A ZONA HISTÓRICA DA CIDADE DA COVILHÃ

🌼Quando eu era adolescente gostava de estar deitado na cama e ouvir a chuva cair lá fora, ainda hoje gosto, mas a sensação é diferente, já não consigo estar na cama para além das oito horas. As vivências da nossa infância sempre parecem melhores do que nos dias de hoje, isso é nostalgia.

🌻Nos anos 80 o centro da cidade da Covilhã era vida, muitos automóveis, muitas pessoas, muito de tudo...existia um gradeamento em redor das confeitarias Lisbonense e MONTIEL onde muitos cidadãos se encostavam a ver passar "a banda", ou simplesmente para por a conversa em dia. As senhoras iam em grande número à praça e não faltava a figura típica do policia sinaleiro. Um pouco mais acima o inesquecível café MONTALTO e o imponente Teatro Cine da Covilhã onde muitos filmes e espetáculos se viram com grande comodidade para a época.
Seria injusto não lembrar aqui o Leal dos jornais outra das figuras da nossa praça.
Todo o comércio das ruas adjacentes do centro tinha clientes, tudo se vendia, tudo se comprava, aos sábados de manhã era um corrupio de gente que se movimentava em todas as direções com realce para a zona da Praça, onde saíam e chegavam as camionetes com destino a vários locais da cidade e Aldeia do Carvalho.

🌼Logo pela manhã cedo lá estava para atender com cordialidade o Sr. José da "Lisbonense", Homem muito afável e educado. Ao lado a papelaria "Ideal da Beira", os engraxadores e uma agência de viagens.
Pode ser nostalgia ou não, mas a meu ver hoje o centro da cidade está modificado para pior, ou mesmo muito pior...o comércio de outrora "morreu", as pessoas desapareceram do coração da cidade, os bairros da Biquinha e Municipal parecem ilhas, sem comércio, sem indústria, sem nadinha e não fossem os estudantes Universitários e o marasmo era total.

🌻É verdade que a cidade cresceu para Sul, com novas avenidas, grandes superfícies comerciais, zonas verdes, novos bairros habitacionais, Hospital e em resumo uma nova cidade se instalou.

🌼Hoje o centro histórico é toda a zona alta da cidade e podia ser bem aproveitada para desenvolver o turismo, é lá que estão os monumentos e as velhinhas ruínas de fábricas que um dia fizeram da Covilhã a Manchester do País. Era bom que fizessem da zona histórica um local que os Covilhanenses se pudessem orgulhar.

🌻E deitado na cama a ouvir as bátegas de chuva bater no parapeito da janela eu idealizo que a Covilhã tem todas as condições para ser uma grande cidade das Beiras e do país.
Assim os nossos representantes queiram.

Bom dia para todos nós🍀



DOS BEIJINHOS E COLARES DE PINHÕES AOS CARROS DE ROLAMENTOS

🌼Hoje o consumismo é tanto que não se dá o devido valor às coisas, até dá a impressão que não se custa a ganhar💰

🌻Nos anos 70'e 80' umas gramas de "beijinhos" ou "línguas de gato" faziam as delicias dos mais novos. Lembro-me quando ia à Praça com minha mãe pedia-lhe sempre que me comprasse um colar de pinhões, quando acedia neste desejo eu ficava todo contente. Outra coisa que me vem à memória , (mais por alturas da Páscoa), eram as "Santinhas de açúcar".
E quem nunca barrou as bolachas Maria com manteiga? Hoje as Oreo coravam de vergonha 😊

🌼Vamos lá ver quem se recorda desta, lembram-se de um senhor vender "caravelas"? ou cataventos? quando não havia vento soprávamos naquilo e lá andava à roda😋
Em Julho pela feira de São Tiago, se nos portássemos bem lá ganhávamos um brinquedo de latão ou peças de cozinha em miniatura para as meninas, ou ainda uma pistola de fulminantes para brincar na rua aos Índios e aos cowboys.

🌻Hoje não sabem o que era a adrenalina de brincar na rua, uma das que dava mais "pica" era tocar as campainhas e fugir😀
E já tínhamos Walkie-Talkies, mas eram feitos com dois copos de plástico e um cordão, e também tínhamos carro mas eram de rolamentos e fazíamos grandes corridas na descida da Avenida Frei Heitor Pinto.
Ai, ai… esta malta não sabe o que ara adrenalina mesmo, e quando chegávamos com as calças rotas a casa é que era o bom e o bonito.

🌼Hoje em dia queremos dar o melhor para os nossos filhos e netos, eu falo por mim, muito daquilo que não tive fiz questão de dar, mas não podemos esquecer que dar presentes por si só não chega, temos de estar presentes fisicamente na vida deles, tentar passar o máximo tempo possível com eles pois a melhor prenda é o amor que lhes podemos dar💗
A vida é curta demais para ser desperdiçada apenas em valores materiais, é nos verdadeiros valores da vida que nos devemos focar, e eles crescem tão depressa que depois não há volta a dar.

Sejamos para os nossos jovens os jovens que gostávamos de ter sido.

Bom dia para todos nós 🍀







A CHEGADA DO ROQUE SANTEIRO À COVILHÃ

A chegada do "Roque Santeiro à Covilhã"

🌼Em Junho 1988 chegava à cidade da Covilhã a estátua de Pêro da Covilhã (na foto) para assinalar as comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, monumento que foi inaugurado dia 9 de Junho pelo Presidente da República Dr. Mário Soares.

⛲Acontece que um tempo antes deu na RTP uma novela chamada "Roque Santeiro". A história de ‘Roque Santeiro’ girava à volta do mito de um jovem escultor (Roque Santeiro) que se tornou santo depois de ter morrido para defender a sua cidade. No entanto, o jovem não estava afinal morto e, 17 anos depois, quis voltar à sua cidade e acabar com o mito e o negócio que havia sido criado com a sua suposta morte.

⛲No meio da história da novela foi erguida uma estátua em honra do Roque Santeiro e os Covilhanenses relacionaram a estátua do Pêro da Covilhã com a do Roque Santeiro e durante una anos cada vez que passavam ao Pelourinho diziam -"olha o Roque Santeiro" 😀

⛲O monumento de Pêro da Covilhã da autoria do escultor Francisco Simões e do arquiteto Fernando Pinto da Sousa, tem 4,67 metros de altura e 1,12 metros de largura. Esculpida em granito, a estátua foi inaugurada em conjunto com o arranjo urbanístico do Pelourinho, composto por uma imagem no pavimento a representar três continentes: Europa, Ásia e África, o itinerário da viagem de Pêro da Covilhã, as armas de D. João II, patrono da expedição, e uma rosa-dos-ventos símbolo da viagem e da sua orientação. Fazia também parte da empreitada uma fonte com água, símbolo dos mares a percorrer. A peça escultórica foi encomendada no âmbito das comemorações dos 500 anos da histórica viagem de Pêro da Covilhã, que se presume ter nascido na cidade e partido para a Abissínia em 7 de Maio de 1487.

