AJUDA IMEDIATA ÀS VITIMA AFETADAS PELA TEMPESTADE
🌐As milhares de pessoas que foram afetadas pela tempestade não precisam de apoios morais de sofá, precisam sim de muitos braços de trabalho e ajuda imediata até porque outra tempestade se aproxima.
Sem luz e sem comunicações e portanto sem internet, os apoios morais de sofá não têm qualquer finalidade a não ser elevar o ego de quem os escreve. As pessoas estão desoladas e precisam de ajuda imediata, felizmente muito ajuda tem chegado de todo o país inclusive muita população anónima que se disponibilizou a irem para os locais atingidos. Não esquecer que além da destruição das casas muitas fábricas foram destruídas o que faz que muita gente tema pelos seus postos de trabalho. O apoio do governo também tem de ser rápido para não acontecer como em muitas outras ocasiões, as pessoas sobretudo as idosas estão desesperadas e precisam de todo o apoio possível mas no terreno e no imediato, não na bancada.
Já agora porque motivo os canais de televisão que todas as semanas fazem um prémio num montante em euros à custa de chamadas, não faziam um domingo especial com todo o dinheiro a reverter para os municípios afetados?
As vitimas da tempestade não precisam de incitamento de força e coragem, mas sim da ação de todos aqueles que se designarem ajudar no terreno das operações, ou que de outra maneira disponibilizem materiais e bens de forma pessoal ou anónima, esses é que merecem todo o nosso respeito e consideração.
Bem hajam!
Boa noite para todos nós🍀
A VIDA É UMA CONSTANTE APRENDIZAGEM
Aprendi a concorrer comigo próprio e não com os outros.
Aprendi a não ter medo de me expressar.
Aprendi a não ter medo de errar quando tenho de decidir.
Aprendi que quando se bate no fundo a única forma que tenho para sobreviver é reerguer-me.
Aprendi a bloquear pessoas da minha vida, a separar a semente do mal da semente do bem.
Não ter receio de dizer o que sinto só porque não agrada a todo@s.
Aprendi que os vícios são auto destruição, e mais que isso destrói a vida de quem mais gosta de nós.
Aprendi a dar valor às coisas simples da vida.
Sou feito de carne e osso e por isso vou cansar-me, vou parar, vou sofrer mas desistir nunca!
Aprendo todos os dias a ser mais forte, mais justo e melhor pessoa.
Vencer na vida é vencer a nós próprios e nunca subir às custas de pisar e humilhar os outros.
A ZONA HISTÓRICA DA CIDADE DA COVILHÃ
Seria injusto não lembrar aqui o Leal dos jornais outra das figuras da nossa praça.
Todo o comércio das ruas adjacentes do centro tinha clientes, tudo se vendia, tudo se comprava, aos sábados de manhã era um corrupio de gente que se movimentava em todas as direções com realce para a zona da Praça, onde saíam e chegavam as camionetes com destino a vários locais da cidade e Aldeia do Carvalho.
Pode ser nostalgia ou não, mas a meu ver hoje o centro da cidade está modificado para pior, ou mesmo muito pior...o comércio de outrora "morreu", as pessoas desapareceram do coração da cidade, os bairros da Biquinha e Municipal parecem ilhas, sem comércio, sem indústria, sem nadinha e não fossem os estudantes Universitários e o marasmo era total.
Assim os nossos representantes queiram.
DOS BEIJINHOS E COLARES DE PINHÕES AOS CARROS DE ROLAMENTOS
E quem nunca barrou as bolachas Maria com manteiga? Hoje as Oreo coravam de vergonha 😊
Em Julho pela feira de São Tiago, se nos portássemos bem lá ganhávamos um brinquedo de latão ou peças de cozinha em miniatura para as meninas, ou ainda uma pistola de fulminantes para brincar na rua aos Índios e aos cowboys.
E já tínhamos Walkie-Talkies, mas eram feitos com dois copos de plástico e um cordão, e também tínhamos carro mas eram de rolamentos e fazíamos grandes corridas na descida da Avenida Frei Heitor Pinto.
Ai, ai… esta malta não sabe o que ara adrenalina mesmo, e quando chegávamos com as calças rotas a casa é que era o bom e o bonito.
