🍀Domingo, 2 de Junho de 1985
Centenas de automóveis e dezenas de autocarros partiram da Covilhã com destino a Portalegre, bandeiras e cachecóis verdes e brancos esvoaçavam para fora das viaturas misturando-se com o azul que vinha do céu, prenunciando uma tarde que se tornaria histórica para as gentes serranas.
Uma autêntica multidão invadiu a cidade alentejana ao ponto de alguns cafés terem de encerrar devido à rutura de stock, (principalmente bebidas), famílias inteiras percorriam as ruas com sorrisos e olhar alegre.
14:30H - O estádio Municipal de Portalegre já se encontrava cheiinho, a claque "Leões da Serra" pediu permissão para dar uma volta de honra ao recinto e foi autorizada, foi a primeira grande ovação da tarde, todo o estádio de pé aplaudia quem durante uma época apoiou incondicionalmente o clube dentro e fora de portas.
14:55H - Entra a equipa serrana, segunda maior ovação da tarde, minutos e minutos todo o estádio ecoou Covilhã! Covilhã! Covilhã!... ambiente extraordinário, emotivo, de muita alma e coração.
15:00H - Começava o jogo. Já se sabia nos bastidores que o jogo em si não seria muito disputado, ao Sporting Clube da Covilhã bastava o empate para subir e ao Estrela de Portalegre bastava o empate para se manter, mas ninguém arredava pé não fosse o diabo tecê-las. Que eu me lembre apenas houve dois remates às balizas e de longe. À medida que o jogo se aproximava do fim os gritos e cânticos de incentivo eram cada vez maiores e já ninguém parava sentado.
16:45H - O árbitro apita e é a grande invasão, os jogadores tentam fugir para os balneários mas são agarrados, puxados, abraçados, levantados no ar. Nas bancadas eram abraços e lágrimas, muitas lágrimas de emoção, ao fim de 23 anos o Covilhã subiu à 1ª divisão nacional. Impossível descrever em palavras os sentimentos daquele dia, uma sensação indescritível, um amor ao clube, um amor à terra. De referir que nesse dia 2 de Junho o próprio clube fez 62 anos de vida, e que bela prenda de anos.
A viagem de regresso foi feita muito vagarosamente, filas intermináveis de viaturas, toda a gente cantava :
"Passou, passou, passou um avião nas asas tinha escrito Covilhã é campeão"
e a nossa marcha que apenas os elementos da claque "Leões da Serra" já conheciam;
📢De verde e branco Um dia te vestiram;
De verde engalanaram Os teus pés.
O branco escorreu-te Das alturas,
Onde moras E onde mostras o que és!
Entre os maiores Te sentes pequeno,
Mas és na Beira Rico em tradições
A garra que te vem De seres leão
Já tem feito tremer Os campeões!
Pelos anos contados És velhinho,
Mas continuas sempre A ser um jovem;
D`esperança Traçaram teu caminho
Força e coragem O que te movem.
O ar que te embriaga, Puro e leve,
Te inspira e te dá fecundidade,
Que seja lema teu
Por toda a vida A grandeza,
O progresso, A humildade
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Já se ouve o brado Da tua gente,
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Leões da Serra Vamos p'ra frente!
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Cabeça erguida Para a vitória
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Mais um brilhante P'ra tua história.
🍀Em Castelo Branco estava uma tarja na estrada que dizia "Castelo Branco Saúda o regresso do Sporting Clube da Covilhã à 1ª Divisão", foi lindo de se ver.
Na chegada à Covilhã, altas horas da noite uma autêntica multidão estava no pelourinho para ver chegar o autocarro com os jogadores, impressionante!... ficaram retidos no largo 5 de Outubro e tiveram de saltar para cima da multidão, (única forma de saírem do autocarro) e foi em ombros que foram para a sede do clube.
Até aos dias de hoje só houve duas grandes enchentes no Pelourinho. Foi no 1º de Maio de 1974 e neste dia 2 de Junho de 1985.
Quem viveu nunca irá esquecer.
Aos que ainda estão presentes e aos que já partiram mas nunca os esquecemos um muito, muito obrigado.
O Sporting Clube da Covilhã é o orgulho de uma cidade e continua a ser o clube mais representativo de toda a Beira Interior.
Covilhã Sempre!
Os Heróis de 1985:
Álvaro Ramos (Presidente da direção)
Brito Rocha (Presidente da Assembleia geral)
Serra Duarte (Presidente do Conselho Fiscal)
Vieira Nunes (Treinador)
Guarda redes: Martins, Rui Silva, Quadros e José Carlos II.
Defesas: Salcedas, Pereira, Zé Carlos, Quim Brito, Margaça, Joanito e júlio Ramos
Médios: António Real, Penteado, Nelinho, Escurinho, João Paulo, Robério, Rui Barros.
Avançados: Tó-Zé, Inácio Brito, César Brito, Ladinho, Amauri, Toninho.
Viv'ó Sporting Clube da Covilhã!