ADEUS AGOSTO, ADEUS FÉRIAS

 Bom dia:

 Último dia de Agosto que este ano equivale ao último dia de férias. 

 Deu para descansar o corpo e a mente  e estou preparado para mais um ano de trabalho sempre a dar o meu melhor em prol da comunidade escolar e se Deus quiser dia 04 de Dezembro farei 25 anos de trabalho na Escola Secundária Frei Heitor Pinto uma data que muito me orgulha pelo percurso percorrido na área da educação.

 Nestas férias realço a minha adesão novamente ao Sporting Clube da Covilhã em detrimento do Grupo Desportivo Teixosense, a Crisma finalmente feita pelo Fábio, e a minha motivação sempre  a pensar na minha saúde e daqueles que me rodeiam e só por isso acabo as férias deste ano feliz. 

 No dia 243 da minha motivação pessoal sinto um orgulho em mim próprio por mais uma vez estar a vencer sabendo que a luta que está pela frente vai ser dura e que não posso dar tréguas. 

 E por agora é tudo, daqui a pouco vou ter de ir à Covilhã tirar o passe social para amanhã recomeçar a labuta diária. 

 Grande abraço. 


S.C.COVILHÃ- F.C.PORTO B

 Boa tarde:

 Acabadinho de chegar do estádio José Santos Pinto onde eu e o Fábio fomos ver o Sporting da Covilhã com o Porto b com a primeira derrota serrana no presente campeonato 2-1. As emoções esta época continuam com os dois jogos vistos ao vivo do meu clube de sempre desde que sou novamente associado do clube. 

 Aqui ficam algumas fotos do jogo de hoje.






Abraço.


UM DIA AGRADÁVEL DE AGOSTO

 Boa noite! 

 Hoje foi mesmo um dia em família. Saímos de manhã a caminho de Valhelhas com paragem em Vale Formoso para o café matinal. Dia lindo de sol com temperatura agradável e água muito boa para nadar foi excelente para estes últimos dias de férias. No regresso passamos em casa para depois irmos jantar ao restaurante "Louro" no Canhoso e assim finalizar este maravilhoso dia de sexta feira. Partilho com vocês algumas fotos tiradas em Valhelhas. 

 Bom descanso✨







FALAR O QUE SENTIMOS

Boa noite!

O problema das pessoas é não dizerem o que sentem mas sim o que os outros querem ouvir.

Bom descanso✨

OS CANDIDATOS DA TRETA

 Boa tarde: 

Alguns só se candidatam para alimentar o seu ego pessoal e não para beneficio das populações. Abri a pestana 😉
Casal da treta 😁

DESLIGAR DO QUE NÃO FAZ BEM

 O IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) está a prever trovoadas para esta tarde e para as tardes de amanhã e depois,  logo agora que tínhamos previsto ir até Valhelhas amanhã, mas não faz mal vamos sexta. 

 Dia 236 da minha motivação pessoal, a 130 dias de completar o primeiro ano. Muito tenho melhorado desde o primeiro dia mas muito mais quero melhorar pois acho que ainda tenho 75% pela frente de melhoramentos pelo menos no aspeto interior mas também tenho que fazer melhoramentos no exterior.

Quando nos afastamos das más energias o sol começa a entrar em nossas vidas, por isso o melhor é desligar daquilo que não nos faz bem.
 
Abraço. 

DOMINGÃO DA SIC

 Boa tarde!

 Ontem o camião da SIC percorreu as ruas do nosso Concelho entre elas as da Vila do Teixoso e cidade da Covilhã. Ao chegar a casa fui ver a gravação do programa e eis que eternizei o momento. 

Covilhã

Covilhã

Covilhã

Covilhã

Teixoso

Teixoso

Á PROCURA DE VIDA ZEN

 Boa tarde:

 No meu passeio matinal de hoje constatei um facto agora "visível" interiormente, eu começo a ser mais eu...sem filtros, sem esforço, sem magoar ninguém. Ao dia 233 da minha motivação pessoal os resultados começam a aparecer com alguma naturalidade mas nada se faz por acaso, tudo é preciso ser trabalhado ou seja nós próprios também precisamos de reparação quando algumas mazelas já estão muito adiantadas. 

 Meu próximo passo é pesquisar tudo o que é ZEN à procura de calma, paz interior e bem estar pessoal, porque estando bem com nós próprios todos os que estão à nossa volta ganham com isso. É importante também escolher com quem caminhamos pois esses têm de ter boas energias. 