⛲Esse Centro da cidade foi quanto a mim dos mais lindos que a Covilhã já teve, além da estátua, tinha um mapa, um pequeno lago em redor , bancos de pedra, árvores e a fazer de rotunda uma fonte com repuxo de agua.
O Mobiliário urbano era com publicidade, e frente à Caixa Geral de Depósitos estava o quiosque café/bar "O Verdinho".
Em 2000/2001 o Pelourinho voltaria a ser destruído para construírem os silos e à superfície construíram o conjunto arquitetónico que permaneceu até aos das de hoje.

⛲De qualquer maneira ninguém que tivesse assistido se vai esquecer da chegada do Pêro da Covilhã que um dia foi o Roque Santeiro.

Bom dia para todos nós🍀



O CICLO PREPARATÓRIO

🌼Já aqui falei no manual de Francês "Je Commence", nessa época vivia-se os últimos anos do Estado Novo.

🍒O ciclo Preparatório da Covilhã situava-se na Rua dos Combatentes da Grande guerra, paredes meias com o anexo que ficava no jardim público.
O edifício sede era dividido pelo pátio das raparigas, piso superior com terraço, e pelo pátio dos rapazes, piso térreo onde ficava o pequeno pavilhão de Educação Física, onde tive aulas com o saudoso professor Guilherme.
No pátio dos rapazes onde se arranjava espaço para dar uns toques na bola, existiam umas escadas que pensávamos nós que eram acesso a umas catacumbas mas que mais não era do que a sala de educação musical.

🍒Como já repararam os rapazes e raparigas estavam separados e com fortes medidas de segurança, nunca me atrevi a espiar o "paraíso" das meninas pois os contínuos da altura (Joaquim e Manuel) estavam sempre à espreita. Mas no fim das aulas lá conseguíamos um tempo para um pouco de diversão no jardim que muitas vezes dava em namorico, daqueles de dois dias com pedidos de namoro numa folha do caderno diário e com resposta na mesma folha😀

🍒As aulas de educação física também eram lecionadas no jardim, correndo em volta do alcatrão, os rapazes todos de branco e as raparigas calção-saia azul. No ginásio jogávamos basquetebol mais o plinto, o cavalo, o banco sueco e as espaldares fixas às paredes. O salto de cavalo para mim era do pior, estava sempre à espera de ir ao chão😂

🍒No anexo do Ciclo tínhamos aulas e também os Trabalhos
Manuais, professor Isaac lembram-se? quem é da minha geração deve-se lembrar mais que bem,😔 trabalhos em Madeira, metal, cortiça e olaria, era a matéria que se dava nessa disciplina.
No mesmo anexo eram as aulas de desenho com a professora Ivone, também cheguei a ter o professor Cruz. O uso do compasso, do esquadro, da régua de 50 cm e do tira-linhas era obrigatório para aprender traçados, mediatrizes e polígonos regulares.

🍒Outras aulas obrigatórias, além de música que já aqui falei, era a de Religião Moral que foram lecionadas pelo saudoso padre Pita.

🌹No 2º ano do Ciclo Preparatório dá-se a revolução dos cravos e com isso as turmas mistas (rapazes e raparigas) puderam conviver em sã alegria e confraternização, acabaram os fardamentos obrigatórios, deixaram de existir retratos de Salazar nas paredes e acabou a figura do reitor nomeado pelo governo. As vigilâncias rígidas deixaram de existir.
No ano seguinte entrei para o Liceu Nacional da Covilhã (Escola Frei Heitor Pinto).
Em 1979 o Ciclo Preparatório deixava esse local para se instalar provisoriamente nos Pavilhões da FAEC até se mudar definitivamente para o local onde hoje se encontra.

🌹A vida de estudante continuava e a Democracia em Portugal também aprendia os seus primeiros passos em liberdade…

Bom dia para todos nós 🍀






BODAS DE LOUÇA

🌼Alguém disse que hoje são as bodas de Louça (simbolizando a beleza, resistência e a necessidade de cuidado contínuo no relacionamento, pois a louça, embora frágil, pode durar gerações se bem cuidada, assim como um casamento forte que superou desafios e se mantém unido com carinho e companheirismo ao longo de duas décadas).
Pois como a louça cá vamos retirando alguns espinhos e ultrapassando algumas dificuldades da vida que sempre vão surgindo.
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, cá vamos estando juntos nestes 22 anos em comum.
Venham outros 22!

Bom dia para todos nós🍀



NUNCA SE É VELHO PARA MORRER

🌼Uma das coisas que eu aprendi é nunca desistir na primeira tentativa, devemos insistir sempre porque só insistindo conseguimos alcançar os objetivos.

Nunca somos velhos demais para aprender, nossos sonhos não são limitados, o foco está ali, então é para ali que eu quero ir.
Não importa que tenhas 50, 60, 70, 80 ou mais anos, em corpo envelhecido o que conta é a mente e sabemos que existem mentes jovens em corpos velhos.

Fundamental que a saúde permita certas atividades mas para uma melhor qualidade de saúde devemos afastar alguns hábitos que fazem mal. Por exemplo eu parei de fumar fez 14 anos no dia 9, ao fazê-lo contribui para uma vida mais saudável , para mim e para quem me rodeia.
Mudando um simples hábito podemos alterar a nossa vida por completo e as relações com a família, colegas e amigos.

Achas que és velho@ demais para jogar à macaca? jogar futebol? cantar em público? nada disso! a velhice não precisa de ser vivida como um drama até porque agora com as novas tecnologias podemos dar azo à imaginação.

Nunca se é demasiado velho para crescer, nem nunca se é demasiado velho para morrer.
Cuida-te, arranja-te e parte à procura do tempo perdido
 
Feliz domingo para todos nós🍀



TUDO PASSARÁ

 🌼Ontem a neve visitou-nos, não foi daqueles grandes nevões mas pelo menos fez uma aparição. Este Inverno tem sido dos mais frios dos últimos anos, mas pronto é Inverno😂

  Preparado para ver via computador ao jogo da Liga 3 entre o Amora e o Sporting Clube da Covilhã. São imperiosos os pontos para que ainda se consiga manter o clube na Liga 3. Nesta quarta feira foi eleita uma comissão de gestão presidida pelo Dr. Carlos Casteleiro. 

 Hoje coloco uma música intemporal de Nelson Ned, Tudo Passará. 

 Boa tarde, bom fim de semana!🍀




A CARTA


🌼Está frio e começa a nevar na cidade da Covilhã, já à muitos anos que não neva bem na cidade, será desta?
Vou contar-lhes uma história passada num Verão quente para ver se o clima aquece.

Agosto de 1983
Estava uma noite quente e precisava de sair, apanhar ar fresco que vinha da serra, nessa manhã tinha recebido uma carta inesperada e um passeio a solo fazia-me bem.
Saí de minha casa na rua Comendador Campos Melo, paredes-meias com a Casa Diniz, Casa Zeca e Livraria Nacional do Senhor Santos e Dona Luísa, (Deus os tenha em paz e descanso), subi as "escadas do Fael" e subi pela Rua Rui Faleiro, fazia sempre uma paragem nas montras do Ferrão (foto) e da Loja Herminio, gostava muito de ver as novidades para a época e devagarinho lá prossegui o passeio sem saber muito bem para onde ia, queria mesmo era andar, indiferente a tudo e a todos.