A vida é curta demais para ser desperdiçada apenas em valores materiais, é nos verdadeiros valores da vida que nos devemos focar, e eles crescem tão depressa que depois não há volta a dar.
A CHEGADA DO ROQUE SANTEIRO À COVILHÃ
O Mobiliário urbano era com publicidade, e frente à Caixa Geral de Depósitos estava o quiosque café/bar "O Verdinho".
Em 2000/2001 o Pelourinho voltaria a ser destruído para construírem os silos e à superfície construíram o conjunto arquitetónico que permaneceu até aos das de hoje.
O CICLO PREPARATÓRIO
O edifício sede era dividido pelo pátio das raparigas, piso superior com terraço, e pelo pátio dos rapazes, piso térreo onde ficava o pequeno pavilhão de Educação Física, onde tive aulas com o saudoso professor Guilherme.
No pátio dos rapazes onde se arranjava espaço para dar uns toques na bola, existiam umas escadas que pensávamos nós que eram acesso a umas catacumbas mas que mais não era do que a sala de educação musical.
Manuais, professor Isaac lembram-se? quem é da minha geração deve-se lembrar mais que bem,😔 trabalhos em Madeira, metal, cortiça e olaria, era a matéria que se dava nessa disciplina.
No mesmo anexo eram as aulas de desenho com a professora Ivone, também cheguei a ter o professor Cruz. O uso do compasso, do esquadro, da régua de 50 cm e do tira-linhas era obrigatório para aprender traçados, mediatrizes e polígonos regulares.
No ano seguinte entrei para o Liceu Nacional da Covilhã (Escola Frei Heitor Pinto).
Em 1979 o Ciclo Preparatório deixava esse local para se instalar provisoriamente nos Pavilhões da FAEC até se mudar definitivamente para o local onde hoje se encontra.
BODAS DE LOUÇA
Pois como a louça cá vamos retirando alguns espinhos e ultrapassando algumas dificuldades da vida que sempre vão surgindo.
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, cá vamos estando juntos nestes 22 anos em comum.
Venham outros 22!
NUNCA SE É VELHO PARA MORRER
Não importa que tenhas 50, 60, 70, 80 ou mais anos, em corpo envelhecido o que conta é a mente e sabemos que existem mentes jovens em corpos velhos.
Mudando um simples hábito podemos alterar a nossa vida por completo e as relações com a família, colegas e amigos.
Cuida-te, arranja-te e parte à procura do tempo perdido
TUDO PASSARÁ
🌼Ontem a neve visitou-nos, não foi daqueles grandes nevões mas pelo menos fez uma aparição. Este Inverno tem sido dos mais frios dos últimos anos, mas pronto é Inverno😂
Preparado para ver via computador ao jogo da Liga 3 entre o Amora e o Sporting Clube da Covilhã. São imperiosos os pontos para que ainda se consiga manter o clube na Liga 3. Nesta quarta feira foi eleita uma comissão de gestão presidida pelo Dr. Carlos Casteleiro.
Hoje coloco uma música intemporal de Nelson Ned, Tudo Passará.
Boa tarde, bom fim de semana!🍀
A CARTA
🌼Está frio e começa a nevar na cidade da Covilhã, já à muitos anos que não neva bem na cidade, será desta?
Vou contar-lhes uma história passada num Verão quente para ver se o clima aquece.
Estava uma noite quente e precisava de sair, apanhar ar fresco que vinha da serra, nessa manhã tinha recebido uma carta inesperada e um passeio a solo fazia-me bem.
Saí de minha casa na rua Comendador Campos Melo, paredes-meias com a Casa Diniz, Casa Zeca e Livraria Nacional do Senhor Santos e Dona Luísa, (Deus os tenha em paz e descanso), subi as "escadas do Fael" e subi pela Rua Rui Faleiro, fazia sempre uma paragem nas montras do Ferrão (foto) e da Loja Herminio, gostava muito de ver as novidades para a época e devagarinho lá prossegui o passeio sem saber muito bem para onde ia, queria mesmo era andar, indiferente a tudo e a todos.
PÔR DO SOL
Boa noite caros seguidores;
Com um inverno à maneira antiga nada melhor que este som dos "Vizinhos"
Descansem bem 👌
LIMPINHO, LIMPINHO...
BOA NOITE, VITINHO!