 Por hoje é tudo, mais logo vai jogar o Sporting que recebe o Belenenses e espero ver mais uma vitória leonina. 

 Abraço. 


CAMINHEMOS LADO A LADO


Não quero andar à tua frente, não quero andar atrás de ti, apenas quero caminhar a teu lado...Bom descanso🌕☆

ALMANAQUE BORDA D`AGUA


Boa tarde:

 Já vos falei aqui na segunda feira que por tradição nós cá em casa compramos sempre o ALMANAQUE BORDA D`AGUA , mas afinal o que tem esta revista tão pequenina de especial?

 Borda d'Água é um almanaque português publicado anualmente desde 1929 pela Editorial Minerva, continua a ser impresso numa tipografia tradicional e a manter a mesma linha editorial desde a sua fundação. Sendo uma das mais antigas publicações periódicas em Portugal, continua a ser um enormíssimo sucesso de vendas. Apresentando-se como "reportório útil a toda a gente", o almanaque apresenta prognósticos para o ano, conselhos práticos baseados na sabedoria popular (provérbios, mezinhas, etc.), na ciência e na astrologia; previsões meteorológicas, previsões para a agricultura, épocas de sementeiras e outros trabalhos agrícolas, fases da lua, informação sobre o mar e as marés, calendário, efemérides, etc.

Portanto e como podem verificar este pequeno almanaque, existe há 93 anos e é lido por muita gente principalmente quem tem trabalhos agrícolas. Espero que seja do vosso agrado esta publicação.
 
Abraço


 

AS MINHAS MOEDAS

 Boa tarde:

 Hoje vou partilhar convosco as minhas moedas, não digo coleção porque para mim uma coleção tem de ter um principio e um fim e as moedas , como os selos, esferográficas, etc. são intermináveis.

 Lia no "Tio Patinhas" que ele adorava a moedinha número um (porque foi a primeira com que ele fez fortuna), eu não é para fazer fortuna mas a moedinha número um para mim é a moeda de Angola pois foi com ela que começei este hobby. Um belo dia, há uns anos atrás, a Sociedade Portuguesa de Moedas enviou-me pelo correio a proposta para aquisição da moeda e a partir daí vou mandando vir sempre dentro das minhas possibilidades, além das moedas não serem muito caras é um investimento que está sempre a render. 

 As moedas que para mim têm mais valor é a do Eusébio, do Santo João Paulo II, Centenário de Fátima, e as 5 moedas da Rainha Isabel II. Realçar também as do Grupo B do campeonato Mundial de Futebol de 2018. Agora a que mais aprecio, mais pequenina mas porque está na infância de todos nós, é a de Dezembro de 2018 que retrata a figura do Pai Natal. 

 Espero que gostem e quando tiver mais venho partilhar com vocês.

 Abraço. 





A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

 Boa noite!

 Como manda a tradição na primeira segunda feira de férias da Ana vamos ao mercado do Fundão. Damos uma volta pelo mercado, bebemos um cafezinho e depois ao Pingo Doce comprar comida e bebida para passarmos a tarde na praia fluvial de Unhais da Serra onde tomo o primeiro banho de água gelada do ano. 😀

 Outra tradição familiar  neste dia é comprarmos o anual Borda d Água uma revista que já leva a bonita idade de 93 anos de idade. 

 E assim está quase passado o dia 228 da minha motivação pessoal. Os momentos menos bons tem sido sobrepostos aos momentos bons e assim vou caminhando estrada fora convencido que o caminho vai-se fazendo ultrapassando os obstáculos que se encontram...

 Um abraço. 





QUARENTA E DOIS ANOS DEPOIS

 Hoje foi dia de emoções. Cerca de quarenta anos depois volto ao estádio Santos Pinto novamente como sócio e na companhia do meu filho, também socio com a mesma idade que eu me faria pela primeira vez (17 anos) , ele em 2021 eu no distante ano de 1979. Por ironia do destino sentei-me na bancada onde um dia um rapazito se sentava há 42 anos. As diferenças para esta altura são abismais, do pelado ao relvado , do pião às bancadas, da potente iluminação e das ótimas condições aos  jornalistas, igual mesmo só as vistas para a serra da estrela. Resultado final : Covilhã 2 - Ac. Viseu 1. E com duas jornadas vamos com duas vitórias nesta segunda liga. 

 Em dia de Nossa Senhora do Carmo não podia ter melhor dia.

 Bom descanso, abraço. 

Eu e o Fábio hoje no Santos Pinto

OFICIAL E CAVALHEIRO


 Boa tarde!

