OS VERÕES DA MINHA INFÂNCIA


🌿Bastava um raio de sol entrar pela janela do quarto para me levantar que nem uma mola, vestir, lavar, comer um pão com manteiga e sair porta fora rumo à liberdade.

🌿No jardim público da cidade da Covilhã jogava aos castelos, à bola, às escondidas, apanhadas, e tantas outras coisas com os meus amigos de São Xico, alcunha para a minha freguesia de são Francisco ainda por cima tínhamos um parque infantil que mais parecia um mini parque de diversões (escorrega, baloiços, cavalinhos, barquinha)…

🌿Muitas das vezes lá ia toalha debaixo do braço rumo aos Penedos Altos para a piscina onde a diversão estava mais que garantida. A piscina dividia-se em três partes; um tanque para os mais pequeninos, um tanque médio e um tanque para adultos onde se chegaram a fazer competições a nível nacional, existia um bar com esplanada na parte superior e um bar de apoio aos banhistas. De realçar que nesta piscina o sol estava presente desde o nascer até ao pôr.

🌿Outro sitio popular das brincadeiras foi o largo de São Silvestre e a escola Central onde muitas peripécias e aventuras se passaram com os meus amigos daquele local.
    Naquela altura a parte baixa da cidade era o Bairro da Estação, estávamos muito longe de imaginar a expansão da cidade que se ia dar duas décadas depois.
   O centro da cidade (pelourinho) com a placa oval e o eterno café Montalto era uma autêntica sala de visitas, se somarmos o não menos nobre café Central, o edifício da Caixa, dos Correios, Câmara Municipal, o imponente Teatro Cine, o Montiel e a Lisbonense, a praça com dois andares mais as "tendas" no terraço, pode-se dizer que o nosso Pelourinho rivalizava com os melhores centros do país e até da Europa.

🌿Hoje os tempos são outros, as tecnologias são outras e por certo as novas gerações vivem a vida há maneira deles e um dia também eles irão recordar a sua infância, o importante mesmo é aproveitar a vida como ela é, tirar o melhor partido dela, fosse ontem seja hoje ou amanhã.

  🌞O Sol, fonte de energia continuará a dar brilho para todo o sempre.

  Bom dia para todos nós🍀

Piscina dos Penedos Altos

Jardim Público da Covilhã - anos 80



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...