Parei um pouco em frente da Creche de São Vicente de Paulo e acabei por subir as escadinhas até ao portão que me levava em frente do Hospital da cidade, aí sim, já via pessoas que por certo aquela hora se deslocavam para as urgências. Pensei por instantes se virava à direita para Bairro Municipal ou esquerda pelo lado do Calvário e decidi-me por esta última.

Na capela de Santa Cruz (Calvário) no verão estavam sempre uns rapazes a jogar futebol , pelas nova horas ainda se notava no astro o azul escuro de um dia quente que dava começo a uma noite estrelada. Continuando o passeio, desci a calçada de Santa Cruz , rua Pedro Alvares Cabral e assim cheguei à rua do castelo, onde pude observar os cartazes do cinema que essa semana estavam no Cine-Centro, Flashdance era cabeça de cartaz e marquei-o logo na minha agenda para no dia seguinte ir comprar bilhete.

Rua da Ramalha onde umas pessoas se sentavam frente da taberna do "papagaio", Travessa do Postiguinho e fui dar novamente à Rua Rui Faleiro, desci até ao Pelourinho e fiquei parado num degrau do Teatro Cine a contemplar quem estava na esplanada do Montalto e os carros que saíam e entravam na Placa. Ainda vi uns colegas meus sentados na esplanada mas fiz que não os vi, naquela noite não estava para ninguém.

Regressei a casa, vi um pouco de televisão e deitei-me, acho que demorei a adormecer, naquele dia aprendi uma lição, nada é para sempre… uma simples carta transformou o meu dia e também o valor de apreciar as coisas com outros olhos, a lua, as estrelas, as ruas da cidade e acima de tudo a respeitar e entender a idade da inocência.

Boa noite e sejam felizes, cada um à sua maneira🍀



PÔR DO SOL

 Boa noite caros seguidores;

 Com um inverno à maneira antiga nada melhor que este som dos "Vizinhos"

 Descansem bem 👌




LIMPINHO, LIMPINHO...

🌼Hoje em dia queremos ver tudo limpinho e asseado mas ainda não há muitos anos que a vida era de outra maneira senão vejamos;

🌺Quando entravamos num café tínhamos de levar com o fumo do tabaco e assistíamos ao habito de comer uns tremoços ou amendoins e deitarem as cascas para o chão, assim como as pontas dos cigarros, até havia quem dissesse que um café limpo era um café sem clientes. 

🌺As últimas filas dos autocarros eram para fumadores, havia viagens que mal se viam os lugares da frente com a fumaça que de lá vinha 😊 para agravar o problema o ar condicionado dos ditos autocarros eram as janelas de correr.

🌺Nas mercearias todos os produtos eram sem prazo de validade , era comer até acabar a embalagem e na verdade ainda cá estou para contar😏não esquecendo de tudo o que era embrulhado em folhas das "páginas amarelas".

🌺Cães e gatos eram tantos que os pobres tinham de fazer as suas necessidades, em cada canto e recanto, era "merenda" pela certa e nem por isso a gente deixou de passear pelas ruas da cidade.

🌺Hoje anda tudo bonitinho e muito higiénico (será?) mas em plena adolescência era uma "lavadela de gato" e toca a correr que já íamos atrasados para a escola, se por acaso chovesse passávamos a mão pelo cabelo para assentar

🌺Íamos ter com a namorada? Sabonete Lux era o máximo para cheirar bem e se quiséssemos parecer mais bem parecidos usávamos o 8x4.

🌺O pior de tudo eram as secas à espera da namorada, combinávamos às 3 apareciam às 4, e que remédio tínhamos senão esperar, naquela altura não existiam telemóveis, era aguardar e cara alegre

    Claro que hoje vivemos milhentas vezes com mais qualidade de vida mas digam lá sinceramente, não vos bateu uma saudade?

Boa noite e descansem bem 🍀



BOA NOITE, VITINHO!

🌼Eh pá! ainda se lembram?

     Hoje fazia cá falta este personagem.
     As crianças dessas gerações tinham a rotina de se deitar logo a seguir ao "Boa noite, Vitinho!" e os pais nem precisavam de se esforçar muito para os mandar deitar.

     Durante uma década o Vitinho mandava as crianças para a cama e elas na generalidade obedeciam, estreou na RTP em 1986 e durou até 1997. A música era interpretada originalmente pela Isabel Campelo.
 
     Passados quase tinta anos as crianças de hoje, (com quatro canais) não têm um programa de referência que os faça deitar a horas certas. Os pais muitas vezes deixam-nos estar acordados até tarde privando-os do sono necessário, note-se que em idade escolar uma criança deve dormir entre 8 a 10 horas. Acontece que muitos nem 6 horas chegam a dormir.
 
                              Deixo aqui uma lista das horas recomendáveis de sono:

                                        0 - 3 meses (Recém-nascidos)   14 a 17 horas
                                        4 - 11 meses (Bebés)                 12 a 16 horas
                                        1 - 2 anos (Crianças pequenas) 11 a 14 horas
                                        3 - 5 anos (Pré-escolares)          10 a 13 horas
                                        6 - 12 anos (Idade escolar)          9 a 12 horas
                                        13 - 18 anos (Adolescentes)        8 a 10 horas

     E por favor PAIS, não deixem levar os telemóveis para o quarto, os telemóveis é para ficarem cá fora, de noite o quarto é para dormir.

     Deixo agora aqui a letra do Vitinho para todos nós recordarmos e não esqueçam que deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer 😊

                                                        "Está na hora da caminha
                                                          vamos lá dormir
                                                          que lá fora, as estrelas
                                                          dormem a sorrir
                                                          e amanhã cedinho, bem cedinho
                                                          tu vais ver
                                                          acordas mais forte e mais esperto,
                                                          isso é crescer
                                                          boa noite
                                                          sonhos lindos
                                                          adeus e até amanhã!"

Boa noite e... até amanhã! 😉






CANTARES AO DESAFIO

  🌼Quando o salário mínimo em Portugal era de 5.700.00 (escudos), pedir cinquenta escudos aos meus pais para o fim de semana era uma tarefa bastante complicada, mas com um pouco de sorte e bom comportamento lá conseguia levar a agua ao meu moinho. Um maço de tabaco custava 20§00, uma bica 1 escudo e cinquenta centavos, 1 imperial 15§00.

   Como se pode verificar em 1978 não me podia alargar muito e com estes mesmos 50$00 já nem sobrava dinheiro para ir ao cinema, teria que aguardar por uma semana em que merecesse 100$00.

   Os cafés eram os locais de encontro da rapaziada, principalmente no Verão preferíamos a esplanada do MONTALTO, local aprazível do centro da cidade da Covilhã, onde se falava de tudo e mais alguma coisa. Geralmente afastávamo-nos sempre das mesas junto à estrada não viesse um carro sem travões da serra e levasse tudo na frente e olhem que já não seria a primeira vez que isso acontecia.

  Tínhamos também uma vista privilegiada para a "placa" e para as arcadas da Câmara onde muitas vezes passeou o Mestre Abílio sempre impecável com o seu fato, lencinho no bolso do casaco e o seu charuto na boca, uma figura icónica da Covilhã.

