COVILHÃ CIDADE OPERÁRIA

🌼Nos idos anos 60' e 70' a cidade da Covilhã era uma cidade que tinha na indústria de lanifícios a sua maior riqueza. Uma grande maioria de trabalhadores eram da cidade e oriundos das freguesias próximas, não havia família que não tivesse um operário.
Tal era a quantidade de fábricas que os operários podiam sair de uma e entrar noutra muitas vezes por mais 1 escudo do que o que estavam a ganhar. As mulheres eram em menor número mas a muitas eram entregues os cortes para trabalharem em casa muitas vezes à luz do candeeiro a petróleo noite dentro.

🍂Fizesse sol, chuva, vento, frio os operários muitas vezes andavam quilómetros para chegar ao local de trabalho. As famílias nesse tempo eram numerosas e viviam em condições precárias, cuidavam dos filhos até irem para a escola e dos seus velhos até à morte, havia muita falta de recursos, muitas casas nem eletricidade tinham e eram as velhinhas braseiras a carvão que aqueciam os lares, muitos miúdos iam para a escola já depois de trabalharem no campo era assim a vida dura na província.
Com tanta restrição existia uma coisa, todos se uniam e todos tentavam dar o melhor para a casa, os mais velhos tratavam dos mais novos e muitas vezes o que faltava em bens sobrava em amor apesar da educação dos pais nesse tempo ser mais rígida, uma mãe ou um pai não abandonava a sua "cria". Tempos difíceis mas tudo se superava e por serem tempos difíceis é que festas como o Natal tinham mais valor, os mais velhos sabem ao que me refiro.

🍂Nesse tempo é que era bom? Não!... mas é o que havia, hoje vive-se melhor sem dúvida mas com muitos medos, com muita falta de disciplina, perdendo-se valores. É nos jovens de hoje que temos de manter a esperança porque todos sabemos que existem bons jovens nas diversas áreas mas também sabemos que têm um caminho duro pela frente.

🍂Fiquei deveras chocado por saber que no meu país se tira um filho a uma mãe apenas porque a casa não tem condições. Quantas casas no tempo dos nossos pais e avós não tinham condições e todos se criavam? muitas vezes sem luz sem agua e arranjavam-se soluções.
É revoltante tirar um filho a uma mãe apenas porque se está nos gabinetes a decidir sem se andar no terreno. Deem condições às pessoas em vez de tirar crianças aos pais. Muito se trabalha hoje nos gabinetes a ganharem ordenados chorudos para se tomarem decisões desumana neste e noutros casos. Tantas assistentes sociais, tantos psicólogos e depois decisões de bradar aos céus.

🍂Hoje vivemos melhor é certo, somos livres de escrever e falar é certo… e os Valores? e a solidariedade? e o amor pelo próximo?

Bom dia para todos nós🍀

A foto é da Covilhã antiga trabalhada pelo amigo Alfredo.



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...