BOA VIZINHANÇA

🌼Agora uma pessoa sai e entra em casa e nem conhece os vizinhos mas na minha mocidade as coisas eram bem diferentes.

🌻Os vizinhos eram os guardiões uns dos outros, as portas e janelas podiam ficar abertas que ninguém lá entrava, das janelas conversavam uns com os outros e a música ouvia-se quase na rua toda.
Podiam-se assar sardinhas que ninguém ficava incomodado com o cheiro e se fosse preciso ainda se repartiam por quem estava, o "tintol" era servido pelos restantes Homens que se encontravam junto às portas.

🌼Quando brincava na rua ouvia-se a voz de minha mãe a gritar que o almoço estava pronto e sem pestanejar lá ia correr para casa.
Toda a gente em redor sabia quem era filho de quem e por vezes em tom de ameaça lá diziam "se te portares mal vou dizer ao teu pai". Estávamos sob vigilância dos adultos por onde quer que fossemos, naquela altura não se ouvia falar de raptos nem de abusos.

🌻Na loja e na padaria não era preciso que nos identificássemos bastava dizer, "a minha mãe pediu isto ou aquilo", e o recado era entregue. Quando faltava alguma coisa na hora lá estava a vizinha a desenrascar e no caso de faltar a luz havia sempre uma vela por perto, no meu caso cheguei várias vezes a ir ao Sr. Paraíso da agência pois ele dizia aos meus pais que quando fosse preciso desenrascava.

🌼Nos Santos Populares a vizinhança organizava sempre o bailarico com chiado e a boa da sardinha assada com pão e vinho tinto, aparecesse quem aparecesse que não passava fome.

🌻Nessa altura é que havia bairrismo, as ruas junto às portas estavam sempre varridas e muitas enfeitadas com lindos vasos com flores, tudo arranjado pela vizinhança que tinham brio nos seus bairros e ruas.

🌼Sei que o tempo é outro e como se diz hoje existe muito stress, mas tanta saudade de ver as crianças brincar na rua e dos adultos a conversar descontraidamente nas suas portas, muitas vezes sentados nas cadeiras, e em jeito de brincadeira eu diria que eram os grupos do Facebook da altura, mas que dá uma certa nostalgia isso ninguém tem dúvidas.

A foto é do Largo Infantaria 21 (Covilhã), onde ainda se fizeram uns bailaricos populares, ficava perto da antiga sede do Arsenal de São Francisco (Rua Nogueira dos Frades).

Boa noite e bom fim de semana para todos nós🍀




Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...