  Geralmente acabávamos a noite no jardim público contando umas anedotas ou alguém mais afoito cantando um fadinho. Para os mais bem dispostos havia esta "Ó Lua, que vais tão alta, redonda como um tamanco - Ó Maria, traz cá a escada, que não chego lá com o banco" ou "o Povo Português é grande e faz versos sem rimar, ontem comprei uma cama hoje acordei com os pés de fora".

E esta hein?!…

Boa noite para todos nós🍀



MEMÓRIAS DE UMA VIDA

🌼Agradeço os vossos gostos e comentários às minhas publicações na rede social Facebook. Tive de alterar os meus conteúdos de Amigos para Público devido a ter uma boa percentagem de seguidores que não queria de maneira nenhuma privar das minhas publicações.

🌼A nossa vida é feita de memórias (umas melhores, outras piores) e são essas memórias que nos fazem ser o que somos hoje.
Tenho orgulho das minhas raízes, da terra que me viu nascer e crescer, das gentes simples e trabalhadoras de fibra serrana, dos odores das estações.

🌼Há dias, a propósito de uma publicação do Sporting Clube da Covilhã, o Mister Vieira Nunes sugeriu-me que escrevesse um livro com as memórias publicadas, respondi-lhe, quem sabe um dia, agora estou no ativo se Deus me der saúde e chegar à aposentação talvez pense nisso, já várias pessoas me abordaram a fazer isso. De qualquer maneira fica tudo registado no meu Blogue "Verão Azul".
O que eu gostava mesmo era de criar um conto em que se interligassem todas as minhas publicações de memórias, o tempo o dirá…

🌼E agora vou preparar-me e cumprir o meu direito cívico, só votando podemos reclamar, não vou deixar a decisão na mão dos outros. Sempre votei e assim farei enquanto puder.

Bom domingo para todos nós🍀



BOA VIZINHANÇA

🌼Agora uma pessoa sai e entra em casa e nem conhece os vizinhos mas na minha mocidade as coisas eram bem diferentes.

🌻Os vizinhos eram os guardiões uns dos outros, as portas e janelas podiam ficar abertas que ninguém lá entrava, das janelas conversavam uns com os outros e a música ouvia-se quase na rua toda.
Podiam-se assar sardinhas que ninguém ficava incomodado com o cheiro e se fosse preciso ainda se repartiam por quem estava, o "tintol" era servido pelos restantes Homens que se encontravam junto às portas.

🌼Quando brincava na rua ouvia-se a voz de minha mãe a gritar que o almoço estava pronto e sem pestanejar lá ia correr para casa.
Toda a gente em redor sabia quem era filho de quem e por vezes em tom de ameaça lá diziam "se te portares mal vou dizer ao teu pai". Estávamos sob vigilância dos adultos por onde quer que fossemos, naquela altura não se ouvia falar de raptos nem de abusos.

🌻Na loja e na padaria não era preciso que nos identificássemos bastava dizer, "a minha mãe pediu isto ou aquilo", e o recado era entregue. Quando faltava alguma coisa na hora lá estava a vizinha a desenrascar e no caso de faltar a luz havia sempre uma vela por perto, no meu caso cheguei várias vezes a ir ao Sr. Paraíso da agência pois ele dizia aos meus pais que quando fosse preciso desenrascava.

🌼Nos Santos Populares a vizinhança organizava sempre o bailarico com chiado e a boa da sardinha assada com pão e vinho tinto, aparecesse quem aparecesse que não passava fome.

🌻Nessa altura é que havia bairrismo, as ruas junto às portas estavam sempre varridas e muitas enfeitadas com lindos vasos com flores, tudo arranjado pela vizinhança que tinham brio nos seus bairros e ruas.

🌼Sei que o tempo é outro e como se diz hoje existe muito stress, mas tanta saudade de ver as crianças brincar na rua e dos adultos a conversar descontraidamente nas suas portas, muitas vezes sentados nas cadeiras, e em jeito de brincadeira eu diria que eram os grupos do Facebook da altura, mas que dá uma certa nostalgia isso ninguém tem dúvidas.

A foto é do Largo Infantaria 21 (Covilhã), onde ainda se fizeram uns bailaricos populares, ficava perto da antiga sede do Arsenal de São Francisco (Rua Nogueira dos Frades).

Boa noite e bom fim de semana para todos nós🍀




QUANDO O ÚLTIMO RIO SECAR


🌼As aldeias do nosso interior parecem aldeias fantasmas tão abandonadas que foram pelas suas gentes que saíram para procurar uma vida melhor. 
    Até aos meados do Seculo XX trabalhadores dos lanifícios saíam das suas aldeias a caminho da cidade da Covilhã, enfrentavam diariamente percursos significativos, muitas vezes em terrenos acidentados e sob diversas condições climáticas, incluindo a neve.

🌼Muitos desses trabalhadores acabaram por se estabelecer na cidade abrindo os seus negócios e construindo família.
    As aldeias ficaram progressivamente mais vazias, e a população remanescente tende a ser mais idosa, uma vez que são maioritariamente os jovens a emigrar.

🌻Com menos habitantes os Governos deram a machadada final, encerrando escolas e centros de saúde, instituições bancárias e por fim, sem mais clientes os pequenos comerciantes iam encerrando as suas lojas e cafés.

🌻Hoje as nossas aldeias são apenas para "velhos" muito maltratados com hospitais a quilómetros de distância, caminhos rurais em muito mau estado, muitos locais sem iluminação adequada, sem internet.     Os "nossos" velhos estão ao abandono e ninguém das ditas classes politicas querem saber, eles não dão votos.
   Antigamente ainda iam as carrinhas da Gulbenkian com os livros para requisitar, os vendedores de mercearia e de peixe, mas hoje já nem isso, nem os carteiros que antes eram amigos da população envelhecida lá vão pois os caminhos estragam os carros.

🌼E que dizer da população que trabalhou no campo uma vida inteira ao sol e à chuva e recebem uma reforma miserável, mas destes ninguém fala, não dá votos, eu sei.

🌼Um dia quando chegarem à conclusão que não podem comer painéis solares talvez se volte às aldeias sem ser em dias de festa.
    Quando o último rio secar talvez se lembrem dos nossos antepassados.

Boa noite para todos nós🍀

Aldeia de Piódão 


CALOR HUMANO

🌼Hoje a gente tem muita informação, tanta que muitas vezes não distinguimos a verdade da mentira, mas há uns anos atrás isso não era bem assim…

📺Tínhamos os noticiários na rádio e na televisão que não passavam de meia hora e os jornais nacionais e regionais e por falar em jornais, na cidade da Covilhã eram vendidos pelas ruas e entregues nos cafés pelo inconfundível Leal, figura carismática que não deixava ficar sem leitura os habitantes da cidade.

📺Outra profissão que se fartavam de andar a pé eram os carteiros, fizesse chuva ou sol lá estavam eles a levar-nos noticias boas ou más e se fosse preciso ainda as liam a muita gente analfabeta. Também eles tinham sempre histórias para contar e sabiam de cor todos os nomes das pessoas onde distribuíam as cartas.