Estava a cumprir o serviço militar na linda cidade de Coimbra em 1984 quando vi este filme pela primeira vez. Adorei o filme e a banda sonora que recordo aqui. 

FOLGA NAS AUTÁRQUICAS

 Bom dia!

Este ano resolvi não me candidatar em nenhuma lista para a junta de freguesia. Foram três eleições seguidas que fiz como candidato a autarquias; em 2009 pelo B.E. para a Câmara Municipal da Covilhã, em 2013 pela C.D.U. para a União de Freguesias Teixoso e Sarzedo bem assim como em 2017, em todas elas como independente. Com o meu processo de motivação pessoal em marcha, entendi por bem este ano ficar na sombra sem sequer apoiar publicamente qualquer das candidaturas apesar de ter as minhas preferências. Quem sabe se daqui a quatro anos regresso.😏 

 Na volta a Portugal em bicicleta quem parece estar a atacar é o Covid, ontem foram uns poucos para casa e  hoje mais alguns...

 Com o termómetro a marcar os 33ºC aqui na Vila do Teixoso me despeço por hoje.

 Abraço.

Praia de Mira (2017)

222

 Dois anos depois da primeira requisição eis que a Meo fibra chega cá a casa, como eu costumo dizer a brincar, três televisões para nós três.😀 

 Dia 222º da minha motivação pessoal, excelente capicua para este trajeto que só me tem trazido coisas boas, é certo que tudo o que é bom dá trabalho mas depois o resultado é excelente.

 O calor começa agora a dar sinais de vida (coisa rara este ano), mas hoje e o resto desta semana preveem-se altas temperaturas para o interior. Vou continuar a ver a Volta a Portugal na RTP 1 hoje com chegada a Santo Tirso.

 Abraço. 


VOTAR EM PESSOAS

Boa noite!
Devemos votar em pessoas e não nos deixarmos cair em tentação ou ficaremos igual senão pior.
Bom descanso🌜

APOIAMOS OS CICLISTAS PORTUGUESES

 Boa noite!

 Como é tradição  (excetuando o ano passado), ontem eu e o Fábio fomos ver os ciclistas, desta vez sem Sporting apoiamos todos os portugueses e até levamos a bandeira nacional. 

 Hoje dia 220º da minha motivação pessoal fomos para a quinta onde permanecemos até à pouco e agora relaxo aqui no sofá até fazer tempo para ir dormir e por isso me despeço já. 

 Um abraço. 



 

O MEU ANJINHO

 Hoje uma amiga me enviou este anjinho. Até faz todo o sentido porque se a minha motivação pessoal é feita na sua maioria com a minha motivação e determinação mas também com a minha fé pois apesar de não ser um católico praticante sou um católico "interno", ou seja tenho as minhas próprias conversas com Deus mas essas como é óbvio guardo para mim. Este anjinho vou guardar pois também ele faz parte deste processo que dia a dia se torna mais importante e mais credível. 

 Hoje começa o campeonato nacional de futebol e o Sporting recebe em casa o Vizela, vamos lá leões para a vitória. Também já começou a Volta a Portugal em bicicleta e amanhã eu e o Fábio vamos apoiar os ciclistas na difícil etapa que termina na Torre. 

 Abraço.


OURO OLIMPICO PARA PEDRO PICHARDO

 Pedro Pichardo conseguiu hoje a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Tóquio na disciplina de triplo salto. 

 Portugal tem a melhor classificação de sempre em medalhas olímpicas: 1 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze. 

 Parabéns!




O MEU RECANTO SAGRADO

 Bom dia!

 Hoje no meu 216º dia de motivação pessoal partilho com vocês o local onde medito e programo tudo para o meu dia-a-dia. É um local pacato na quinta com muita sombra e um tanque com agua vinda das colinas serranas. É assim que em silêncio (apenas se ouve  a agua cair e os pássaros a chilrear), tiro ilacções da semana que passou e preparo a que vem sempre a pensar em melhorar aspetos do meu ser e da minha vida. 

 Abraço para todos vós. 



BRONZE PARA FERNANDO PIMENTA

 Bom dia! 

 Foi a vez do canoista Fernando Pimenta ganhar uma medalha para Portugal nos jogos olimpicos de Tóquio. Parabéns!!!

 Até ao momento Portugal tem 1 medalha de Prata e duas de Bronze. 

 Abraço.