As crianças dessas gerações tinham a rotina de se deitar logo a seguir ao "Boa noite, Vitinho!" e os pais nem precisavam de se esforçar muito para os mandar deitar.
4 - 11 meses (Bebés) 12 a 16 horas
1 - 2 anos (Crianças pequenas) 11 a 14 horas
3 - 5 anos (Pré-escolares) 10 a 13 horas
6 - 12 anos (Idade escolar) 9 a 12 horas
13 - 18 anos (Adolescentes) 8 a 10 horas
vamos lá dormir
que lá fora, as estrelas
dormem a sorrir
e amanhã cedinho, bem cedinho
tu vais ver
acordas mais forte e mais esperto,
isso é crescer
boa noite
sonhos lindos
adeus e até amanhã!"
CANTARES AO DESAFIO
MEMÓRIAS DE UMA VIDA
Tenho orgulho das minhas raízes, da terra que me viu nascer e crescer, das gentes simples e trabalhadoras de fibra serrana, dos odores das estações.
O que eu gostava mesmo era de criar um conto em que se interligassem todas as minhas publicações de memórias, o tempo o dirá…
BOA VIZINHANÇA
Podiam-se assar sardinhas que ninguém ficava incomodado com o cheiro e se fosse preciso ainda se repartiam por quem estava, o "tintol" era servido pelos restantes Homens que se encontravam junto às portas.
Toda a gente em redor sabia quem era filho de quem e por vezes em tom de ameaça lá diziam "se te portares mal vou dizer ao teu pai". Estávamos sob vigilância dos adultos por onde quer que fossemos, naquela altura não se ouvia falar de raptos nem de abusos.
QUANDO O ÚLTIMO RIO SECAR
🌼As aldeias do nosso interior parecem aldeias fantasmas tão abandonadas que foram pelas suas gentes que saíram para procurar uma vida melhor.
Até aos meados do Seculo XX trabalhadores dos lanifícios saíam das suas aldeias a caminho da cidade da Covilhã, enfrentavam diariamente percursos significativos, muitas vezes em terrenos acidentados e sob diversas condições climáticas, incluindo a neve.
As aldeias ficaram progressivamente mais vazias, e a população remanescente tende a ser mais idosa, uma vez que são maioritariamente os jovens a emigrar.
Antigamente ainda iam as carrinhas da Gulbenkian com os livros para requisitar, os vendedores de mercearia e de peixe, mas hoje já nem isso, nem os carteiros que antes eram amigos da população envelhecida lá vão pois os caminhos estragam os carros.
Quando o último rio secar talvez se lembrem dos nossos antepassados.
CALOR HUMANO
As ruas de manhã cedo eram caminhadas por estes vendedores que a pé nos levavam o pão e leite fresco entre outras coisas.
E os amola tesouras? com seu assobio característico e a adivinharem chuva 😂
ESPAÇO 1999
Igual ao que tínhamos na série são as vídeo chamadas e os telemóveis que podemos contatar pessoas a qualquer distância e ainda mais a Internet que nos liga ao mundo.
"Espaço 1999" celebrizou o ator Martin Landau que conquistou o público no papel de Comandante Jonh Koenig, e marcou o imaginário de uma geração. Todos os rapazes queriam ser o John ou o Alan que pilotava as famosas naves “Eagles”; e todas as meninas queriam ser a médica e cientista Helen Russel ou a incrível Maya, personagem que apareceu na segunda temporada e que conseguia transformar-se em qualquer ser vivo do universo.
JE COMMENCE
Eram do Manual de Francês do 1º e 2º ano do ciclo Preparatório que assim tive de levar com eles dois anos seguidos o que me fez criar uma certa empatia. Muitos já não se devem lembrar é da autora dos manuais que é a Maria de Lourdes Monteiro dos Santos Costa.
Hoje em dia os manuais têm a duração máxima de seis anos mas nos anos 70' e 80' os manuais passavam por várias gerações criando laços com algumas personagens dos manuais sendo estas f sem dúvidas as mais bem sucedidas.
Quem é desta época vai lembrar com saudade dos seus tempos de infância.
UM DOMINGO DE GLÓRIA
🍀Domingo, 2 de Junho de 1985
Centenas de automóveis e dezenas de autocarros partiram da Covilhã com destino a Portalegre, bandeiras e cachecóis verdes e brancos esvoaçavam para fora das viaturas misturando-se com o azul que vinha do céu, prenunciando uma tarde que se tornaria histórica para as gentes serranas.