📻E existiam os cauteleiros com clientes de números certos e os padeiros com a cesta às costas mais os leiteiros com suas bilhas de leite e até quem vendesse tremoços em alguidares gigantes.
As ruas de manhã cedo eram caminhadas por estes vendedores que a pé nos levavam o pão e leite fresco entre outras coisas.
E os amola tesouras? com seu assobio característico e a adivinharem chuva 😂

📻Não posso esquecer quem na porta da "Praça" vendia os colares de pinhão mais as santinhas de açúcar e os torrões de alicante que faziam as delicias dos mais novos.

📒Hoje podemos ter muita informação mas não temos os odores e o calor humano de outos tempos.

Boa noite para todos nós🍀



ESPAÇO 1999

🚀Quando vi a série ser transmitida pela RTP no ano de 1976, com os meus catorze verdes anos, pensava eu que 1999 ficava muito distante e que demoraria muito lá chegar. Na minha inocência imaginava carros voadores e um tele transporte que nos fizesse deslocar em milésimas de segundo.

🚀Na verdade já estou muito à frente do tempo pois fiz 23 longos anos até chegar a 1999 e avancei mais 26 para chegar até 2026, no total estou a mais meio século de distância desde que vi a série pela primeira vez.

🚀Acho que assim à distância do passado coloquei um pouco a carroça na frente dos bois pois carros voadores nem vê-los e tele transporte ainda está um pouco atrasado.
Igual ao que tínhamos na série são as vídeo chamadas e os telemóveis que podemos contatar pessoas a qualquer distância e ainda mais a Internet que nos liga ao mundo.

🚀A série começou a ser exibida na RTP nas noites de sábado. Foi uma das mais vistas em 1976, ainda a preto e branco.
"Espaço 1999" celebrizou o ator Martin Landau que conquistou o público no papel de Comandante Jonh Koenig, e marcou o imaginário de uma geração. Todos os rapazes queriam ser o John ou o Alan que pilotava as famosas naves “Eagles”; e todas as meninas queriam ser a médica e cientista Helen Russel ou a incrível Maya, personagem que apareceu na segunda temporada e que conseguia transformar-se em qualquer ser vivo do universo.

🚀Só me resta esperar o que a viagem espacial do Planeta terra ainda tem reservada para mim até que um dia embarque para sempre para um planeta desconhecido.

Boa noite e boas viagens galácticas 🍀



JE COMMENCE

🌼Dos meus tempos de escola existiam três personagens que se tornaram populares; O Robert, Nicole e Patapouf.
    Eram do Manual de Francês do 1º e 2º ano do ciclo Preparatório que assim tive de levar com eles dois anos seguidos o que me fez criar uma certa empatia. Muitos já não se devem lembrar é da autora dos manuais que é a Maria de Lourdes Monteiro dos Santos Costa.

    As suas personagens icónicas, (Nicole, Robert e o cão Petit Patapouf), marcaram gerações de alunos que aprenderam francês nas décadas de 70 e 80.
    Hoje em dia os manuais têm a duração máxima de seis anos mas nos anos 70' e 80' os manuais passavam por várias gerações criando laços com algumas personagens dos manuais sendo estas f sem dúvidas as mais bem sucedidas.
Quem é desta época vai lembrar com saudade dos seus tempos de infância.

Boa noite para todos nós🍀



UM DOMINGO DE GLÓRIA

 🍀Domingo, 2 de Junho de 1985

   Centenas de automóveis e dezenas de autocarros partiram da Covilhã com destino a Portalegre, bandeiras e cachecóis verdes e brancos esvoaçavam para fora das viaturas misturando-se com o azul que vinha do céu, prenunciando uma tarde que se tornaria histórica para as gentes serranas. 

 Uma autêntica multidão invadiu a cidade alentejana ao ponto de alguns cafés terem de encerrar devido à rutura de stock, (principalmente bebidas), famílias inteiras percorriam as ruas com sorrisos e olhar alegre.

 14:30H - O estádio Municipal de Portalegre já se encontrava cheiinho, a claque "Leões da Serra" pediu permissão para dar uma volta de honra ao recinto e foi autorizada, foi a primeira grande ovação da tarde, todo o estádio de pé aplaudia quem durante uma época apoiou incondicionalmente o clube dentro e fora de portas. 

 14:55H - Entra a equipa serrana, segunda maior ovação da tarde, minutos e minutos todo o estádio ecoou Covilhã! Covilhã! Covilhã!... ambiente extraordinário, emotivo, de muita alma e coração. 

15:00H - Começava o jogo. Já se sabia nos bastidores que o jogo em si não seria muito disputado, ao Sporting Clube da Covilhã bastava o empate para subir e ao Estrela de Portalegre bastava o empate para se manter, mas ninguém arredava pé não fosse o diabo tecê-las. Que eu me lembre apenas houve dois remates às balizas e de longe.  À medida que o jogo se aproximava do fim os gritos e cânticos de incentivo eram cada vez maiores e já ninguém parava sentado. 

16:45H - O árbitro apita e é a grande invasão, os jogadores tentam fugir para os balneários mas são agarrados, puxados, abraçados, levantados no ar. Nas bancadas eram abraços e lágrimas, muitas lágrimas de emoção, ao fim de 23 anos o Covilhã subiu à 1ª divisão nacional. Impossível descrever em palavras os sentimentos daquele dia, uma sensação indescritível, um amor ao clube, um amor à terra. De referir que nesse dia 2 de Junho o próprio clube fez 62 anos de vida, e que bela prenda de anos.

A viagem de regresso foi feita muito vagarosamente, filas intermináveis de viaturas, toda a gente cantava :

"Passou, passou, passou um avião nas asas tinha escrito Covilhã é campeão"

e a nossa marcha que apenas os elementos da claque "Leões da Serra" já conheciam;

📢De verde e branco Um dia te vestiram;
De verde engalanaram Os teus pés.
O branco escorreu-te Das alturas,
Onde moras E onde mostras o que és!
Entre os maiores Te sentes pequeno,
Mas és na Beira Rico em tradições
A garra que te vem De seres leão
Já tem feito tremer Os campeões!
Pelos anos contados És velhinho,
Mas continuas sempre A ser um jovem;
D`esperança Traçaram teu caminho
Força e coragem O que te movem.
O ar que te embriaga, Puro e leve,
Te inspira e te dá fecundidade,
Que seja lema teu
Por toda a vida A grandeza,
O progresso, A humildade

Covilhã, Covilhã, Covilhã
Já se ouve o brado Da tua gente,
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Leões da Serra Vamos p'ra frente!
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Cabeça erguida Para a vitória
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Mais um brilhante P'ra tua história.



🍀Em Castelo Branco estava uma tarja na estrada que dizia "Castelo Branco Saúda o regresso do Sporting Clube da Covilhã à 1ª Divisão", foi lindo de se ver.

Na chegada à Covilhã, altas horas da noite uma autêntica multidão estava no pelourinho para ver chegar o autocarro com os jogadores, impressionante!... ficaram retidos no largo 5 de Outubro e tiveram de saltar para cima da multidão, (única forma de saírem do autocarro) e foi em ombros que foram para a sede do clube.