MEDALHA DE PRATA PARA PATRICIA MAMONA

 Boa tarde amigo(a)s:

 Patricia Mamona ganhou ontem a medalha de prata (triplo salto), sendo até  hoje o segundo atleta português medalhado no jogos olimpicos de Tóquio.

 Pouco mais de sete meses desde que iniciei a minha motivação pessoal. Tem sido um ano excelente de coragem, fé, força, e determinação, muita coisa agora começa a estar no lugar e só aí fazem sentido. 

 Abraço. 


 

 

PROVÉRBIOS DE AGOSTO


 - A quem não tem pão semeado, de Agosto se lhe faz Maio.- A terra lavrada em Agosto à estercada dá      de rosto.
- Abril frio, pão e vinho, Maio come o trigo e Agosto bebe o vinho.
- Abril, frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado. Agosto, debulhar, Setembro, vindimar.
- Agosto amadura, Setembro derruba.
- Agosto amadurece, Setembro vindimece.
- Agosto arder, Setembro beber.
- Agosto chuvoso é ano formoso.
- Agosto debulhar, Setembro vindimar.
- Agosto é o mês da fome.
- Agosto é o primeiro mês de Inverno.
- Agosto e vindima não é cada dia.
- Agosto e vindima não vêm cada dia, mas sim cada ano, uns com ganância, outros com dano.
- Agosto madura e Setembro vindima.
- Agosto madura, Setembro derruba e Outubro seca tudo.
- Agosto madura, Setembro vindima.
- Agosto não caminhar, Dezembro não marear.
- Agosto nos farta, Agosto nos mata.
- Agosto que lhe dá pelo rosto. culpa se Setembro leva a fruta.
- Agosto tem a culpa, e Setembro leva a fruta.
- Agosto tem cuidadoso e aguilhoa o preguiçoso.
- Agosto, água no rosto.
- Agosto, aguilhoa o preguiçoso.
- Agosto, candeeiro posto.
- Agosto, dá o sol no rosto.
- Agosto, engravelar.
- Agosto, frio no rosto, malha com desgosto.
- Agosto, frio no rosto, malha com gosto.
- Agosto, frio no rosto.
- Agosto, mês de desgosto.
- Agosto, não caminhar; Dezembro, não marear.
- Agosto, toda a fruta tem gosto.
- Água de Agosto apressa o mosto.
- Água de Agosto consola o corpo.
- Água de Agosto dá mel e mosto.
- Água de Agosto tira o sol do rosto.
- Água de Agosto, açafrão, mel e mosto.
- Água de Agosto, tira o sol do rosto.
- Água pelo São João, traz vinho e não dá pão; em Agosto, nem pão nem mosto.
- Ande o ano por onde andar, o mês de Agosto há-de aquentar.
- Até quinze de Agosto malha a teu gosto; depois malha o suor do teu rosto.
- Até quinze de Agosto malha a teu gosto; depois malha o suor do teu rosto.
- Bom é o ano quando em Agosto, sobre a castanha se chupa mosto.
- Caroço de Agosto dá gosto.
- Cava de Agosto enche o tonel de mosto.
- Cava e esterca de Agosto, ao lavrador alegra o rosto.
- Cava em Agosto, enche o tonel de mosto.
- Chovendo em Agosto não metas teu dinheiro em mosto.
- Chuva de Agosto apressa o mosto.
- Chuva de Agosto, apanhá-la com gosto.
- Chuva de Agosto, apanhá-la dá gosto.
- Chuva em Agosto enche o tonel de mosto.
- Chuva em Agosto: açafrão, mel e mosto.
- Chuva fina pelo Santo Agostinho é como se chovesse vinho.
- Chuva por Santo Agostinho é como se chovesse vinho.
- Corra o ano como correr, o mês de Agosto há-de aquecer.
- Corra o ano como for, haja em Agosto e Setembro calor.
- Couves em Agosto, tumba à porta.
- Dia de Santo António vêm dormir as castanhas ao castanheiro.
- Dia de São Bartolomeu, anda o diabo à solta.
- Dia de São Lourenço, vai à vinha e enche o lenço.
- Em Agosto aguilhoa o preguiçoso e sê cuidadoso.
- Em Agosto aguilhoa o preguiçoso.
- Em Agosto apanha macela que livra da botica o uso dela.
- Em Agosto ardem os montes e secam as fontes.
- Em Agosto dá o sol no rosto
- Em Agosto da o sol pelo rosto.
- Em Agosto deve o milho ferver no caroço e a castanha no ouriço.
- Em Agosto deve o milho ferver no carolo.
- Em Agosto deve o milho ferver o carolo.