Uma autêntica multidão invadiu a cidade alentejana ao ponto de alguns cafés terem de encerrar devido à rutura de stock, (principalmente bebidas), famílias inteiras percorriam as ruas com sorrisos e olhar alegre.
14:30H - O estádio Municipal de Portalegre já se encontrava cheiinho, a claque "Leões da Serra" pediu permissão para dar uma volta de honra ao recinto e foi autorizada, foi a primeira grande ovação da tarde, todo o estádio de pé aplaudia quem durante uma época apoiou incondicionalmente o clube dentro e fora de portas.
14:55H - Entra a equipa serrana, segunda maior ovação da tarde, minutos e minutos todo o estádio ecoou Covilhã! Covilhã! Covilhã!... ambiente extraordinário, emotivo, de muita alma e coração.
15:00H - Começava o jogo. Já se sabia nos bastidores que o jogo em si não seria muito disputado, ao Sporting Clube da Covilhã bastava o empate para subir e ao Estrela de Portalegre bastava o empate para se manter, mas ninguém arredava pé não fosse o diabo tecê-las. Que eu me lembre apenas houve dois remates às balizas e de longe. À medida que o jogo se aproximava do fim os gritos e cânticos de incentivo eram cada vez maiores e já ninguém parava sentado.
16:45H - O árbitro apita e é a grande invasão, os jogadores tentam fugir para os balneários mas são agarrados, puxados, abraçados, levantados no ar. Nas bancadas eram abraços e lágrimas, muitas lágrimas de emoção, ao fim de 23 anos o Covilhã subiu à 1ª divisão nacional. Impossível descrever em palavras os sentimentos daquele dia, uma sensação indescritível, um amor ao clube, um amor à terra. De referir que nesse dia 2 de Junho o próprio clube fez 62 anos de vida, e que bela prenda de anos.
A viagem de regresso foi feita muito vagarosamente, filas intermináveis de viaturas, toda a gente cantava :
"Passou, passou, passou um avião nas asas tinha escrito Covilhã é campeão"
e a nossa marcha que apenas os elementos da claque "Leões da Serra" já conheciam;
De verde engalanaram Os teus pés.
O branco escorreu-te Das alturas,
Onde moras E onde mostras o que és!
Entre os maiores Te sentes pequeno,
Mas és na Beira Rico em tradições
A garra que te vem De seres leão
Já tem feito tremer Os campeões!
Pelos anos contados És velhinho,
Mas continuas sempre A ser um jovem;
D`esperança Traçaram teu caminho
Força e coragem O que te movem.
O ar que te embriaga, Puro e leve,
Te inspira e te dá fecundidade,
Que seja lema teu
Por toda a vida A grandeza,
O progresso, A humildade
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Já se ouve o brado Da tua gente,
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Leões da Serra Vamos p'ra frente!
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Cabeça erguida Para a vitória
Covilhã, Covilhã, Covilhã
Mais um brilhante P'ra tua história.
🍀Em Castelo Branco estava uma tarja na estrada que dizia "Castelo Branco Saúda o regresso do Sporting Clube da Covilhã à 1ª Divisão", foi lindo de se ver.
Na chegada à Covilhã, altas horas da noite uma autêntica multidão estava no pelourinho para ver chegar o autocarro com os jogadores, impressionante!... ficaram retidos no largo 5 de Outubro e tiveram de saltar para cima da multidão, (única forma de saírem do autocarro) e foi em ombros que foram para a sede do clube.
Até aos dias de hoje só houve duas grandes enchentes no Pelourinho. Foi no 1º de Maio de 1974 e neste dia 2 de Junho de 1985.
Quem viveu nunca irá esquecer.
Aos que ainda estão presentes e aos que já partiram mas nunca os esquecemos um muito, muito obrigado.
O Sporting Clube da Covilhã é o orgulho de uma cidade e continua a ser o clube mais representativo de toda a Beira Interior.
Covilhã Sempre!
