LAÇOS DE FAMÍLIA

 🌼Hoje em dia ainda antes de Dezembro já se começa a ouvir falar no Natal mas há uns anos atrás o Natal só começava a ser preparado depois do dia da mãe que era a 8 de Dezembro, e por falar em dia da Mãe dizer que não teve piada nenhuma terem trocado a data, mas já está, já está e não se fala mais nisso.

🎄Os preparativos começavam sempre por se ir buscar um pinheiro e musgo para fazer o presépio. Havia figuras muito lindas para colocar, destaco os pastores com as ovelhas, os músicos, as lavadeiras, castelo, rei, moinhos e as principais com Nossa Senhora, São José, reis magos, anjo, os animais e claro está o protagonista menino Jesus. Estas figurinhas compravam-se na "Praça" da minha cidade, Covilhã.

🎄Na época quem tinha iluminação contentava-se a decorar a arvore só com uma cor pois esses sistemas de luzes coloridas só apareceram muitos anos mais tarde. A meia sim já fazia parte do presépio.
Nas ruas da cidade a iluminação era muito precária mas não menos bonita e tínhamos uma coisa que faz anos não acontece, nevar no dia de Natal.
As sombrinhas de Natal da Regina eram muito vendidas e os bolos rei também com seus brindes e fava.

🎄Outro evento pelo que as famílias ansiavam era pela transmissão do Natal dos Hospitais que a par do Festival da Canção eram os programas mais vistos do ano.
Quando dava a meia noite muita gente ia à missa do galo.

🎄O consumo não era muito mas as famílias festejavam na mesa o nascimento de Jesus com alegria.
Vivia-se com o que se tinha mas tudo se reunia na mesa e é por isso que ainda hoje muita gente que se recorda tem saudades desse tempo, não da pobreza, mas da riqueza de estarmos juntos.
E apesar de custar muito o que vou dizer a uns tantos vou dizer na mesma que com pouco eramos felizes porque a maior riqueza não está nos bens materiais mas sim nos laços de família e na amizade genuína.

Boa noite e bom descanso para todos nós🍀

(Foto da cidade da Covilhã trabalhada pelo amigo Alfredo)



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...