DIA DE BOLA



🌿PORQUE HOJE É DOMINGO🌿

DIA DE BOLA⚽

🌼Daqui a pouco saio de casa e o destino é a Covilhã. Do Bairro de São Salvador (Teixoso) onde resido até à paragem de autocarros distam uns 200 metros. Nos anos 80 poucos autocarros faziam este percurso mas felizmente hoje em dia a rede de transportes melhorou bastante.

🌻Fico na paragem da garagem de São João, o largo está um pouco igual ao que foi sempre mas o edifício da garagem está a degradar-se muito e dá mau aspeto a quem o visita. Sei que está vendido e poderá estar para breve a solução como foi caso da Torre de Santo António que depois de anos e anos de polémicas está agora a ser intervencionado para júbilo de todos.

🌻2ª Paragem, MONTIEL, hoje um café/Restaurante mais moderno um ex-líbris da cidade. Bebo um cafezinho e sigo viagem pedonal.

🌻Faço a rota que fazia antigamente pela Rua Ruy Faleiro, hoje em dia alcatroada e que nesta época tem muito trânsito de turistas para a Serra da Estrela. Há medida que vou subindo vou lembrando as "velhas" casas comerciais que desapareceram onde destaco a Papelaria/Livraria Ferrão, um Centro Comercial sem vida (ainda hoje estou para saber porque nunca vingou neste local) outrora pátio da minha escola primária (D. Gabriela Seco) onde tantas vezes joguei à bola. Contudo quero frisar e enaltecer as casas que foram e estão a ser restauradas o que dá outra visibilidade para a cidade.

🌻Por fim resta-me subir a rampa do antigo Hospital, e que rampa!!! mesmo sem já ter os vinte anos ainda subo no meu ritmo e um pouco cansadito lá chego às imediações do estádio José Santos Pinto. Estádio renovado que não tem nada a ver com os jogos que eu via nos anos 70 e 80... bancadas novas, relvado, lugares numerados, camarotes decentes, várias entradas...o velhinho Santos Pinto virou novo e está hoje pronto para receber o Varzim, num desses lugares lá estarei a apoiar o meu clube de sempre.

🌻Hoje de tarde é a Procissão dos Passos, não vou ficar para a ver mas recordo com saudade os anos em que esta procissão trazia para a cidade milhares de crentes vindos de todo o Concelho e até dos Concelhos limítrofes. Uma grande manifestação de fé que se foi perdendo ano após ano.

🌻No regresso a casa e por entre os arvoredos da paisagem observo que a minha cidade está cada vez mais bonita.

Obs.: já cheguei a casa e o Covilhã empatou 2-2 com o Varzim, resta-me esperar pela minha outra equipa (Sporting Clube de Portugal) que recebe o Boavista pelas 20:30H.

Bom domingo para todos nós🍀

Vista Parcial da cidade da Covilhã - autor: o próprio



Sem comentários:

Muito obrigado pela vossa visita

Voltem sempre...