Os Heróis de 1985:
Álvaro Ramos (Presidente da direção)
Brito Rocha (Presidente da Assembleia geral)
Serra Duarte (Presidente do Conselho Fiscal)
Vieira Nunes (Treinador)
OS PEQUENOS VAGABUNDOS (episódio 8 e último)
JE T'AIME MOI NON PLUS
Bom dia caros seguidores;
Hoje para comemorar os 23 meses da minha renovação pessoal nada melhor que recordar esta bela música intemporal.
Sejam felizes 😉
OS PEQUENOS VAGABUNDOS (7º episódio)
E com o sétimo episódio da série vos desejo uma boa noite e um bom fim de semana😉
"Pânico Total"
14 ANOS SEM FUMAR
Depois de várias tentativas falhadas a minha insistência deu frutos e considero-a uma pequena/grande vitória pessoal.
Se querem parar de fumar marquem uma data e comecem com muita motivação, não existe nenhum segredo nem nenhum medicamento especial, o segredo está mesmo na força de vontade pois se não tiverem força de vontade nem vale a pena começar.
Existem muitos grupos de Ex fumadores no Facebook procurem e tornem-se membros, escrever é uma boa ferramenta para se abstrair do pensamento dos cigarros.
Não queiram em pouco tempo perder o hábito de fumar quando andaram anos a fio a consumir. Ser paciente é muito importante.
Evitar ambientes de fumo e evitar estar com fumadores nos primeiros quatro meses, eu digo quatro meses porque foi o tempo em que senti mais apetite de fumar, só a partir do sexto mês senti que estava mais seguro.
Evitar bebidas alcoólicas porque elas desinibem e torna-se mais fácil uma recaída.
Ao principio vão andar mais irritados mas é normal, avisem vossos amigos e familiares que estão em abstinência tabágica.
Em caso de ansiedade falem com o vosso médico de família.
Se alguns dos amigo@s e seguidores quiser falar comigo ou perguntar algo eu estou disponível para ajudar no que puder.
PARA UMA CRITICA UMA SOLUÇÃO
Fosse Verão ou Inverno tinha-se de caminhar e cara alegre.
Quando os elevadores foram construídos em 2009 e 2013 já não existiam quase fábricas e da inauguração da Ponte da Carpinteira em 2009 já não existia a Piscina dos Penedos Altos.
Por vezes a gente parece que se esquece do passado e não temos paciência nenhuma com as consequências que a vida nos trás. Esquecemos que devemos dar mais valor ao que temos e em vez de reclamarmos tanto , agir mais, denunciar mais o que está errado nas instâncias competentes e não falarmos da boca para fora.
Óbvio, se eles foram projetados devem estar a funcionar mas então que não estraguem porque a maioria dos estragos é vandalismo.
Que se coloquem câmaras de vigilância porque quem não deve não teme e já agora também no jardim Público.
E não esqueçam que muitos hoje exigem tudo e mais alguma coisa mas esquecem de onde vieram e suas origens humildes.
A Covilhã será sempre uma grande cidade se tivermos um espirito combativo, bairrista e ao serviço da comunidade.
Nas criticas deve haver sempre uma solução.
OS PEQUENOS VAGABUNDOS (6º episódio)
E chegamos ao 6º episódio, espero que esteja a ser do vosso gosto.
Futuramente mais séries da minha infância, aguardem😉
Tenham uma boa noite!
"O fio da Meada"
ANJOS E DEMÓNIOS
📕Hoje em dia é muito recorrente quando alguém faz mal a outro com requintes de malvadez dizer que ouviu vozes e fizeram-no para obedecer a essas mesmas vozes.
Eu não sou perito em factos extraordinários ou demoníacos mas interrogo-me, será que essas vozes só dá para mandarem fazer mal não podem uma vez por outra mandarem fazer o bem? Será o demónio a entrar na fraqueza das pessoas ou será malvadez pura e genuína?
Sim existe gente má e todos nós já conhecemos alguém que anda sempre de mal com a vida, sempre negativo, sempre contra tudo e contra todos. Se conhecerem alguém assim afastem-se e afastem-se também de pessoas invejosas pois não existe pior mal do que a inveja, uma pessoa invejosa fará tudo para ver a outra mal.
Afastem-se de tudo o que não nos acrescenta, até mesmo nas redes sociais existe esse perigo, pessoas negativas que só fomentam ódios, mas aqui também é fácil bloqueiam-se! e não tenham pena ou medo de bloquear algo que vos pode vir a fazer mal pois mesmo à distância existe perigo iminente.
