IMACULADA CONCEIÇÃO

🌼Imaculada Conceição nos meus tempos de criança Dia da Mãe. Simplesmente porque a conferência Episcopal portuguesa solicitou a alteração para dissociar as duas comemorações e evitar que o Dia da Mãe ofuscasse a solenidade religiosa da Imaculada Conceição. Nunca concordei com isso mas também não beliscou minimamente a minha fé que não está dependente dos dias nem dos meses.

🍂Na altura que andava na escola primária da Dona Gabriela Seco lembro-me de fazer uns presentinhos para oferecer a minha mãe, e nunca esqueci estes versos "Com três letrinhas apenas se escreve a palavra mãe, é das palavras pequenas a maior que o mundo tem".
Também era o aniversário da minha avó Maria da Conceição.

🍂Este feriado teve outro dissabor quando foi suspenso pelo governo de Passos Coelho entre 2013 e 2015 causando uma certa revolta no povo católico.

🍂A celebração está profundamente ligada à história de Portugal. Em 1646, D. João IV, o primeiro rei da dinastia de Bragança, aclamou Nossa Senhora da Conceição como a Rainha e Padroeira de Portugal, oferecendo-lhe a coroa real em agradecimento pela restauração da independência do país face ao domínio espanhol.
     Para a Igreja Católica, a data celebra a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, que, segundo o dogma católico, foi concebida sem a mancha do pecado original.
Feliz dia da Imaculada Conceição para todos nós🍀



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...