Até aos dias de hoje só houve duas grandes enchentes no Pelourinho. Foi no 1º de Maio de 1974 e neste dia 2 de Junho de 1985.

Quem viveu nunca irá esquecer.

Aos que ainda estão presentes e aos que já partiram mas nunca os esquecemos um muito, muito obrigado.

O Sporting Clube da Covilhã é o orgulho de uma cidade e continua a ser o clube mais representativo de toda a Beira Interior.

Covilhã Sempre!

Os Heróis de 1985:

Álvaro Ramos (Presidente da direção)

Brito Rocha (Presidente da Assembleia geral)

Serra Duarte (Presidente do Conselho Fiscal)

Vieira Nunes (Treinador)

Guarda redes: Martins, Rui Silva, Quadros e José Carlos II.

Defesas: Salcedas, Pereira, Zé Carlos, Quim Brito, Margaça, Joanito e júlio Ramos

Médios: António Real, Penteado, Nelinho, Escurinho, João Paulo, Robério, Rui Barros.

Avançados: Tó-Zé, Inácio Brito, César Brito, Ladinho, Amauri, Toninho.

Viv'ó Sporting Clube da Covilhã!




OS PEQUENOS VAGABUNDOS (episódio 8 e último)

Peço desculpa aos seguidores mas hoje sim é o último episódio. 
Espero que tenha sido do vosso agrado.
Boa noite!

                                                "A Captura"

JE T'AIME MOI NON PLUS

 Bom dia caros seguidores;

 Hoje para comemorar os 23 meses da minha renovação pessoal nada melhor que recordar esta bela música intemporal. 

 Sejam felizes 😉




OS PEQUENOS VAGABUNDOS (7º episódio)

 E com o sétimo episódio da série vos desejo uma boa noite e um bom fim de semana😉

                                          "Pânico Total" 



14 ANOS SEM FUMAR

🌼Faz hoje 14 anos que parei de fumar (9 de Janeiro de 2012).
Depois de várias tentativas falhadas a minha insistência deu frutos e considero-a uma pequena/grande vitória pessoal.

⛔Ao principio contava os minutos, as horas e depois os dias, em cada noite uma vitória. Não vou dizer que foi fácil mas com vontade e querer tudo se consegue.

⛔Umas dicas a quem está a pensar parar de fumar:
Se querem parar de fumar marquem uma data e comecem com muita motivação, não existe nenhum segredo nem nenhum medicamento especial, o segredo está mesmo na força de vontade pois se não tiverem força de vontade nem vale a pena começar.
Existem muitos grupos de Ex fumadores no Facebook procurem e tornem-se membros, escrever é uma boa ferramenta para se abstrair do pensamento dos cigarros.
Não queiram em pouco tempo perder o hábito de fumar quando andaram anos a fio a consumir. Ser paciente é muito importante.
Evitar ambientes de fumo e evitar estar com fumadores nos primeiros quatro meses, eu digo quatro meses porque foi o tempo em que senti mais apetite de fumar, só a partir do sexto mês senti que estava mais seguro.
Evitar bebidas alcoólicas porque elas desinibem e torna-se mais fácil uma recaída.
Ao principio vão andar mais irritados mas é normal, avisem vossos amigos e familiares que estão em abstinência tabágica.
Em caso de ansiedade falem com o vosso médico de família.

⛔Neste tempo todo ganhei mais saúde e mais uns trocos para poder gastar noutras coisas bem mais importantes e saudáveis.
Se alguns dos amigo@s e seguidores quiser falar comigo ou perguntar algo eu estou disponível para ajudar no que puder.

Fumar mata, Liberta-te!

Boa noite para todos nós🍀




PARA UMA CRITICA UMA SOLUÇÃO

    🌼Quem é da Covilhã deve-se recordar dos transportes urbanos que tínhamos antes de 2009 e que saíam da Rua António augusto de Aguiar, próximo do Mercado, e deslocavam-se para o Rodrigo, Biquinha, Penedos Altos, Santo António e Aldeia do Carvalho. Os trajetos eram sempre feitos com partidas e chegadas no mesmo local da rua António Augusto de Aguiar.
    
   Os Interurbanos eram realizados pela Joalto e Auto Transportes, e a Vila do Teixoso e Tortosendo tinham poucas carreiras diárias. Na verdade nesse tempo a zona de expansão da cidade apenas ia até ao bairro da Estação e o Hospital ainda era no alto da cidade. No fim das aulas diárias, ao fim da tarde, os estudantes tinham de se deslocar para a Garagem de São João para regressarem às suas terras, outros tinham que andar até ao Pelourinho para apanharem os autocarros para os bairros da cidade.
    
   Aos sábados de manhã era um corridinho de pessoas a saírem dos autocarros sempre apinhados de pessoas para fazerem as compras na Praça e ao fim com os sacos cheios tinham a viagem de regresso. Com algumas fábricas ainda a laborar os operários tinham de se deslocar para as empresas a pé ou a juventude no Verão tinha de se deslocar para a piscina dos Penedos altos sempre pela Ponte dos Costas.
Fosse Verão ou Inverno tinha-se de caminhar e cara alegre.
  Quando os elevadores foram construídos em 2009 e 2013 já não existiam quase fábricas e da inauguração da Ponte da Carpinteira em 2009 já não existia a Piscina dos Penedos Altos.
Por vezes a gente parece que se esquece do passado e não temos paciência nenhuma com as consequências que a vida nos trás.       Esquecemos que devemos dar mais valor ao que temos e em vez de reclamarmos tanto , agir mais, denunciar mais o que está errado nas instâncias competentes e não falarmos da boca para fora.

   A cidade da Covilhã teve anos e anos sem a mobilidade que existe hoje e nunca ninguém morreu por isso, com muito mais gente a frequentar a zona onde estão instaladas essas infraestruturas do que nos nossos dias. Quantas vezes subiram as escadas da trapa? vocês lembram-se?
  Óbvio, se eles foram projetados devem estar a funcionar mas então que não estraguem porque a maioria dos estragos é vandalismo.
  Que se coloquem câmaras de vigilância porque quem não deve não teme e já agora também no jardim Público.
  E não esqueçam que muitos hoje exigem tudo e mais alguma coisa mas esquecem de onde vieram e suas origens humildes.
  A Covilhã será sempre uma grande cidade se tivermos um espirito combativo, bairrista e ao serviço da comunidade.
 Nas criticas deve haver sempre uma solução.
  
 Boa noite para todos nós🍀



OS PEQUENOS VAGABUNDOS (6º episódio)

 E chegamos ao 6º episódio, espero que esteja a ser do vosso gosto.

 Futuramente mais séries da minha infância, aguardem😉

 Tenham uma boa noite!

                                                                   "O fio da Meada"



OS PEQUENOS VAGABUNDOS (5º episódio)

 Boa noite!