Se eu acredito que o mal existe em forma de gente? claro que sim! é mesmo a personificação do demónio e olhem que quando a gente anda bem existe quem nos queira ver mal e quando estamos mal poucos nos querem ver bem.
Energia positiva, sermos otimistas, reclamarmos pouco, termos uma postura confiante perante a vida e principalmente afastarmo-nos de todas as cargas negativas e prejudiciais, esse é o caminho.
GERAÇÃO DE 60'
📗Nunca disse nem direi que no meu tempo é que era bom, cada época tem um cunho diferente e todas são importantes, se perguntarmos a alguém qual a melhor época irão dizer quase garantidamente que é a dele.
O que eu gosto mesmo é das memórias da minha infância e adolescência e disso tenho saudades. Sou da geração dos anos 60' e passei a minha infância e adolescência nos anos 70' e 80' como tal…
Liamos as aventuras dos sete, dos cinco, das gémeas, Anita, Tio Patinhas, Condor, FBI, Mundo de Aventuras.
Não Somos os melhores nem os piores mas sabemos de certeza que todas as rosas têm espinhos.
OS PEQUENOS VAGABUNDOS (3º episódio)
Boa noite para todo@s os seguidores deste meu blogue.
Quem quiser seguir o "Verão Azul" pode fazê-lo clicando onde diz seguir no lado direito da página. Obrigado!
"O tesouro dos Templários"
FRIO POLAR
Diziam que não vinha mais frio como antigamente mas ele não fica lá, a verdade é essa. Eu que o diga hoje pelas sete da matina um friozinho puxado a vento, meus amigo@s nem vos digo nada.
Vou agora colocar mais um episódio da série "Os Pequenos Vagabundos" no meu blogue Verão Azul.
Quem desejar pode seguir o blogue, é muito pessoal, tem os meus contos todos, vídeos musicais, séries de TV, fotos da cidade da Covilhã, e muito, muito mais, é simples mas engraçado.
Termino por hoje com estes provérbio "Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a chorar, se vires nevar, põe-te a cantar"
Boa noite e até amanhã🍀
O BAIRRO DA ESTAÇÃO NOS ANOS 70'
Naqueles finais dos anos 70 a Covilhã ainda era uma cidade operária e havia muitos jovens a abdicar dos estudos para ajudarem os pais nas despesas da casa.
Além do café Primor outro café de referência era o Arco Íris, só mais tarde em 1984 é inaugurado o primeiro Centro Comercial da Covilhã, o Centro Comercial da Estação.
Nesses finais dos anos 70' a feira de São Tiago realizava-se também na zona da Estação precisamente onde está hoje a Segurança Social, os espetáculos eram no descampado, hoje o Primor na parte superior do Centro Comercial. Recordo-me de lá ver entre outros o Roberto Leal e o seu tema "Terra da Maria".
Também a rotunda chegou a ter uma fonte luminosa linda que até hoje estou para saber porque a retiraram, até porque na altura não existia o vandalismo que hoje existe.
Criada em 6 de Março de 1976 com o objetivo de promover o desporto, priorizando a formação de jovens atletas com valores de camaradagem, tornou-se a principal fonte de formação nas camadas jovens no distrito de Castelo Branco.
A ADE é sem dúvida uma escola Desportiva de mérito e com valores para os nossos jovens.
De referir ainda a Igreja da Santíssima Trindade, foi inaugurada a 13 de setembro de 2009. A sua construção foi um projeto largamente ambicionado para servir a zona baixa da cidade, sendo sagrada na data da inauguração pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Em 2019, o templo celebrou o seu 10.º aniversário, consolidando-se como um marco da arquitetura religiosa moderna na região.
No interior da igreja, destaca-se a pintura do orago inserida numa mandola, da autoria do artista Martins Barata. Esta igreja veio substituir a velhinha de lata.
Foi precisamente onde hoje está a Igreja que eu tive o meu primeiro trabalho na fábrica de alpercatas "Etchandy" do falecido Sr. Garcia.
OS PEQUENOS VAGABUNDOS (2º episódio)
Como prometido aqui fica o 2º episódio da série "Os Pequenos Vagabundos".
Próximos episódios no decorrer da próxima semana.
Bom domingo!