- Em Agosto espingarda ao rosto.
- Em Agosto há bulha o preguiçoso.
- Em Agosto malha a teu gosto.
- Em Agosto nao metas o teu dinheito em mosto.
- Em Agosto palhas ao palheiro, meninas ao candeeiro.
- Em Agosto passa o frio pelo rosto.
- Em Agosto sê cuidadoso e não largues o preguiçoso.
- Em Agosto secam as fontes e ardem os montes.
- Em Agosto secam os montes e em Setembro as fontes.
- Em Agosto secam os montes, em Setembro as fontes e o Outubro seca tudo.
- Em Agosto secam os montes, em Setembro as fontes.
- Em Agosto toda a fruta tem gosto.
- Em Agosto toda a fruta tem o seu gosto.
- Em Agosto toda a fruta tem seu gosto
- Em Agosto todo o fruto tem seu gosto.
- Em Agosto vale mais vinagre que mosto.
- Em Agosto, antes vinagre do que mosto.
- Em Agosto, ardem os montes; em Setembro, secam as fontes.
- Em Agosto, candeeiro posto.
- Em Agosto, dá o sol pelo o rosto.
- Em Agosto, espingarda ao rosto.
- Em Agosto, frio no rosto.
- Em Agosto, nem vinho nem mosto.
- Em Agosto, palhas ao palheiro, meninas ao candeeiro.
- Em Agosto, sardinha e mosto.
- Em Agosto, sardinhas e mosto.
- Em Agosto, suor no rosto.
- Em Agosto, terra lavrada dá de cara à estercada.
- Em Agosto, toda a fruta tem gosto.
- Em Agosto, toda a fruta tem seu gosto.
- Em Agosto, uvas e mosto.
- Em Agosto, vale mais vinagre que mosto.
- Em Dezembro chuva, em Agosto uva.
- Em dia de São Lourenço vai à vinha e encherás o lenço.
- Em Fevereiro, chuva; em Agosto, uva.
- Em Junho, Julho e Agosto, senhora não sou vosso.
- Esterco e cava de Agosto, ao lavrador alegra o rosto.
- Fevereiro couveiro faz a perdiz ao poleiro; Março, três ou quatro; Abril, cheio está o covil; Maio, pio-pio pelo mato; Junho, como um punho; em Agosto as tomarás a cosso.
- Fevereiro ricoqueiro, faz a perdiz ao poleiro; Março, três ou quatro; Abril, cheio está o covil; Maio, pio, pio, pelo mato; Junho, como um punho; em Agosto, as tomarás em cosso.
- Janeiro gear, Fevereiro chover. Março encanar, Abril espigar, Maio engrandecer. Junho ceifar, Julho debulhar, Agosto engavelar. Setembro vindimar, Outubro revolver, Novembro semear, Dezembro nasceu Deus para nos salvar.
- Janeiro gear. Fevereiro chover, Março encanar, Abril espigar, Maio engrandecer. Junho ceifar, Julho debulhar, Agosto engavetar, Setembro vindimar. Outubro revolver. Novembro semear. Dezembro nascer.
- Janeiro gear. Fevereiro chover, Março encanar, Agosto recolher. Setembro vindimar.
- Julho é o mês das colheitas, Agosto o mês das festas.
- Julho, debulhar; Agosto, engravelar.
- Junho, Julho e Agosto, senhora, não sou vosso.
- Lá vem Agosto com os seus santos ao pescoço.
- Lá vem o Agosto com os seus santos ao pescoço.
- Lua nova de Agosto carregou, lua nova de Outubro trovejou.
- Luar de Agosto, dá-lhe no rosto.
- Luar de Janeiro alumia todo o ribeiro, mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
- Luar de Janeiro não tem parceiro, senão o de Agosto, que lhe dá de rosto.
- Luar de Janeiro não tem parceiro; mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
- Maio come o pão. Agosto bebe o vinho.
- Maio come o trigo, Agosto bebe o vinho.
- Maio faz o pão e Agosto bebe o vinho.
- Maio faz o pão e Agosto o milhão.
- Mês de Agosto será gaiteiro se for bonito o primeiro de Janeiro.
- Nao é bom mosto, o colhido em Agosto.
- Não é bom o mosto colhido em Agosto.
- Não há casamento de Agosto que não tenha desgosto.
- Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro malhar.
- Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear, nem em Dezembro navegar.
- Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear.
- Nem por Agosto caminhar, nem por Dezembro marear.
- Nem por Agosto comprar, nem por Dezembro marear.
