna (sexta feira santa), bandas da Covilhã e Aldeia do Carvalho, os escuteiros, a policia, os bombeiros, os senhores padres das dioceses, os representantes da câmara municipal e Santa casa da Misericórdia, e centenas de pessoas a acompanhar, eram assim as procissões na cidade sempre com muita devoção e respeito.

 Uma curiosidade como sócio do Sporting da Covilhã é que quase sempre a procissão dos passos coincidia com um jogo em casa.  

 Hoje em dia as procissões são muito menos participadas, o trajeto mais pequeno e vai-se perdendo aquela devoção que outrora extravasava do interior da gente. As pessoas gozam o feriado na sexta feira visto que também o compasso Pascal deixou de existir com exceção de uma ou outra aldeia.

 Na cidade o Padre ia de casa em casa e cá fora a multidão esperava pela chuva de rebuçados e tostões enviados pelas janelas.

 Apesar de tudo a fé mantem-se viva nas pessoas apesar do findar das tradições. 

 E este domingo lá teremos o cabrito na mesa e as amêndoas que nunca podem faltar. 

 Boa Páscoa a todos!

 Abraço. 






 

VIVE PARA AGRADAR A TI E NÃO AOS OUTROS

Nas vitórias todos te aclamam, nas derrotas todos te abandonam. Vive para agradar a ti próprio e não aos outros.
Feliz dia de quarta feira para todos nós😉



ABRIL AGUAS MIL

Diz o ditado e muito bem "Abril aguas mil". Abençoada chuva que só faz bem às colheitas e é um bem essencial para o Homem.

Feliz dia de terça feira para todos nós😉


TODOS OS OBJETIVOS EXIGEM SACRIFÍCIOS

Todos os objetivos exigem sacrifícios, nenhum prédio é edificado sem tijolo e cimento.
Feliz dia de segunda feira para todos vós, habitantes do meu pequeno mundo🌹


DOMINGO DE RAMOS À ANTIGA

 Boa tarde amigos e seguidores deste meu blogue.

 Hoje foi um domingo à antiga. 

 Levantei-me cedo pelas 07:30h,  fiz a minha higiene pessoal, as minhas publicações diárias nas páginas do Facebook, preparei-me e fui apanhar o autocarro das 09:00h para a Covilhã. Saí em São João de Malta, bebi um cafézinho no Balcão bar e depois dirigi-me ao banco Montepio para levantar dinheiro. Devagar segui por ruas e ruelas até ao estádio Santos Pinto onde fui ver o jogo de futebol entre o Covilhã e a Académica. No trajeto para o estádio tirei várias fotografias que irão ser publicadas na minha página do Facebook "Locais da minha Vida". 

 Hoje o estádio estava cheio pois nem os sócios nem os adeptos pagavam, o jogo era  muito importante para o Covilhã sair dos lugares de despromoção. Já no estádio tirei várias fotos para o meu álbum Sporting Clube da Covilhã, e por coincidência o "meu" Fábio sentou-se ao meu lado pois ele foi com um amigo. Depois de uma primeira parte mal jogada pelos serranos melhoraram bastante na segunda e venceram a "Briosa" por dois a zero. 

 Vim devagar para baixo pois já tinha decidido ir comer um arroz à Valenciana ao "Monumental" do meu amigo José e em boa hora o fiz pois fui muito bem servido. Os rapazes quiseram ir almoçar ao "Serra Shopping" e ainda tiveram de descer mais.

 Às 14:30h era a hora do autocarro na garagem de São João e assim fiz, vim de volta a casa. 

 Amanhã são as férias de Páscoa dos alunos mas nós lá temos de estar a marcar presença. 

 Resto de bom domingo de Ramos 

Abraço. 



 

OS SÁBADOS DE OUTRORA

Dei por mim a lembrar os sábados em que tinha aulas de manhã
📚 as idas à praça da Covilhã sempre muito movimentada 🍓 os episódios do Verão Azul e da Heidi  📺 as tardes de brincadeira no jardim público⚽ as noites serenas de Abril 🌛
Feliz sábado amigos do meu pequeno mundo🌍



ENTENDER A DOR DOS OUTROS

É verdade que ninguém sente a dor do outro mas entendê-la ajuda muito, acreditem

Feliz dia de sexta feira para todos vós, habitantes do meu pequeno mundo🌹


SÓ VIVEMOS UMA VEZ

O tempo passa por nós a uma velocidade tal que quando nos apercebemos no que ficou para trás nem queremos acreditar. Vive o momento que só vivemos uma vez.
Bom dia de quinta feira para todos nós🌹


NINGUÉM ENSINA A SER FORTE

Ninguém nos ensinou a ser fortes mas a vida encarregou-se disso.
Feliz dia de terça feira para todos nós🌹


14 ANOS DE BLOGUE VERÃO AZUL

 E assim se passaram 14 anos... 🎂

 Muito antes de ter conta no Facebook e Instagram, sem computador pessoal, eis que me meti numa aventura de criar um Blogue, e assim todos os dias desse mês de Abril de 2008 lá comecei a escrever as primeiras mensagens num computador da biblioteca escolar do meu local de trabalho.

 Aqui ficou registada a minha luta contra o tabagismo (que acabei por sair vitorioso) desde Janeiro de 2012, a minha principal causa do aparecimento deste blogue.

 Depois de 2010 e já com computador em casa fui escrevendo os meus pensamentos, algumas mensagens pessoais, outras de entretenimento e assim fui dando vida ao Blogue nestes catorze anos. 

 Agradeço a todos os que me seguem e prometo que sempre que poder aqui escreverei novas mensagens. 

 Abraço de



ABRIL, MÊS DOS CRAVOS🌹

 Bom dia caros seguidores deste blogue:

 Chegou o mês de Abril, mês dos cravos, dos dias maiores, das tardes mais quentes, da renovação. 

 Vocês devem questionar-se porque falo tanto em renovação mas quem segue este blogue e também as minhas publicações no Facebook sabem bem ao que me refiro. Já que mais não seja a própria Páscoa é Renovação, a Primavera é Renovação e todos nós podemos nos renovar todos os dias em todas as estações do ano, basta querer e estar motivado. 

Duas das minhas grandes renovações pessoais foram feitas no Inverno mas deram frutos. Como costumo dizer basta querer e depois uma boa dose de força de vontade e vamos em busca de mudar o mundo, sim!... mudando o nosso interior tudo muda à nossa volta. 

 Hoje fico a descansar depois de uma semana de trabalho um pouco mais dura que o habitual mas amanhã vou até ao ar puro da natureza ou seja até à quinta na serra de Orjais.

 Um bom fim de semana, abraço. 



Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...