ANO NOVO DE 1980

🌼Quando as camionetes para a Aldeia do Carvalho ainda eram azuis e existia o "nosso" Montalto os dias a seguir ao fim de ano eram de agitação na cidade da Covilhã.
Depois da correria às mercearias na procura do "fiel amigo" e da carne e peixe fresco da Praça os comerciantes gozavam sempre as segundas feiras a seguir ao Natal e ao fim de Ano devido terem estado abertos alguns sábados de tarde.

⛇No dia 2 de Janeiro tudo voltava ao normal, não existiam pontes para gozar e o barulho das sirenes das fábricas lembravam que as festividades já passaram.
Nos cafés os mais sortudos ainda saudavam o Ano Novo jogando ao 21 para ver quem pagava a despesa. No meio de uns cigarritos e uns copos falava-se entre outras coisas dos golos do Nené e do Manuel Fernandes, sempre a rivalidade dos dois clubes nas mesas dos cafés.

⛇Em 1980 o limite da Covilhã para sul era o bairro da Estação, quem morava nessa zona costumava dizer "Vou lá cima à cidade", em referência ao Pelourinho que era o Centro de todas as atenções.
Pudera! com o mítico café MONTALTO , a Confeitaria Lisbonense com os doces tão gostosos e a simpatia do Sr. José, o imponente Teatro Cine, a tabacaria Hermínios, o Montiel, o Ideal da Beira mais a placa Oval, e todo o comércio das ruas circundantes, aquilo não era uma Praça qualquer mais parecia uma Praça de uma cidade grande da Europa a que nós Covilhanenses tanto nos orgulhávamos.
E sabem que mais? os turistas elogiavam muito o nosso Pelourinho e o jardim Público eram duas maravilhas da nossa cidade e do país.

⛇O dia 2 de Janeiro de 1980 calhou a uma quarta feira, era meio da semana e por isso muitos ainda estavam na ressaca do ano novo. No dia seguinte iria ser a tomada de posse do VI Governo Constitucional de Portugal, liderado por Francisco Sá Carneiro, que havia vencido as eleições em dezembro de 1979.
A Covilhã ainda era a cidade fábrica ou a cidade granja e o seu Concelho rondava os 60.000 habitantes.
Eu estudava no Liceu e os meus intervalos e furos eram passados no café Primor, velhos tempos dessa vida de estudante.

⛇O tempo voou, umas coisas para pior outras para melhor, quem ainda cá anda é bom sinal, estamos vivos, sinais dos tempos em que as páginas do calendário continuam a mudar a um ritmo alucinante.
Tchim, Tchim, brindemos à vida!

Bom fim de semana para todos nós🍀



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...