NASCIMENTO DE JESUS

🌼Ainda o sitio onde se localiza a Covilhã era um povoado romano ou mesmo uma fortaleza romana e lá longe em Belém… 

🎄Quando José e Maria chegaram a Belém a cidade estava cheia devido ao censo, não encontrando lugar nas hospedarias (estábulos ou quarto de hóspedes).
Foram forçados a abrigar-se num local onde se guardavam animais. Foi lá que Maria deu à luz Jesus. Como não havia berço, ela envolveu o bebé em panos e deitou-o numa manjedoura (um cocho onde se colocava a comida para os animais).

🎄O Anjo que anteriormente tinha anunciado Jesus a Maria apareceu a uns pastores que vigiavam os seus rebanhos nos campos próximos sendo eles os primeiros a adorar Jesus.
Mais tarde os "Magos do oriente" seguiram uma estrela que os levou a Jesus, eles levaram presentes simbólicos e valiosos: ouro, incenso e mirra.

🎄E assim nasceu o rei dos reis que nasceu humilde e foi anunciado primeiro aos humildes pastores e devido ao nascimento do Rei hoje comemora-se o Natal no reino cristão.
Sejamos humildes como humilde foi Jesus.

🎄Cá longe no que hoje é a Covilhã... 
    A região estava sob o domínio do Império Romano, e o local da Covilhã, devido à sua localização estratégica na encosta da Serra da Estrela, era conhecido como uma fortificação, possivelmente chamada Cava Juliana ou Silia Hermínia.
   A presença humana na área data de tempos pré-históricos, com os Lusitanos a utilizarem a área para pastoreio. A ocupação romana implicaria a existência de alguma infraestrutura militar ou civil, embora ainda não fosse a cidade ou vila com foral que se tornaria séculos depois.
   A Covilhã daquela época era uma povoação com importância estratégica de defesa, mas o seu grande  desenvolvimento como centro urbano e, mais tarde, como centro da indústria de lanifícios, ocorreu muito mais tarde, principalmente a partir da Idade Média, após a sua reconquista aos Mouros e a concessão do primeiro foral em 1186.
   A Covilhã é uma cidade maioritariamente Cristã.

Boas Festas🎄



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...