 5º episódio "O avião Mensageiro"



ANJOS E DEMÓNIOS


📕Hoje em dia é muito recorrente quando alguém faz mal a outro com requintes de malvadez dizer que ouviu vozes e fizeram-no para obedecer a essas mesmas vozes.
  Eu não sou perito em factos extraordinários ou demoníacos mas interrogo-me, será que essas vozes só dá para mandarem fazer mal não podem uma vez por outra mandarem fazer o bem? Será o demónio a entrar na fraqueza das pessoas ou será malvadez pura e genuína?
  Sim existe gente má e todos nós já conhecemos alguém que anda sempre de mal com a vida, sempre negativo, sempre contra tudo e contra todos. Se conhecerem alguém assim afastem-se e afastem-se também de pessoas invejosas pois não existe pior mal do que a inveja, uma pessoa invejosa fará tudo para ver a outra mal.
  Afastem-se de tudo o que não nos acrescenta, até mesmo nas redes sociais existe esse perigo, pessoas negativas que só fomentam ódios, mas aqui também é fácil bloqueiam-se! e não tenham pena ou medo de bloquear algo que vos pode vir a fazer mal pois mesmo à distância existe perigo iminente.
  Se eu acredito que o mal existe em forma de gente? claro que sim! é mesmo a personificação do demónio e olhem que quando a gente anda bem existe quem nos queira ver mal e quando estamos mal poucos nos querem ver bem.
  Energia positiva, sermos otimistas, reclamarmos pouco, termos uma postura confiante perante a vida e principalmente afastarmo-nos de todas as cargas negativas e prejudiciais, esse é o caminho.




OS PEQUENOS VAGABUNDOS (4º episódio)

 4º episódio da série intitulado  "O Homem do Land Rover"




GERAÇÃO DE 60'


📗Nunca disse nem direi que no meu tempo é que era bom, cada época tem um cunho diferente e todas são importantes, se perguntarmos a alguém qual a melhor época irão dizer quase garantidamente que é a dele.
O que eu gosto mesmo é das memórias da minha infância e adolescência e disso tenho saudades. Sou da geração dos anos 60' e passei a minha infância e adolescência nos anos 70' e 80' como tal…

📘Sou da última geração que ainda tem memórias do Estado Novo, aprendemos os rios e as serras na ponta da língua, e levantávamo-nos sempre que entrava o/a professor/a na sala de aulas, no recreio jogávamos ao berlinde ou ao "abafa" com os cromos dos jogadores.

📙Tínhamos dois canais de televisão e o membro mais novo da família servia de comando pois era ele que tinha de se levantar para mudar de canal, vimos séries espetaculares como o Robin Hood, O Fugitivo, Fame, Raízes, Dallas, Três Duques, Holocausto, Os Pequenos Vagabundos, Verão Azul e desenhos animados inesquecíveis; Carrossel Mágico, Heidi, Marco, Dartacão e os três moscãoteiros, Tom Sawyer, Pantera cor de Rosa, As corridas loucas, Calimero, Zip Zi,p e o Coiote. A família reunia-se para ver o Natal dos Hospitais e o Festival da Canção.

📗Comemos muitas bolachas Maria com manteiga, Maizena e colares de pinhão, assistimos aos primeiros caldos Knorr e Maggi, colecionamos os brindes da Juá e do OMO, iogurtes naturais em recipientes de vidro, devoramos embalagens de Tulicreme e ao lançamento do bidão de Skip para as máquinas de lavar.

📘Brincávamos na rua até à hora de jantar, ao futebol, macaca, apanhadas, escondidas, ao lenço ao aí vai lenha.
Liamos as aventuras dos sete, dos cinco, das gémeas, Anita, Tio Patinhas, Condor, FBI, Mundo de Aventuras.

📙Pedíamos namoro com folhas rasgadas do caderno, dançávamos agarradinhos e suportamos tampas. Tínhamos livros de autógrafos e no final da cada ano letivo fazíamos uma festinha na sala de aulas. Assistimos às primeiras discotecas e aos primeiros Pubs , assistimos à chegada da Coca-Cola a Portugal.

📗Os jogos de futebol eram todos à mesma hora, vimos jogar o Eusébio o Yazalde e o Cubillas, com maior felicidade vi o Sporting Clube da Covilhã duas vezes na 1ª Divisão, nadei na piscina dos Penedos Altos e acampei no relvão.

📘Ainda somos uma geração ativa mas quase a entrarmos na aposentação, muitos de nós somos avós babados e desejamos para os nossos melhor do que tivemos para nós. A minha geração é a última que passou aos nossos filhos o testemunho da mudança de regime e foram eles os filhos da liberdade.
Não Somos os melhores nem os piores mas sabemos de certeza que todas as rosas têm espinhos.

Boa noite para todos nós🍀



DIA DE REIS

 Desejo a todos os @seguidores um 

        feliz dia de Reis




OS PEQUENOS VAGABUNDOS (3º episódio)

 Boa noite para todo@s os seguidores deste meu blogue. 

Quem quiser seguir o "Verão Azul" pode fazê-lo clicando onde diz seguir no lado direito da página. Obrigado!

                              "O tesouro dos Templários"





FRIO POLAR

🌼Dias gélidos estes, está bom para estar ao borralho e comer uma canja quente.
    Diziam que não vinha mais frio como antigamente mas ele não fica lá, a verdade é essa. Eu que o diga hoje pelas sete da matina um friozinho puxado a vento, meus amigo@s nem vos digo nada.
   Vou agora colocar mais um episódio da série "Os Pequenos Vagabundos" no meu blogue Verão Azul.
Quem desejar pode seguir o blogue, é muito pessoal, tem os meus contos todos, vídeos musicais, séries de TV, fotos da cidade da Covilhã, e muito, muito mais, é simples mas engraçado.
   Termino por hoje com estes provérbio "Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a chorar, se vires nevar, põe-te a cantar"

Boa noite e até amanhã🍀



O BAIRRO DA ESTAÇÃO NOS ANOS 70'

🌼Com os livros por baixo do braço saía de casa na Rua Comendador Campos Melo, descia as escadas do quebra costas, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua Dr. Almeida Eusébio, São João de Malta, Rua Vasco da Gama e finalmente chegava ao Liceu. A descida era rápida mas quando o piso estava escorregadio era um perigo, com piso seco preferia descer o Ramal da Estação.

⛆Foi no tempo de Liceu que me comecei a encantar pelo Bairro da Estação, nos furos estava caidinho no café Primor, na época muito frequentado por estudantes e residentes, no Verão nem se fala, era esplanada cheia de pires de caracóis e imperiais. Sou já mais do tempo em que os donos eram o Sr. João e o Sr. Alcino mas o café teve outros donos antes. Quem não esqueço é dos empregados de sempre, o Luís que infelizmente já não se encontra entre nós e o José, dois irmãos e excelentes profissionais.

⛆O Bairro da Estação chama-se assim por estar junto à Estação do caminho de ferro onde foi implementado o bairro social de rendas económicas, para alojar famílias operárias. A Construção desse bairro dividiu-se por três fases, 1955, 1961 e 1963.

⛆Além dos estudos no liceu e da confraternização com colegas ainda houve altura para namorico com uma rapariga do Bairro.
   Naqueles finais dos anos 70 a Covilhã ainda era uma cidade operária e havia muitos jovens a abdicar dos estudos para ajudarem os pais nas despesas da casa.
  Além do café Primor outro café de referência era o Arco Íris, só mais tarde em 1984 é inaugurado o primeiro Centro Comercial da Covilhã, o Centro Comercial da Estação.