- Névoas de Agosto, nem bom nabo, nem bom magusto.
- No dia de S. Lourenco vai a vinha e enche o lenco.
- No dia de São Lourenço a velha enche o lenço.
- No dia de São Lourenço vai à vinha e enche o lenço.
- No São Lourenço vai à vinha e enche o lenço.
- No São Tiago pinta o bago.
- O Mês de Agosto arremeda o ano todo.
- O mês de Agosto arremeda os outros.
- O mês de Agosto será gaiteiro, se for bonito o 1º de Janeiro.
- O que tapa o frio tapa o calor.
- O sol de Agosto cria azeite e mosto.
- Os nabos querem o luar de Agosto.
- Os nabos querem ver o luar de Agosto.
- Os ouriços em Agosto fervam e em Setembro bebam.
- Outubro, revolver; Novembro, semear; Dezembro, nasceu um Deus para nos salvar; Janeiro, gear; Fevereiro, chover; Março, encanar; Abril, espigar; Maio, engrandecer; Junho, ceifar; Julho, debulhar; Agosto, engravelar; Setembro, vindimar.
- Pela Assunção cada pinga vale seu tostão.
- Pelo São Bartolomeu vai à vinha e enche o lenço.
- Pelo São Lourenço, os nabais nem nados nem no lenço.
- Pelo São Lourenço, vai à vinha e enche o lenço.
- Por Santa Maria de Agosto, repasta a vaca um pouco.
- Por São Lourenço vai à vinha e enche o lenço.
- Por São Lourenço vai à vinha e encherás o lenço.
- Primeiro de Agosto, primeiro de Inverno.
- Primeiro de Janeiro, primeiro de Verão; primeiro de Agosto, primeiro de Inverno.
- Quando chove em Agosto, chove mel e mosto.
- Quando chove em Agosto, não chove água senão mosto.
- Quando chove em Agosto, não metas teu dinheiro em mosto.
- Quando chover em Agosto, não compres mosto.
- Quando chover em Agosto, não metas o teu dinheiro em mosto.
- Quando chover por Agosto, não metas teu dinheiro em mosto.
- Quando há vento, é que se limpa o cereal.
- Quem Agosto ara, riqueza prepara
- Quem cava a vinha em Agosto, enche a cuba de mosto.
- Quem debulha em Agosto, debulha com mau gosto.
- Quem dormir ao sol de Agosto passa por desgosto.
- Quem em Agosto ara, riquezas prepara.
- Quem em Março come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha.
- Quem malha em Agosto, malha com desgosto.
- Quem malha em Agosto, não malha com gosto.
- Quem não debulha em Agosto, debulha com desgosto.
- Quem não debulha em Agosto, debulha com mau desgosto.
- Quem não debulha em Agosto, debulha com mau rosto.
- Quem não debulha em Agosto, debulha contra seu gosto.
- Quem quer ver seu marido morto, dá-lhe lapas em Maio e couves em Agosto.
- Quem quiser o homem morto, dê-lhe lapas em Maio e couves em Agosto.
- Quem se casa em Agosto não junta dinheiro.
- Se chover em Agosto, não gastes dinheiro em mosto.
- Se não debulhas em Agosto, terás sempre desgosto.
- Se queres o teu homem morto, dá-lhe couves em Agosto.
- Se queres o teu homem morto, dá-lhe sardinhas em Maio e couves em Agosto.
- Se queres teu marido morto, dá-lhe lapas em Maio e couves em Agosto, mas mal por mal, antes lapas em Maio do que couves em Agosto.
- Se queres teu marido morto, dá-lhe lapas em Maio e couves em Agosto; mas morto por morto, antes lapas em Maio do que couves em Agosto.
- Se queres ver o teu homem morto, dá-lhe couves em Agosto.
- Se queres ver o teu marido morto, dá-lhe lapas em Maio e couves em Agosto.
- Seja o ano que for, Agosto quer calor.
- Sol de Agosto, calor de gostos.
- Tardes de Agosto, nem para água ao poço.
- Tardes de Agosto, passam de encosto.
- Temporã é a castanha que em Agosto arreganha.
- Terra lavrada em Agosto, à estercada dá o rosto.
- Trovoadas em Agosto, abundância de uva e mosto.
- Trovoadas em Agosto, melhora o mosto.
- Trovões em Agosto, Inverno comprido
- Uma rega no mês de Agosto, leva o milho ao caniço.

Hernâni Matos

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...