⛆O Bairro da Estação era o limite da cidade da Covilhã nessa altura, os moradores até diziam "vou lá cima à cidade".
   Nesses finais dos anos 70' a feira de São Tiago realizava-se também na zona da Estação precisamente onde está hoje a Segurança Social, os espetáculos eram no descampado, hoje o Primor na parte superior do Centro Comercial. Recordo-me de lá ver entre outros o Roberto Leal e o seu tema "Terra da Maria".
Também a rotunda chegou a ter uma fonte luminosa linda que até hoje estou para saber porque a retiraram, até porque na altura não existia o vandalismo que hoje existe.

⛆Falar na Estação e não falar na ADE este texto ficava incompleto.
Criada em 6 de Março de 1976 com o objetivo de promover o desporto, priorizando a formação de jovens atletas com valores de camaradagem, tornou-se a principal fonte de formação nas camadas jovens no distrito de Castelo Branco.
   A ADE é sem dúvida uma escola Desportiva de mérito e com valores para os nossos jovens.

⛆Hoje em dia o Bairro da Estação continua a ser o bairro pacato que sempre foi apesar de agora ser parte integrante da Covilhã e ter visto a olhos loucos o crescimento da cidade para sul.
   De referir ainda a Igreja da Santíssima Trindade, foi inaugurada a 13 de setembro de 2009. A sua construção foi um projeto largamente ambicionado para servir a zona baixa da cidade, sendo sagrada na data da inauguração pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Em 2019, o templo celebrou o seu 10.º aniversário, consolidando-se como um marco da arquitetura religiosa moderna na região.
No interior da igreja, destaca-se a pintura do orago inserida numa mandola, da autoria do artista Martins Barata. Esta igreja veio substituir a velhinha de lata.
  Foi precisamente onde hoje está a Igreja que eu tive o meu primeiro trabalho na fábrica de alpercatas "Etchandy" do falecido Sr. Garcia.

  E com este passeio pelo lindo Bairro da Estação nos idos anos 70' vos desejo um feliz domingo e um bom inicio de semana 🍀



OS PEQUENOS VAGABUNDOS (2º episódio)

 Como prometido aqui fica o 2º episódio da série "Os Pequenos Vagabundos".

 Próximos episódios no decorrer da próxima semana.

 Bom domingo!



OS PEQUENOS VAGABUNDOS (1º episódio)


Olá amigos e seguidores!
Hoje vamos recordar o primeiro episódio da série "Os Pequenos Vagabundos" transmitida na RTP nos anos 70'. Próximo episódio já amanhã. 😊






 

ANO NOVO DE 1980

🌼Quando as camionetes para a Aldeia do Carvalho ainda eram azuis e existia o "nosso" Montalto os dias a seguir ao fim de ano eram de agitação na cidade da Covilhã.
Depois da correria às mercearias na procura do "fiel amigo" e da carne e peixe fresco da Praça os comerciantes gozavam sempre as segundas feiras a seguir ao Natal e ao fim de Ano devido terem estado abertos alguns sábados de tarde.

⛇No dia 2 de Janeiro tudo voltava ao normal, não existiam pontes para gozar e o barulho das sirenes das fábricas lembravam que as festividades já passaram.
Nos cafés os mais sortudos ainda saudavam o Ano Novo jogando ao 21 para ver quem pagava a despesa. No meio de uns cigarritos e uns copos falava-se entre outras coisas dos golos do Nené e do Manuel Fernandes, sempre a rivalidade dos dois clubes nas mesas dos cafés.

⛇Em 1980 o limite da Covilhã para sul era o bairro da Estação, quem morava nessa zona costumava dizer "Vou lá cima à cidade", em referência ao Pelourinho que era o Centro de todas as atenções.
Pudera! com o mítico café MONTALTO , a Confeitaria Lisbonense com os doces tão gostosos e a simpatia do Sr. José, o imponente Teatro Cine, a tabacaria Hermínios, o Montiel, o Ideal da Beira mais a placa Oval, e todo o comércio das ruas circundantes, aquilo não era uma Praça qualquer mais parecia uma Praça de uma cidade grande da Europa a que nós Covilhanenses tanto nos orgulhávamos.
E sabem que mais? os turistas elogiavam muito o nosso Pelourinho e o jardim Público eram duas maravilhas da nossa cidade e do país.

⛇O dia 2 de Janeiro de 1980 calhou a uma quarta feira, era meio da semana e por isso muitos ainda estavam na ressaca do ano novo. No dia seguinte iria ser a tomada de posse do VI Governo Constitucional de Portugal, liderado por Francisco Sá Carneiro, que havia vencido as eleições em dezembro de 1979.
A Covilhã ainda era a cidade fábrica ou a cidade granja e o seu Concelho rondava os 60.000 habitantes.
Eu estudava no Liceu e os meus intervalos e furos eram passados no café Primor, velhos tempos dessa vida de estudante.

⛇O tempo voou, umas coisas para pior outras para melhor, quem ainda cá anda é bom sinal, estamos vivos, sinais dos tempos em que as páginas do calendário continuam a mudar a um ritmo alucinante.
Tchim, Tchim, brindemos à vida!

Bom fim de semana para todos nós🍀



2026 UM NOVO MUNDO

Estamos no Ano Novo.
É como se fossemos para um novo mundo, o ultrapassar uma grande barreira mas afinal apenas passamos um dia do calendário.
Muitos fizeram desejos pessoais para que o ano os possa favorecer em determinadas situações, meus amigo@s isso até pode resultar mas se não fizerem por isso nada feito.

⛄Ter fé pode ajudar mas a fé conta com a nossa vontade de lutar e ultrapassar obstáculos, nada resulta sem vontade de fazer, de tentar, por vezes temos de arranjar forças onde nunca pensamos ter. Reclamamos muito por tudo e por nada, só vemos problemas e não procuramos soluções, deixamos que os outros resolvam aquilo que nós devemos resolver.

⛄Ano Novo. Todos queremos a Paz mas esquecemos que a Paz começa em nós, nas nossas casas, nos nossos trabalhos, na nossa rua, se todos tivermos essa Paz acreditem que fica mais perto a Paz no Mundo. Se estivermos em Paz com nós próprios essa Paz irradia todos os que estão à nossa volta.

⛄Passar o ano a ser pessimista e negativo perante a sociedade não ajuda, temos de jogar mas temos de saber perder e ganhar e principalmente temos de fazer aos outros aquilo que gostávamos que nos fizessem a nós e nunca por nunca julgar a floresta pela arvore.
E muito importante, não precisamos de nos dar com quem não queremos, o que é ruim é para deitar fora, afastemo-nos de tudo o que nos faz mal nesta vida, das energias negativas que nos levam para baixo. Não tenham medo de "bloquear" das vossas vidas quem não presta.

Que todos os vossos desejos sejam concedidos mas não esqueçam de fazer por isso 😉

Bom Ano a todos os amigo@s e @seguidores



Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...